Dar um novo significado à experiência do parto e humanizar o primeiro ato da vida: o nascimento. Com essa perspectiva, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a UFMG, lançou a exposição interativa Sentidos do Nascer, no último dia 6, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1.377 – Centro). O evento marcou a abertura da semana do Dia Mundial da Saúde e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, da secretária municipal de Políticas Sociais, Luzia Ferreira, da pró-reitora de Extensão da UFMG, Benigna Maria, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wilton Rodrigues, do representante da Fundação Bill e Melinda Gates, Alexandre Menezes, além de integrantes de associações e ONG’s.
A exposição, que fica em cartaz até o próximo dia 26, é composta de três contêineres com cinco ambientes e permite aos visitantes experimentarem as diversas sensações da “hora do nascimento”.
O secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, afirmou que a iniciativa contempla uma das mais importantes ações de promoção à saúde, que é a segurança no parto. “Essa é a concretização de mais um passo importante na luta pela assistência de qualidade, pelo parto normal e pré-natal adequado e, acima de tudo, ao acesso de todos a essa assistência, como o SUS preconiza”, disse.
O secretário lembrou que Belo Horizonte ocupa um lugar de destaque no cenário nacional quando se fala em experiências que integram instituições de ensino, pesquisas científicas e poder público, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população.
Proposta lúdica
“Esta é uma proposta lúdica e interativa e, com ela, pretendemos ressignificar o nascimento para a nossa sociedade. É preciso entender que a cesariana traz riscos para a mulher e para o bebê, e só deve ser uma opção quando bem indicada. Ela não pode se resumir na forma de nascer dos brasileiros”, afirma a coordenadora da Comissão Perinatal da SMSA e uma das idealizadoras do projeto, Sônia Lansky.
A mostra Sentidos do Nascer foi um dos projetos selecionados por meio de edital do Ministério da Saúde em conjunto com instituições nacionais e internacionais que prevê o financiamento de trabalhos que buscam diminuir as altas taxas de nascimentos prematuros no país.
Alexandre Menezes, da Fundação Bill e Melinda Gates, ressalta a importância do trabalho para o controle do crescimento dos casos de parto prematuro por meio da educação e da informação. “Esse projeto sensibiliza mães, profissionais e o sistema de um modo geral para que todos entendam as consequências do nascimento prematuro”, reforça
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.