O Governo de Minas Gerais decretou, na manhã desta segunda-feira (21), luto oficial de sete dias em todo o estado em virtude do falecimento do Papa Francisco, ocorrido no Vaticano.
Em nota oficial, o governador Romeu Zema lamentou a perda do líder da Igreja Católica e exaltou sua relevância histórica:
“Papa Francisco foi um símbolo de simplicidade e justiça social. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor”, declarou o governador.
Cerimônia da Medalha da Inconfidência é alterada por luto
Devido ao luto oficial em Minas Gerais, a tradicional cerimônia da Medalha da Inconfidência, que ocorre nesta segunda-feira em Ouro Preto, sofreu mudanças importantes. Como forma de respeito ao Papa Francisco, as músicas foram suspensas, inclusive a execução do Hino Nacional, a bandeira de Minas Gerais está hasteada a meio mastro e será realizado um minuto de silêncio em homenagem ao pontífice.
Encontro entre Zema e o Papa Francisco
Em 2023, Romeu Zema teve a oportunidade de se encontrar pessoalmente com o Papa Francisco no Vaticano. Durante a visita, o governador presenteou o líder religioso com produtos típicos de Minas Gerais, incluindo um café especial da região de Campos Altos.
Na ocasião, o Papa Francisco reconheceu a histórica luta do povo mineiro pela paz e pela justiça, reafirmando os laços de fé e cultura entre Minas Gerais e a Igreja Católica.
O que diz o Governo de Minas
Nota na íntegra
“O Governo de Minas Gerais recebe com tristeza a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder espiritual de milhões de pessoas em todo o mundo.
“Papa Francisco foi um símbolo de simplicidade e justiça social. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor”, destacou o governador Romeu Zema.
Em encontro com o Zema, em 2023, o papa ressaltou o instinto dos mineiros pela pacificação e a bravura de lutar por liberdade. “Uma vez ouvi a história de que os mineiros lutam para não fazer a guerra, nunca. Mas, quando estão na guerra, lutam para poder terminá-la, porque não a querem”, disse o líder religioso à época.
Neste momento de consternação, o Governo de Minas presta sinceras condolências à Santa Sé, à Igreja Católica e a todos que se unem em oração pela partida de um homem que dedicou sua vida à fé, ao diálogo entre os povos e à promoção da paz e da justiça social.
Em sinal de respeito, o Governo de Minas irá decretar luto oficial de sete dias.”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.