Seu navegador não oferece leitura em voz alta.
A passarela de pedestres localizada em frente ao Shopping Estação, no bairro Vila Clóris, na região Norte de Belo Horizonte, será retirada para permitir uma nova etapa das obras da trincheira da Avenida Cristiano Machado. A remoção está prevista para a primeira quinzena de outubro, após a instalação de uma estrutura provisória para garantir a travessia no local.
Escolha o Por Dentro de Minas como sua fonte de notícias no Google
Novo recurso permite definir quais portais você quer ver. Receba conteúdo de quem você já confia.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a passarela atual precisa ser retirada porque as paredes da trincheira serão construídas imediatamente abaixo da estrutura. A execução exige escavações e a utilização de equipamentos de grande porte, como guindastes e caminhões de concreto.
Também será necessária uma área livre para a movimentação das equipes, lançamento de armaduras e realização da concretagem.
Passarela provisória
Antes da retirada da estrutura atual, será instalada uma passarela provisória próxima à existente, no sentido Centro. A montagem deve durar cerca de três semanas.
A nova estrutura terá condições de travessia segura e acessível para os pedestres. A PBH informou que a passarela atual só será removida depois que a provisória estiver pronta, para evitar a interrupção da passagem durante os trabalhos.
Obras na Avenida Cristiano Machado
A intervenção faz parte do projeto da nova trincheira da Avenida Cristiano Machado, entre a Avenida Vilarinho e a MG-010.
O projeto prevê uma trincheira de até 780 metros de extensão, incluindo um trecho coberto e um boulevard em frente à Catedral Cristo Rei. Também estão previstas uma nova pista de aceleração na interseção com a Avenida Vilarinho e o alargamento do viaduto existente sobre a linha do metrô.
A obra inclui ainda intervenções de drenagem, pavimentação, iluminação, paisagismo e adequações geométricas no entorno.
Iniciada em setembro de 2025, a intervenção tem investimento de R$ 161,6 milhões, com recursos do Fundo de Mobilidade Urbana (FMU). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre de 2028.
A expectativa é ampliar e organizar a capacidade de circulação entre as avenidas Cristiano Machado e Vilarinho e a MG-010, além de melhorar os acessos aos equipamentos e estabelecimentos da região.

GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







