Cinco pessoas que estavam perdidos e ilhados na mata da Serra do Cipó, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram localizados e resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na noite desta segunda-feira (5), por volta das 22h30.
De acordo com os bombeiros, o grupo com quatro turistas de São Paulo e o guia morador da região havia iniciado a trilha no domingo (4) com a intenção de acampar em uma área mais alta da serra, seguindo pelo percurso da Trilha da Cachoeira Lagoa Dourada. Durante o trajeto, os homens foram surpreendidos por fortes chuvas, mas conseguiram montar acampamento em um ponto considerado seguro, dentro de uma área apropriada para camping.
Na manhã de segunda-feira (5), ao tentarem retornar, os turistas perceberam que o nível do curso d’água havia subido significativamente, em razão do grande volume de chuva registrado na região. O aumento da vazão do rio acabou deixando o grupo ilhado. Eles ainda tentaram buscar outros pontos de travessia, mas a água já havia se alargado e apresentava correnteza forte, tornando a passagem insegura.
Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os integrantes do grupo conheciam a região e já haviam acampado no local anteriormente. Um dos homens, inclusive, é morador da Serra do Cipó e atuava como guia para os quatro amigos paulistas. O grupo estava bem fisicamente e psicologicamente, sem ferimentos, e havia levado equipamentos de camping e alimentos suficientes para um dia.
Diante do risco, os turistas decidiram não se arriscar e acionaram os bombeiros. No local, as guarnições montaram corredores de segurança com cordas presas às árvores, permitindo a travessia em trechos rasos. Nas áreas mais profundas, os militares realizaram a passagem nadando, utilizando equipamentos específicos para resgates em situações de enchente.
Após o acesso ao grupo, foi organizada uma travessia guiada e segura, garantindo a retirada de todos os turistas. Os pertences também foram transportados sem contato com a água, por meio de sistemas de transposição com cordas.
O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para que trilhas e atividades em áreas naturais sejam evitadas durante o período chuvoso, devido ao risco de cabeças d’água, aumento repentino do nível dos rios e ilhamento.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







