Mesmo após determinação do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) para que o metrô de Belo Horizonte voltasse a funcionar em escala mínima de operação dos trens, os metroviários continua com a greve geral na manhã desta quinta-feira (15).
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG), as 19 estações do sistema amanheceram fechadas, descumprindo a ordem do Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Ricardo Antônio Mohallem, que definiu o funcionamento diário de 100% dos trens, em horários de pico (das 5h30 às 12h e das 16h30 às 23h), e de 70% dos trens nos demais horários.
A companhia informou que “está tomando todas as medidas possíveis para que o metrô volte a operar em breve”. A empresa vai comunicar ainda nesta quinta-feira (15) sobre descumprimento da decisão judicial pelo Sindimetro.
Multa
O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais estimulou a aplicação de multa ao Sindimetro de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento da determinação. Conforme desembargador, “valor que se mostra adequado diante do caráter essencial da atividade a ser atingida pela paralisação e dos reiterados descumprimentos de ordens judiciais anteriores pelo sindicato”.
Usuário prejudicados
Conforme a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), cerca de 100 mil passageiros são afetados por dia coma grave total. A categoria protesta contra a privatização do Metrô de Belo Horizonte, que tem leilão marcado para o próximo dia 22.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.