Tecnologia

Android Auto, você já ouviu falar?

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

A quantidade de invenções tecnológicas presentes em nosso dia-a-dia é impressionante, tanto que hoje é bastante comum que passemos horas no smartphone. Porém, ao dirigir, é necessário que nós tenhamos total atenção no trânsito, não importando se estamos recebendo uma mensagem ou ligação. Por conta disso, algumas grandes empresas vêm lançando serviços que ajudam o motorista a evitar as distrações no trânsito ao receber uma notificação, por exemplo, evitando a necessidade de tirar as mãos do volante para verificar o celular. 

Um deles é o Android Auto que, através de simples comandos de voz, é capaz de enviar e ler mensagens, iniciar uma playlist de músicas, realizar buscas na internet e reproduzir diversas outras funções. Para as pessoas que contam com um aparelho com sistema operacional Android, o software Android Auto é extremamente útil para realizar algumas tarefas sem precisar desviar a atenção do volante e da pista — e já vamos esclarecer como ele funciona.

Basicamente, toda a infraestrutura do software foi criada pela Google, autorizando que dispositivos com o sistema operacional desenvolvido pela empresa possam executar o app Android Auto no veículo do usuário, conectado na unidade matriz. Desta forma, o motorista pode ter acesso a partir da central multimídia do seu carro ao aplicativo, onde é possível verificar rotas a partir do GPS, realizar ligações utilizando o comando de voz, além de colocar suas músicas favoritas para tocar a qualquer momento ou até mesmo realizar pesquisas com o sistema Google Assistente. 

Em relação aos veículos compatíveis com a ferramenta, são mais de 500 modelos no total — que vão de marcas mais populares, como a Fiat, aos luxuosos Jaguar. Marcas renomadas de sistemas de som também são compatíveis com o aplicativo, como Sony, Panasonic, JBL e Pioneer. 

Táxi robô

Fonte: Zoox via Instagram

Fonte: Zoox via Instagram

Uma outra gigante da tecnologia, a Amazon, também vem trazendo uma inovação interessante — neste caso, para passageiros. A companhia vem correndo atrás do tempo perdido em relação a alguns dos seus concorrentes, e está investindo pesado na criação de um serviço relacionado ao transporte privado através de carros autônomos. A gigante do varejo revelou recentemente o seu modelo de veículo autônomo, intitulado de robôtáxi, que deverá competir principalmente contra a Uber e a Lyft nos próximos anos pelo mercado norte-americano de transporte privado automatizado. Além delas, a GM e a Alphabet também estão investindo no setor, e já estão em fase de testes dos seus táxis autônomos. 

Os veículos da Amazon estão sendo produzidos pela Zoox, uma startup adquirida este ano pela companhia pertencente a Jeff Bezos. O robôtáxi deverá comportar até quatro passageiros, e não terá volante, tendo autonomia de até 16 horas proporcionada por baterias elétricas localizadas embaixo dos assentos, conseguindo atingir a velocidade de 120km/h. Outra peculiaridade do veículo são os seus dois motores elétricos — um instalado na parte dianteira do carro e outro na traseira, permitindo que ele se movimente em qualquer direção. 

E mesmo que as primeiras unidades já estejam sendo fabricadas, ele só deve estar disponível no final de 2021, sendo que as primeiras cidades onde será testado são Las Vegas e São Francisco. De acordo com os executivos da Zoox, a capacidade de produção anual de veículos deve atingir as 15 mil unidades.

Aplicativos para todos os gostos

O robô táxi revoluciona o atual conceito de automóvel, e tem a difícil missão de ser o novo serviço de aplicativo da gigante do varejo. Aliás, a variedade de apps encontrados na Play Store e na App Store é impressionante, e mais incríveis ainda são as funções que eles apresentam — e o app do táxi robótico certamente não será diferente. Vemos desde apps mensageiros como o Whatsapp e o Telegram, a bancos digitais e opções voltadas para atividades físicas e até mesmo paquera. 

Porém, não são somente os aplicativos que contam com softwares desenvolvidos para atender as necessidades dos usuários de mobile. Há diversas opções na internet que oferecem serviços interessantes, e dentre as que merecem destaque estão os e-commerces e a jogatina online. No caso da segunda, um bom exemplo são os jogos mais populares de mesa de cassino grátis, que vêm em várias modalidades gratuitas, e que você pode acessar através do seu tablet, computador ou celular. Algumas opções renomadas disponíveis são o blackjack, roleta, Sic Bo e poker, que garantem horas de diversão sem gastar nada. 

Assim, seja dentro do carro ou fora dele, as novas tecnologias disponíveis nos smartphones vêm revolucionando vários setores da nossa vida. Fica a pergunta: o que mais tem para vir no mundo dos apps? Logo vamos descobrir!

7985 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Tecnologia

Principais critérios ao escolher um serviço de hospedagem para seu negócio

Pequenas, médias e até mesmo grandes empresas precisam sempre estar cuidando do seu orçamento, e uma parte importante é controlar as despesas…
Tecnologia

Vantagens e desvantagens de converter vídeos do Youtube em MP3

O Youtube é uma plataforma de vídeos na internet que continua a ser utilizado também por milhares de usuários em todo o…
Tecnologia

Qual o melhor conversor de vídeo do Yotubue para MP3?

O 2conv é, provavelmente, o melhor conversor de vídeos de Youtube para ficheiros mp3 da atualidade em toda a internet. A sua…

Deixe uma resposta