O Sistema Operacional do computador não funciona direito, bugs toda hora e, por último, todos os seus dados foram perdidos e você não sabe o que fazer ou mesmo o porquê de ter perdido os arquivos. Sendo que não fez backup.
A resposta frequentemente é a mesma: falha no Disco Rígido. Mas como saber de fato se realmente há um problema no HD? Continue no artigo e veja!
Sinais do HD danificado
Arquivos Corrompidos
Esse é o sinal mais frequente quando o HD está danificado. De repente, os arquivos apareceram com mensagens de erro?
Tela Azul da Morte e Lentidão
Calma, é normal o computador travar ou ficar lento se houver muitos programas abertos ou mesmo um programa muito pesado. Porém, se não há nada executando no computador, é hora de se preocupar.
Se a tela azul aparecer, aí já é certeza de que um erro no disco rígido.
Problemas em Abrir Arquivos
Problemas em abrir determinados arquivos pode ser apenas alguma questão com o próprio Sistema Operacional ou com a memória RAM, em casos onde há necessidade de muito processamento.
Porém, quando há muita demora em abrir arquivos simples como uma imagem, uma música ou mesmo um software leve que sempre usa, pode ser um problema no próprio HD.
Ruídos Estranhos
Relaxa, não é um fantasma tentando te assustar, é o HD quebrado.
Os ruídos peculiares vindos do disco rígido podem significar que ele já deve ser trocado, pois algum componente pode estar fora do lugar ou mesmo com defeito.
Mesmo com esta pequena lista de sinais, sempre é preciso ter a certeza de que o HD está ou não danificado. Há duas opções para isso: levar o comprovante à assistência técnica ou usar programas específicos para analisar o HD e dar o relatório.
Esses programas podem ser uma mão na roda para poupar trabalho desnecessário e pensar numa solução assertiva para os seus arquivos.
Saiba alguns softwares com esta finalidade:
HDDScan
Esse software oferece soluções para HD externo e interno, cartão SD e pen-drive. Com esse programa é possível saber o desempenho do HD, além de várias ferramentas que analisam como está o funcionamento do dispositivo.
Data Lifeguard Diagnostic
Esse software, além de diagnosticar problemas e monitorar desempenho, também oferece possíveis soluções para diversas marcas de HD.
CrystalDiskInfo
Assim como os outros softwares listados, o CrystalDiskInfo analisa o HD e indica se há ou não problema no dispositivo.
HDD Health
O software tem uma ampla gama de recursos para a prevenção de danos ao disco rígido, além de suportar SSD.
Causas dos danos no disco rígido
Descobriu se de fato há um problema com o HD? Agora é hora de saber as causas para poder descobrir o que fazer agora.
Segue agora algumas causas:
Vírus
Os famosos vírus e malwares se atualizam frequentemente, seguindo as tecnologias que também se inovam cada vez mais. Na verdade, todo computador está vulnerável assim que entra na internet.
Geralmente, os vírus se instalam no computador assim que o usuário baixa algum software malicioso ou mesmo clica onde não deveria. E frequentemente estes vírus atacam mais o Sistema Operacional, o que abre caminho para os danos em outras partes do sistema, atingindo os dados.
Falha na Energia
Se você não salvou algum projeto em andamento como artigos, projetos gráficos, bancos de dados, etc, e de repente há uma falha de energia. É uma situação frustrante e apavoradora, já que alguns projetos podem levar dias de dedicação e com alguns segundos de falta de energia ou mesmo quando há o desligamento incorreto do computador, você pode perder tudo.
Esta falha na energia também pode causar o aquecimento no disco rígido, o que é um caso muito frequente.
Existem várias causas para o dano no disco rígido, mas os cuidados são os mesmos: sempre fazer o backup de arquivos, ter software antivírus instalado no computador e sempre fazer os procedimentos corretos.
Sabemos que mesmo com todos os cuidados, imprevistos ocorrem. Por isso que existem soluções como o Wondershare Recoverit, que é um software completíssimo para a recuperação do computador. O Recoverit te permite restaurar os dados sem dor de cabeça. Mesmo dispondo de muitas ferramentas complexas, qualquer um pode usar, mesmo os iniciantes.
Vamos conhecer mais sobre esse programa:
Como usar o Recoverit para recuperar o meu computador?
Agora que já se sabe que o HD está danificado e a causa para isso, hora de saber como recuperar os arquivos perdidos.
3 Etapas para recuperar os dados
Escolher o local:
Neste momento é preciso saber a Unidade que está danificada e perdeu os arquivos.
Assim que for selecionado, é só apertar o botão “Iniciar” e logo começará o processo de recuperação
Começar a verificação:
Assim que todo o processo se iniciar, o Recoverit fará uma limpa por todas as pastas onde há arquivos. Dependendo da quantidade e tamanho dos arquivos, pode demorar muito ou pouco.
É possível pausar ou encerrar o processo quando quiser, nos botões .
O Recoverit permite a filtragem de arquivos por tipo, data de modificação e tamanho, recurso que facilita e muito a identificação do arquivo exato que você quer recuperar.
Pré-visualizar e recuperar os arquivos:
O software proporciona ao usuário visualizar o arquivo antes de recuperá-lo. Isso pode ser feito assim que a varredura de dados se encerra.
É simples o processo: é necessário identificar a miniatura do arquivo, clicar e visualizar num tamanho maior.
Assim que tiver certeza que todos os arquivos desejados estão lá listados, é só clicar no botão “Recuperar” e selecionar local onde esses arquivos serão armazenados. É importante lembrar que todos os arquivos recuperados precisam ser guardados em um dispositivo em bom funcionamento.
Viu como é simples? O Recoverit vem se inovando a cada ano, estando atualizados para novos problemas, novas causas, marcas e métodos.
Vale lembrar que há sempre a necessidade de fazer backup dos seus arquivos em dispositivos de armazenamento em boas condições, para ter mais segurança.
Relacionados:
Aprenda como hackear celular de forma efetiva e de bem segura
Android Auto, você já ouviu falar?
Qual o melhor conversor de vídeo do Yotubue para MP3?
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.