Exposições com visitas mediadas, atividades educativas e oficinas, espetáculos teatrais e performances artísticas, exibições de filmes e contações de histórias. Tudo isso poderá ser visto e curtido pelo público em um horário alternativo durante o Noturno nos Museus 2019. Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, o evento levará, na noite de 5 de julho, uma série de atrações culturais diversificadas para museus públicos e particulares da cidade. Algumas instituições ficarão abertas até 23h. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site www.noturnonosmuseus.pbh.gov.br.
A proposta do evento, que está em sua 6ª edição, é estender o horário de funcionamento dos museus da cidade, dando ao público a oportunidade de visitar as instituições em horários alternativos, bem como acompanhar as atividades realizadas nestes locais. Os Museus e Centros de Referência vinculados à Fundação Municipal de Cultura permanecerão abertos até às 23h, oferecendo ao público ações alinhadas com sua vocação e capacidade. Outros museus da cidade também estenderão seu horário de funcionamento, desenvolvendo uma programação especial. Instituições que geralmente funcionam com cobrança de entrada, terão entrada gratuita durante o Noturno nos Museus 2019. São eles: o Museu Brasileiro do Futebol e o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.
O Secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, ressalta a importância do projeto. “A ideia é ampliar o acesso e promover a visitação destes espaços para um público que não frequenta usualmente os museus, por dificuldade de ir nos horários convencionais, ou mesmo atraí-los por uma programação ou exposição especial”.
“O Noturno nos Museus de Belo Horizonte é uma ação que integra nossa política de memória e patrimônio cultural e que propicia o amplo acesso à população aos conteúdos museológicos, entendendo estes espaços como lugares de construção de conhecimento, fruição, reconhecimento de identidades, espaços de memória coletiva e de vivências”, afirma Fabíola Moulin, presidente da Fundação Municipal de Cultura.
Evento terá transporte gratuito para o público
Para promover a mobilidade da população entre as instituições, serão disponibilizadas, gratuitamente, algumas vans que irão circular das 18h às 23h. As vans realizarão trajetos específicos, ininterruptamente, até o final do evento. É uma oportunidade para que o público consiga visitar vários museus durante a noite. O roteiro dos veículos está divulgado no site do Noturno nos Museus. As vans estão sujeitas à sua lotação, de acordo com sua capacidade de lugares.
O Noturno dos Museus 2019 também terá um trajeto especial para os ciclistas. A rota das bicicletas será coordenada pelos grupos: Giro Rua, Bloco da Bicicletinha e BH em Ciclo. A Concentração será na Growleria de Arte e vai passar por três museus participantes do evento: Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, Museu Histórico Abílio Barreto e Centro Cultural Minas Tênis Clube.
Instituições municipais têm programação variada
Na Pampulha, um dos destaques da programação acontece na Casa do Baile, que destacará os jardins de Burle Marx durante o evento. Uma iluminação especial irá ressaltar as características do jardim e, a partir das 20h, terá início o espetáculo “O Jardim de Roberto” com uma projeção sobre os jardins. A atração se repetirá de hora em hora. O público poderá também conferir a exposição “Moderno Jardim Brasileiro”, realizada em parceria com o Escritório Burle Marx, que apresenta reprodução de projetos que mostram a trajetória do paisagismo moderno brasileiro.
No Museu Casa Kubitschek o objetivo é oferecer ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo do paisagismo, da arquitetura residencial, dos modos de morar e da história da Pampulha. Durante o Noturno nos Museus 2019, o espaço promove visitas mediadas aos jardins, nas quais os participantes poderão explorar suas características artísticas, históricas e botânicas. Outra atração será o Piquenique Noturno, onde os visitantes terão a oportunidade de apreciar a noite e a live painting nas esteiras estendidas sobre o gramado. Já o Museu de Arte da Pampulha ficará aberto até 23h com a exposição “Mais Dia, Menos Noite”, uma instalação da artista Tatiana Blass que ocupa o espaço interno e os jardins do museu. Também integra a exposição a exibição de filme/vídeo com obras da artista.
O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado promove o “Sarau Noturno”, uma edição especial do projeto “Sarau Desjejum”. Sob coordenação do grupo Canoa de Lua, o evento trará como convidados os seguintes músicos atuantes no contexto da cultura popular: Felipe Bedetti; Dalmir Lott e Murilo Lobo. O público também poderá conhecer a exposição “Quilombos Urbanos e a Resistência Negra em Belo Horizonte”.
Na região central da cidade destacam-se o Museu da Moda de Belo Horizonte, que traz a exposição “Corpos”. A mostra é composta por manequins produzidos pela Escola de Design da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – através da técnica de papercraft ou pepakura e roupas modeladas no origami tradicional. Uma oficina de origami também compõe a programação. O museu promove ainda o workshop “Livro de Artista: primeiras aproximações”, com Marina Seif, que explora o conceito no contexto das Artes Visuais e proporciona ao público a oportunidade de experimentar técnicas de ilustração, criatividade e expressão, além do workshop “Flash Fashion Branding: Como Criar e Construir uma Imagem para Negócios de Moda”, com o Coletivo Contorno, no qual os participantes entenderão a importância de comunicar o propósito de um negócio, seus conceitos, construir imagens coerentes e emocionantes e compor uma narrativa que aproxime a marca do dia-a-dia de seus interlocutores.
No Museu Histórico Abílio Barreto a principal atração será a performance “Estranha Fruta”, do grupo Morro Encena. Construída a partir da famosa canção Strange Fruit, interpretada por Billie Holiday, a performance almeja dialogar, poeticamente, com e sobre o delicado momento político e social que vivemos. Assim como Elza Soares com sua voz poderosa brada “a carne mais barata do mercado é a carne negra”, os corpos das performers denunciam que árvores do sul, do norte, do leste, do oeste continuam produzindo estranhas frutas. O público também poderá conferir, até 23h, todas as exposições em cartaz no museu.
Já o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte apresenta o espetáculo “Balona Bem Bolado no MIS”. Trata-se de um show com o músico mineiro Célio Balona, no qual o público terá a oportunidade de viajar no tempo desde a década de 1950 – vendo registros do músico na TV Itacolomi, durante visita à exposição sobre a emissora – até 2019, e assistirá uma apresentação de Célio Balona ao vivo em comemoração aos seus 80 anos de vida e 65 de carreira. O MIS Cine Santa Tereza terá sessões de exibições de filmes durante a noite e ficará aberto até 23h com a exposição “O Cinema da Transição Espanhola em 20 cartazes”.
Serviço
NOTURNO NOS MUSEUS 2019
Dia 5 de julho | sexta-feira | das 18h às 23h
Programação completa: www.noturnonosmuseus.pbh.gov.br
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.