Seu navegador não oferece leitura em voz alta.
A multinacional norueguesa de energias renováveis Scatec inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (16), a usina solar Rio Urucuia, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O empreendimento recebeu investimento superior a R$ 439 milhões e tem capacidade instalada de 142 megawatts (MW).
A cerimônia ocorre cerca de dois meses após o início da operação comercial da planta e contou com representantes da companhia e autoridades locais e regionais.
Rio Urucuia é a terceira usina solar da Scatec no Brasil e a primeira da companhia em Minas Gerais. De acordo com a empresa, também é o primeiro empreendimento brasileiro do gênero no qual a multinacional detém integralmente o capital.
Com a nova unidade, a capacidade instalada da Scatec no país chega a 835 MW, considerando também projetos desenvolvidos em parceria com outros investidores em Mendubim, no município de Assú, no Rio Grande do Norte, e Apodi, em Quixeré, no Ceará.
Usina tem cerca de 202 mil painéis solares
O complexo mineiro possui aproximadamente 202 mil módulos fotovoltaicos instalados em uma área que, segundo a empresa, equivale a cerca de 550 campos de futebol.
A construção também utilizou aproximadamente 1,3 milhão de metros de cabos elétricos.
A expectativa da Scatec é que Rio Urucuia produza 321 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade por ano. Segundo estimativa da companhia, esse volume é suficiente para atender o consumo equivalente ao de aproximadamente 120 mil residências.
A empresa calcula ainda que a geração de energia renovável proporcionada pela planta corresponda a uma redução de aproximadamente 21 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO₂) por ano.
Tecnologia monitora funcionamento dos equipamentos
A usina conta com sistemas destinados a acompanhar condições elétricas e meteorológicas que interferem na geração de energia.
Entre os equipamentos instalados estão transformadores de potencial e de corrente, estações meteorológicas, pluviômetros e sensores que monitoram fatores como radiação solar, temperatura, vento e acúmulo de sujeira sobre os módulos.
Drones equipados com câmeras especializadas também são utilizados em inspeções visuais e térmicas dos painéis, das linhas de transmissão e de outros equipamentos. O objetivo é identificar problemas como pontos de superaquecimento e possíveis trincas.
A operação utiliza ainda sistemas de análise e modelagem preditiva para antecipar possíveis falhas. Um deles é o Power Plant Controller (PPC), responsável por ajustar parâmetros da geração conforme as necessidades do sistema elétrico e os requisitos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Empresa diz ter contratado 66 mulheres durante as obras
A Scatec também divulgou ações realizadas nas comunidades próximas ao empreendimento durante a implantação da usina.
Uma delas foi o programa de capacitação profissional “Força de Minas”, que ofereceu 180 horas de formação teórica e prática para montagem de painéis solares. Conforme os números apresentados pela companhia, 85 mulheres participaram da iniciativa, correspondendo a 70% das vagas.
Desse grupo, 66 mulheres foram posteriormente contratadas para trabalhar na construção da usina. A empresa afirma que a participação feminina representou, em média, 8,5% da mão de obra contratada para as obras em 2025.
Outras iniciativas foram realizadas nas comunidades de Bonito e Morrinhos, com cursos e capacitações direcionados principalmente a mulheres. Entre as atividades estão formação em pintura em tecido e treinamento para processamento de frutos do Cerrado.
Maior parte da energia tem contrato de dez anos
Cerca de 75% da produção esperada da Rio Urucuia está vinculada a um contrato de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês) de dez anos firmado com a Statkraft.
Segundo a Scatec, a parcela restante da energia produzida poderá ser comercializada no mercado de curto prazo e por meio de outros contratos com diferentes períodos de duração.
A companhia estima permanecer responsável pelo empreendimento e relacionada às comunidades do entorno por pelo menos três décadas, período correspondente ao ciclo projetado de operação da usina.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







