Redes Sociais

Últimas Notícias

Cerca de 40 mil pessoas curtem o primeiro fim de semana do Arraial de Belo Horizonte 2018, na Praça da Estação

Expectativa aumenta para o próximo fim de semana, com as apresentações do Grupo Especial das quadrilhas e show da dupla sertaneja Bruno & Marrone

• atualizado em 25/06/2018 às 19:57

Arraial de Belo Horizonte 2018 – Foto: Divulgação/Belotur

O Arraial de Belo Horizonte 2018 já ganhou belos presentes em sua 40ª edição: arquibancadas lotadas para o Concurso Municipal de Quadrilhas do Grupo de Acesso, vila gastronômica movimentada e com muito conforto nos três dias de eventos, shows de duplas sertanejas como Edson e Hudson e nenhuma ocorrência policial no entorno ligada ao evento.

“Em sua 40ª edição, o Arraial de Belo Horizonte também ganha um novo contorno. Ele já possui excelência no concurso de quadrilhas, nos shows e em sua tradição. Agora, com a valorização da gastronomia, que ganha estrutura própria totalmente ambientada na Praça da Estação com a Vila Gastronômica, o Arraial também ganha na diversificação do público, atendendo a uma camada maior da sociedade belo-horizontina”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.

A praça recebeu um público médio de 40 mil pessoas, somando a rotatividade de sexta-feira (22/6) a domingo (24/6). A expectativa agora só aumenta para o fim de semana que vem, nos dias 30 de junho e 1º de julho. Estão programados os Concursos de Quadrilhas Estadual e Municipal do Grupo Especial e, para fechar com chave de ouro, show de Bruno & Marrone, dupla sertaneja nacionalmente reconhecida.

A abertura do arraial, na sexta-feira, ficou por conta do Forró Arrumado com Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim, que apresentaram clássicos do ritmo nordestino para esquentar a festa. Em seguida, sob a batuta de Adriana Darley, mestre de cerimônias da festa, foi a vez do início do Concurso Municipal de Quadrilhas do Grupo de Acesso.

“A cada ano que passa está mais difícil julgar as quadrilhas que aqui disputam o concurso. A cada ano que passa elas estão mais técnicas, criativas, empenhadas, o que dificulta porém engrandece nosso trabalho”, comenta Samuel Soares Cunha, jornalista e gestor cultural, que participa como jurado do Arraial de Belo Horizonte há 22 anos.

Subiram ao tablado as quadrilhas Junina Pega Frango, Explosão Junina, Nova Geração, Águia Caipira, Arraial do Chic Chic e Arraial do Brega e Chick. A noite de sexta ainda teve a animação do Marcelinho de Lima, com o melhor do sertanejo.

A festa de sábado foi aberta pela apresentação da quadrilha Trem D’Minas, seguida de mais oito agremiações. Subiram ao tablado: Arraial do Formigueiro Quente, Quadrilha Luar do Sertão, Quadrilha Fogo na Perna, Arraial Pé Vermelho, Arraiá do Brejo Grande, Quadrilha Beija Flor de Minas, Quadrilha Jiló com Mel e Quadrilha Balancê Mineiro. Os cantores Sinval Moreira e Juliano Rosa se apresentaram no fim da noite, para uma praça lotada.

O domingo já guardava fortes emoções com o show da dupla sertaneja Edson e Hudson. Mas antes, se apresentaram as últimas quadrilhas que disputam o título municipal do Grupo de Acesso. Ao som de xote, xaxado e forró as quadrilhas Nega Biruta, Me Larga Cumade, Arraiá de São Domingos, Arraial do Milho Verde, Arriba Saia, Pé Rachado, Arraial Cambuquira, Casa do Chapéu e Paixão Junina mostraram seus figurinos e coreografias. Edson e Hudson subiram ao palco no fim da noite, apresentando hits como “Galera Coração” e “Azul”, acompanhados pelo coro da galera.

Fátima Santos, de 44 anos, esteve na praça para assistir à apresentação da filha, que dançou em uma das quadrilhas da competição. “A festa está muito bonita e organizada. Achei a estrutura melhor do que a do ano passado. Estou muito emocionada em assistir minha filha e ainda vou ficar para o show do Edson e Hudson”, disse animada.

A apuração do Grupo de Acesso do Concurso Municipal de Quadrilhas acontece nesta terça-feira, a partir das 14h30, no coreto do Parque Municipal.

Vila Gastronômica

Outro destaque do fim de semana foi a Vila Gastronômica. Com mesas e cadeiras de madeira e decoração de chita, o charmoso espaço atraiu as pessoas interessadas em comer bem e com conforto.

A Vila Gastronômica é realizada em parceria com a ABRASEL e a Frente da Gastronomia Mineira e conta com a presença dos restaurantes Dona Lucinha, Maria das Tranças e Sport Bar. No espaço, o público pode, também, saborear os pratos vencedores do Concurso Prato Junino, das faculdades UNA e Promove.

Ainda dentro da vila está a Tenda Saberes Alimentares, criada em parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN). Nela, expositores de projetos sociais ligados à prefeitura vendem quitutes juninos.

Banco de Alimentos

Quem frequentou o Arraial de Belo Horizonte neste fim de semana ainda teve a oportunidade de praticar a solidariedade. O projeto Banco de Alimentos, também da SUSAN, recolheu doações de alimentos não perecíveis para distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação continua no próximo fim de semana.

Segurança

O esquema de segurança na Praça da Estação, entre os dias 22 e 24 de junho, contou com a presença de 34 policiais militares a pé em 10 pontos de policiamento, além de 8 viaturas. Foram disponibilizadas, ainda, 8 motocicletas da Guarda Municipal no entorno do evento para controle até a dispersão, mais 100 Guardas Municipais dentro da praça. O resultado foi um evento seguro, sem nenhuma ocorrência policial registrada.

Dias 30 de junho e 1º de julho

O Arraial de Belo Horizonte leva seu festejo novamente para a Praça da Estação nos dias 30 de junho e 1º de julho. No sábado, o Concurso Estadual de Quadrilhas começa às 15h30. Já o Grupo Especial do Concurso Municipal sobe ao tablado a partir das 19h30. Os embalos ficam por conta do show da Nolli e Brothers e Rick e Ricardo.

No domingo, a festa começa mais cedo. Às 14h as quadrilhas do Estadual mostram suas coreografias. As últimas agremiações do Grupo Especial do Concurso Municipal estão marcadas para começar às 17h30. O grande encerramento da festa fica por conta da dupla Bruno e Marrone.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO PRAÇA DA ESTAÇÃO
● Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas
30 de junho, a partir das 15h30 e 1º de julho, às 14h
● Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas
Grupo Especial: 30 de junho, a partir das 19h30. 1º de julho, a partir das 17h30.

SHOWS

23h: Nolli e Brothers
00h: Rick e Ricardo

1º/7
21h30: Bruno e Marrone

Arraial de Belo Horizonte 2018 – Foto: Divulgação/Belotur

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Incêndio de grandes proporções destrói apartamentos no Cidade Nova, em BH

Uma pessoa precisou de atendimento médico

Foto: Reprodução/Whatsapp

O incêndio em um apartamento de prédio no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira, 5, assustou vizinhos pela grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi mobilizado para fazer o combate as chamas no apartamento.

De acordo com o Bombeiro, o prédio fica localizado na Rua Doutor Jarbas Vidal Gomes e com as grandes proporções foi preciso fechar a via para o trabalho dos militares.

Aproximadamente 10 viaturas do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais estão no local. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.

Os próprios vizinhos realizaram a retiraram os moradores do local. Uma pessoas precisou receber cuidados médicos após inalar grande quantidade de fumaça e foi encaminhada para uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Continua lendo

Últimas Notícias

Polícia prende o criminoso mais procurado de Minas Gerais

Ele estava foragido da Justiça desde dezembro de 2017, quando saiu da Penitenciária Nelson Hungria com alvará de soltura falsificado

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concedeu coletiva à imprensa e passou detalhes sobre a prisão de Luis Henrique Nascimento do Vale, 35 anos, mais conhecido como “Totó”. Ele foi preso nessa quarta-feira (03/04), em Balneário Camboriú, Santa Catarina e chegou ontem (4) a Belo Horizonte.

Segundo as investigações, “Totó” era o criminoso mais procurado do Estado. Ele estava foragido da Justiça desde dezembro de 2017, quando saiu da Penitenciária Nelson Hungria com alvará de soltura falsificado. Ainda de acordo com as apurações, ele é apontado como envolvido em vários crimes relacionados ao tráfico de drogas, homicídios e outros contra o patrimônio.

De acordo com o Delegado João Prata, “Totó” é suspeito de liderar uma quadrilha cuja base é o bairro Santa Cruz, região Nordeste da capital. “As investigações dão conta de que ele está envolvido em diversos homicídios, dois deles cometidos com uso de fuzil. Uma ocorrência que teve bastante repercussão foi a morte de um advogado, executado em 2013, no bairro Castelo, região da Pampulha e um empresário morto em fevereiro do ano passado, no bairro Santa Cruz”, explicou.

Luis Henrique, o “Totó”, negou as acusações. O Delegado explicou que ele estava levando uma vida de luxo no Sul do País, onde foi preso. “Ele morava a um quarteirão da praia e levava uma vida luxuosa, sustentada pelos lucros do tráfico de drogas. Ele nos disse que não tem inimigos, porque todos ele já matou”, concluiu.

A operação foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada em Repressão a Furto e Roubo , subordinada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (DEPATRI).

Continua lendo

Últimas Notícias

Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta sexta-feira, 5 de abril

Fim de semana a tendência é de tempo instável em todas as regiões mineiras

Nesta sexta-feira (5/4), áreas de instabilidade atmosféricas ganham força sobre o Brasil Central e favorecem ao aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva, porém localizadas, em boa parte do estado de Minas Gerais. E, durante o fim de semana a tendência é de tempo instável em todas as regiões mineiras e pode chover localmente forte no Sul, Oeste e Sudeste mineiro.

Continua lendo