Connect with us

Últimas Notícias

Cerca de 40 mil pessoas curtem o primeiro fim de semana do Arraial de Belo Horizonte 2018, na Praça da Estação

Expectativa aumenta para o próximo fim de semana, com as apresentações do Grupo Especial das quadrilhas e show da dupla sertaneja Bruno & Marrone

• atualizado em 25/06/2018 às 19:57

Arraial de Belo Horizonte 2018 – Foto: Divulgação/Belotur

O Arraial de Belo Horizonte 2018 já ganhou belos presentes em sua 40ª edição: arquibancadas lotadas para o Concurso Municipal de Quadrilhas do Grupo de Acesso, vila gastronômica movimentada e com muito conforto nos três dias de eventos, shows de duplas sertanejas como Edson e Hudson e nenhuma ocorrência policial no entorno ligada ao evento.

“Em sua 40ª edição, o Arraial de Belo Horizonte também ganha um novo contorno. Ele já possui excelência no concurso de quadrilhas, nos shows e em sua tradição. Agora, com a valorização da gastronomia, que ganha estrutura própria totalmente ambientada na Praça da Estação com a Vila Gastronômica, o Arraial também ganha na diversificação do público, atendendo a uma camada maior da sociedade belo-horizontina”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.

A praça recebeu um público médio de 40 mil pessoas, somando a rotatividade de sexta-feira (22/6) a domingo (24/6). A expectativa agora só aumenta para o fim de semana que vem, nos dias 30 de junho e 1º de julho. Estão programados os Concursos de Quadrilhas Estadual e Municipal do Grupo Especial e, para fechar com chave de ouro, show de Bruno & Marrone, dupla sertaneja nacionalmente reconhecida.

A abertura do arraial, na sexta-feira, ficou por conta do Forró Arrumado com Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim, que apresentaram clássicos do ritmo nordestino para esquentar a festa. Em seguida, sob a batuta de Adriana Darley, mestre de cerimônias da festa, foi a vez do início do Concurso Municipal de Quadrilhas do Grupo de Acesso.

“A cada ano que passa está mais difícil julgar as quadrilhas que aqui disputam o concurso. A cada ano que passa elas estão mais técnicas, criativas, empenhadas, o que dificulta porém engrandece nosso trabalho”, comenta Samuel Soares Cunha, jornalista e gestor cultural, que participa como jurado do Arraial de Belo Horizonte há 22 anos.

Subiram ao tablado as quadrilhas Junina Pega Frango, Explosão Junina, Nova Geração, Águia Caipira, Arraial do Chic Chic e Arraial do Brega e Chick. A noite de sexta ainda teve a animação do Marcelinho de Lima, com o melhor do sertanejo.

A festa de sábado foi aberta pela apresentação da quadrilha Trem D’Minas, seguida de mais oito agremiações. Subiram ao tablado: Arraial do Formigueiro Quente, Quadrilha Luar do Sertão, Quadrilha Fogo na Perna, Arraial Pé Vermelho, Arraiá do Brejo Grande, Quadrilha Beija Flor de Minas, Quadrilha Jiló com Mel e Quadrilha Balancê Mineiro. Os cantores Sinval Moreira e Juliano Rosa se apresentaram no fim da noite, para uma praça lotada.

O domingo já guardava fortes emoções com o show da dupla sertaneja Edson e Hudson. Mas antes, se apresentaram as últimas quadrilhas que disputam o título municipal do Grupo de Acesso. Ao som de xote, xaxado e forró as quadrilhas Nega Biruta, Me Larga Cumade, Arraiá de São Domingos, Arraial do Milho Verde, Arriba Saia, Pé Rachado, Arraial Cambuquira, Casa do Chapéu e Paixão Junina mostraram seus figurinos e coreografias. Edson e Hudson subiram ao palco no fim da noite, apresentando hits como “Galera Coração” e “Azul”, acompanhados pelo coro da galera.

Fátima Santos, de 44 anos, esteve na praça para assistir à apresentação da filha, que dançou em uma das quadrilhas da competição. “A festa está muito bonita e organizada. Achei a estrutura melhor do que a do ano passado. Estou muito emocionada em assistir minha filha e ainda vou ficar para o show do Edson e Hudson”, disse animada.

A apuração do Grupo de Acesso do Concurso Municipal de Quadrilhas acontece nesta terça-feira, a partir das 14h30, no coreto do Parque Municipal.

Vila Gastronômica

Outro destaque do fim de semana foi a Vila Gastronômica. Com mesas e cadeiras de madeira e decoração de chita, o charmoso espaço atraiu as pessoas interessadas em comer bem e com conforto.

A Vila Gastronômica é realizada em parceria com a ABRASEL e a Frente da Gastronomia Mineira e conta com a presença dos restaurantes Dona Lucinha, Maria das Tranças e Sport Bar. No espaço, o público pode, também, saborear os pratos vencedores do Concurso Prato Junino, das faculdades UNA e Promove.

Ainda dentro da vila está a Tenda Saberes Alimentares, criada em parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN). Nela, expositores de projetos sociais ligados à prefeitura vendem quitutes juninos.

Banco de Alimentos

Quem frequentou o Arraial de Belo Horizonte neste fim de semana ainda teve a oportunidade de praticar a solidariedade. O projeto Banco de Alimentos, também da SUSAN, recolheu doações de alimentos não perecíveis para distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação continua no próximo fim de semana.

Segurança

O esquema de segurança na Praça da Estação, entre os dias 22 e 24 de junho, contou com a presença de 34 policiais militares a pé em 10 pontos de policiamento, além de 8 viaturas. Foram disponibilizadas, ainda, 8 motocicletas da Guarda Municipal no entorno do evento para controle até a dispersão, mais 100 Guardas Municipais dentro da praça. O resultado foi um evento seguro, sem nenhuma ocorrência policial registrada.

Dias 30 de junho e 1º de julho

O Arraial de Belo Horizonte leva seu festejo novamente para a Praça da Estação nos dias 30 de junho e 1º de julho. No sábado, o Concurso Estadual de Quadrilhas começa às 15h30. Já o Grupo Especial do Concurso Municipal sobe ao tablado a partir das 19h30. Os embalos ficam por conta do show da Nolli e Brothers e Rick e Ricardo.

No domingo, a festa começa mais cedo. Às 14h as quadrilhas do Estadual mostram suas coreografias. As últimas agremiações do Grupo Especial do Concurso Municipal estão marcadas para começar às 17h30. O grande encerramento da festa fica por conta da dupla Bruno e Marrone.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO PRAÇA DA ESTAÇÃO
● Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas
30 de junho, a partir das 15h30 e 1º de julho, às 14h
● Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas
Grupo Especial: 30 de junho, a partir das 19h30. 1º de julho, a partir das 17h30.

SHOWS

23h: Nolli e Brothers
00h: Rick e Ricardo

1º/7
21h30: Bruno e Marrone

Arraial de Belo Horizonte 2018 – Foto: Divulgação/Belotur

Últimas Notícias

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada

Vacinação em Belo Horizonte vai até o dia 6

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), prorrogou para até o dia 6 de setembro a Campanha de vacinação contra pólio e sarampo. As vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde de Belo Horizonte. Todas as crianças de 1 a 4 anos, mesmo com o cartão de vacinação atualizado, devem receber a dose de reforço contra essas doenças.

No último sábado, 01/09, a Prefeitura abriu todos os centros de saúde da capital e mais quatro postos extras para aumentar a cobertura vacinal e ampliar o acesso da população às vacinas. Pelo balanço da vacinação, até o dia 01/09, 81% das crianças foram vacinadas contra a pólio e 83% contra o sarampo. Em Belo Horizonte o total de crianças contempladas no público-alvo é 109.438 e a meta da Prefeitura é vacinar 95% dessas crianças.

“Para esta campanha abrimos os centros de saúde em dois sábados como forma de facilitar que pais e responsáveis levassem as crianças para receber as vacinas. Mesmo assim, ainda não atingimos a cobertura ideal. Por isso, estamos prorrogando a ação”, explica o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde da SMSA, Fabiano Pimenta.

Continua lendo

Últimas Notícias

Falamansa, CPM 22, 1Kilo, Maneva, Ponto de Equilíbrio e Poesia Acústica agitam o Festival BH Sustentável

Nos dias 15 e 16 de setembro, o Espaço Trevo, na Av. Raja Gabáglia, será reinaugurado com evento que reunirá shows, palestras e workshops em um final de semana inteiro que promoverá a sustentabilidade na capital mineira


O Festival BH Sustentável, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingo), a partir das 12h, juntará diversas tribos em um só local para curtir as atrações musicais e discutir sobre sustentabilidade. Além de apresentar uma série de workshops e palestras direcionadas à evolução do ser humano, o evento contará com shows de Falamansa, CPM 22, 1Kilo, Maneva, Ponto de Equilíbrio e Poesia Acústica. O local escolhido para sediar esses dois dias repletos de vibe positiva, conhecimento e evolução, foi o Espaço Trevo (Av. Raja Gabaglia, 5151 – Santa Lucia, Belo Horizonte – MG).

Forrozeiros, roqueiros, regueiros e rappers estarão todos juntos buscando promover a conscientização ambiental, e, claro, se divertir muito ao som dos principais nomes cada gênero musical. O Festival BH Sustentável trará, em sua grade, shows para todos os gostos. No dia 15 (sábado), a Falamansa chega para comemorar com os belo-horizontinos seus 20 anos de sucesso, e transformará o Espaço Trevo em um grande bailão com muito bate coxa e arrasta pé; o primeiro dia de evento ainda contará com o rap cheio de atitude do 1Kilo e o reggae do Maneva. Já no domingo (16), o palco será tomado por toda a energia e rock’n roll do CPM 22, com seus maiores sucessos e inéditas; o reggae será representado pelo Ponto de Equilíbrio e, encerrando a primeira edição do Festival, o Poesia Acústica chega com várias reflexões, sobre a vida e o cotidiano em suas letras de rap.

Além das atrações musicais, durante os dois dias, workshops e palestras serão ministradas no evento que contará ainda com uma praça de alimentação totalmente orgânica com os principais e mais renomados chefes da capital mineira. Os ingressos para curtir o  Festival  BH  Sustentável  estão à venda pela plataforma digital  Sympla,  com valores a partir de R$ 40 (meia), podendo optar por individuais, para participar de apenas um dia, ou passaporte.

Serviço

Festival  BH  Sustentável

Data: 15 e 16 de setembro, sábado e domingo

Local: Espaço Trevo (Av. Raja Gabáglia, 5151 – Santa Lucia, Belo Horizonte – MG)

Atrações:

Sábado – Maneva, 1 Kilo e Falamansa

Domingo – CPM 22, Poesia Acústica e Ponto de Equilíbrio

Ingressos: a partir de R$ 40 (meia)

Vendas:

Pontos de vendas físicos Central dos Eventos

Belo Horizonte:

BH Shopping | Loja Trilhas & Quilhas

Savassi | Loja Central dos Eventos (Rua Fernandes Tourinho 470, Loja 16)

Shopping Cidade | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Estação | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Del Rey | Quiosque Central dos Eventos

Contagem:

Big Shopping Contagem | Quiosque Central dos Eventos

Betim:

Monte Carmo Shopping | Quiosque Central dos Eventos

Sete Lagoas:

Shopping Sete Lagoas | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Lagoa | Quiosque Central dos Eventos

Divinópolis:

Shopping Pátio Divinópolis | Quiosque Central dos Eventos

Bom Despacho:

Praça da Matriz – 196 | Centro

Online: Sympla

//www.sympla.com.br/ festival-bh-sustentavel__ 335422

Realização: Curió Produções e GET Produções

Classificação Etária: 16 anos

Continua lendo

Últimas Notícias

Filho de desembarcado é detido por suspeita de desacato em BH

Filho de vice-presidente do TJ alegou que foi agredido por policiais

• atualizado em 03/09/2018 às 13:17

O filho do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi detido por suspeita de desacato a um policial militar, na madrugada desta segunda-feira (3), em Belo Horizonte. O incidente ocorreu em uma base móvel relataram que em uma rua do bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira.

De acordo com a Polícia Militar (PM), Mateus Resende Vilela, de 23 anos, teria aberto a janela da parte de trás do carro onde ele estava com outros três amigos e ofendido os policiais com gritos.

O carro foi perseguido por policiais que abordaram os passageiros, mas o rapaz teria empurrado um dos policiais e continuado as agressões verbais. O vice-presidente do TJMG, José Afrânio Vilela esteve no local e chegou a se posicionar na frente da viatura, que estava levando o filho dele para a delegacia por desacato.

Mateus afirmou ter sido agredido pelos militares e foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Centro-Sul para ser atendido. Após o atendimento, foi levado para a Central de Flagrantes (Ceflan) da Polícia Civil, no bairro Santa Tereza, na Região Leste.

O Por Dentro de Minas não conseguiu contato com advogado do filho do vice-presidente.

Continua lendo