Com o cenário econômico desafiador e a taxa Selic ainda em patamar elevado (14,75%), os brasileiros têm buscado alternativas mais acessíveis e vantajosas para realizar grandes conquistas, como a compra de um imóvel ou veículo.
Nesse contexto, o consórcio tem se consolidado como uma das escolhas preferidas. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), 57% das pessoas que optaram por essa modalidade afirmaram que o principal critério foi o valor das parcelas acessíveis. A pesquisa também mostrou que os entrevistados destacaram o consórcio como um bom investimento e que se trata de um parcelamento com taxas mais baixas.
A ausência de juros é um dos diferenciais do consórcio em comparação com outras modalidades de crédito. Ao contrário do financiamento tradicional, o consórcio não cobra juros — apenas uma taxa de administração diluída nas mensalidades. Isso significa menos custo ao final do contrato e mais controle sobre o planejamento financeiro.
“O consórcio tem se mostrado uma alternativa inteligente para quem deseja conquistar um bem com organização e tranquilidade. Além de não ter juros, o cliente tem a vantagem de participar de um sistema colaborativo e pode ser contemplado tanto por sorteio quanto por lance”, explica José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.
Pesquisa da ABAC também mostra que 69% dos entrevistados pretendem adquirir um consórcio em 2025. Desse número, 44% têm interesse em imóveis e 38% mencionaram veículos leves.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.