Rubem Rodrigues de Oliveira Junior (Pode), conhecido como Rubão, foi empossado vereador de Belo Horizonte nesta terça-feira (6), em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Ele assume a vaga de Lucas Ganem (Pode), que solicitou licença de 121 dias, sem remuneração, em meio a uma investigação que pode resultar na cassação de seu mandato.
A substituição está prevista na Lei Orgânica do Município para afastamentos superiores a 120 dias. A posse contou com a presença do prefeito em exercício, Professor Juliano Lopes, da presidente em exercício da CMBH, Fernanda Pereira Altoé (Novo), além de parlamentares e apoiadores.
Em discurso, Rubão afirmou que pretende manter a atuação que vinha exercendo nos últimos anos. “Minha ideia é continuar fazendo o mesmo que vinha fazendo há quatro anos, trabalhando em prol da sociedade e de Belo Horizonte. Não tenho bandeira única. Minha bandeira é trabalhar para todos e apoiar votações que tragam melhorias para a cidade”, declarou.
Entenda o caso
A denúncia contra Lucas Ganem foi recebida pela Câmara no início de dezembro, quando também foi instaurada uma Comissão Processante, composta por Helton Junior (PSD), Bruno Miranda (PDT) — presidente — e Edmar Branco (PCdoB), relator.
Assinada pelo advogado Guilherme Augusto Soares, a denúncia aponta fraude na documentação apresentada ao TRE-MG para comprovação de residência em Belo Horizonte, além da existência de inquérito da Polícia Federal por crime eleitoral, ação de impugnação de mandato eletivo na Justiça Eleitoral e notícia de fato no Ministério Público de Minas Gerais sobre suposto uso irregular de assessores.
Ganem apresentou defesa prévia e, em seguida, pediu licença para tratar de interesse particular por 121 dias, o que resultou na convocação de Rubão, primeiro suplente do partido.
A Comissão Processante realiza sua primeira reunião nesta quinta-feira (8/1) para analisar o parecer que recomenda o prosseguimento da apuração ou o arquivamento da denúncia, além de dez requerimentos relacionados ao processo. O relator Edmar Branco se manifestou pela continuidade do procedimento, afirmando que a defesa não afasta a “existência de justa causa” para a investigação.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







