O Governo de Minas decretou, nesta sexta-feira (02), situação de emergência em saúde pública em Minas Gerais, devido ao aumento expressivo de atendimentos e internações por doenças respiratórias. O decreto é válido por 180 dias.
Até a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no sábado (26), Minas Gerais já havia registrado 26.817 internações por SRAG e 397 mortes, apenas em 2025. A maior parte das internações são de crianças de até um ano de idade e idosos acima de 60.
“Estamos preparados para enfrentar [essa alta de casos], mas sabemos que ele exige esforço contínuo. Precisamos de abertura de novos leitos em algumas regiões, e os municípios têm apoio garantido do Estado. Temos recursos disponíveis para isso, e seguimos em contato direto com as gestões locais para dar agilidade às respostas, especialmente em locais que enfrentam situações mais críticas”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
Como informado pelo site Por Dentro De Minas na quarta-feira (30), a cidade de Belo Horizonte por meio do seu prefeito Álvaro Damião declarou situação de emergência pela mesma causa. As cidades de Betim, Contagem e Santa Luzia também estão na mesma.
O decreto prevê a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), que atuará no monitoramento e na coordenação das ações durante o período de emergência. De acordo com a publicação, a vigilância da rede SUS-MG tem registrado alta circulação de vírus respiratórios, especialmente o da bronquiolite (vírus sincicial respiratório, o VSR) e o da influenza.
ESTADOS EM ALERTA
O governo cita que Belo Horizonte, Montes Claros, Governador Valadares, Januária, Diamantina e Coronel Fabriciano como cidades com as taxas de infecção mais críticas e com “potencial risco de extrapolação da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O crescimento da pressão sobre os serviços de urgência, especialmente pediátricos, indica necessidade imediata de reorganização da rede de atenção e intensificação das ações de vigilância e prevenção”, diz trecho do decreto.
VEJA MAIS: Após aumentos de doenças respiratórias, BH decreta situação de emergência
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.