Gerais
Prefeitura abre inscrições para escola em tempo integral para 2020
Meta para o ano que vem é chegar a 90 mil vagas
O Diário Oficial do Município desta quarta-feira, dia 13, trouxe a publicação da Portaria 321/19, que lança o cadastramento para escola em tempo integral na Rede Municipal de Educação. A meta para o ano que vem é chegar a 90 mil vagas.
O processo de cadastro lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Educação, é destinado a estudantes da Rede Municipal de Educação (RME) para 2020, nascidos até 31 de março de 2016, matriculados na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental Regular da RME/BH.
Os pais ou responsáveis que necessitarem de atendimento em tempo integral deverão efetuar a inscrição dos (as) estudantes pelo portal da Prefeitura até o próximo dia 29. No ato do cadastro, os pais ou responsáveis deverão informar o nome da Escola Municipal ou da Escola Municipal de Educação Infantil em que a matrícula para 2020 foi efetuada.
Para abrigar as novas vagas de tempo integral, 60 escolas municipais serão ampliadas e reformadas para adequação ao modelo da Escola Municipal Francisco Bressane, com quadra de esportes, ginásio poliesportivo e academia para dança, música, artes marciais, salas multiuso, bibliotecas, parquinhos, banheiros e novas salas de aula. As obras já começaram e a previsão é que terminem em fevereiro. O investimento é de R$ 4 milhões.
Do universo de 201 mil estudantes, 84 mil estão em escolas de tempo integral da rede própria ou parceira. O objetivo do cadastro é identificar qual é a demanda de famílias que querem ser atendidas em tempo integral. A Prefeitura prepara uma expansão de 5 mil novas vagas para crianças de 4 e 5 anos que nunca foram atendidas em tempo integral, uma vez que o ensino fundamental e os anos iniciais foram contemplados.
A política de educação integral em Belo Horizonte propõe o desenvolvimento dos estudantes, com projetos de inclusão social e oficinas de qualificação profissional, ampliação da jornada escolar e integração de espaços por meio de programas e projetos voltados para as diversas áreas do conhecimento, além de temáticas como segurança do trânsito, ações ambientais e de sustentabilidade, música, fotografia, dança, cultura, leitura, mídias e orientação profissional, línguas estrangeiras e artes marciais.
A Prefeitura também garante o fornecimento de três refeições diárias, uniforme e transporte para deficientes ou estudantes com mobilidade reduzida.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, com a abertura das novas vagas em tempo integral, a Prefeitura de Belo Horizonte atingirá, no próximo ano, aproximadamente 90 mil estudantes, dentro da proposta de garantir que todas as pessoas, principalmente as crianças, estejam dentro das salas de aula, com uma educação de qualidade.
“Nos primeiros anos de gestão focamos na universalização da educação infantil e, hoje, temos menos de 1,6 mil crianças na fila de espera. Ainda com esse objetivo, focaremos a partir de agora na ampliação da escola integral, atingindo 90 mil crianças, o que significará um alcance de 50% da nossa oferta em tempo integral”.
Gerais
Uma pessoa morre após desabamento em Vespasiano, na Grande BH
Outras duas pessoas também foram atendidas pelas equipes no local

O desabamento de barranco sobre uma casa provocou a morte de uma pessoa neste sábado (14), em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o barranco desabou sobre uma casa na Rua Santa Catarina com Avenida Jorge Dias de Oliva, no bairro Celvia.
Um helicóptero chegou a ser mobilizado nas operações de resgate, além de sete viaturas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre a identidade da vítima que morreu ainda no local do desabamento. Outras duas pessoas foram atendidas pelas equipes de resgate e não há detalhes a respeito do estado de saúde.
Gerais
Bombeiros fazem busca por homem que desapareceu durante chuva em Ibirité
Antes de desaparecer, homem chegou a fazer uma chuva de vídeo com a mulher

O Corpo de Bombeiros fazem buscas por um homem que desapareceu após o temporal que atingiu Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante a noite desta sexta-feira (13).
Na manhã desta sábado (14), Corpo de Bombeiros retornou as buscar por Gisley de Oliveira, 37 anos, chegou a fazer uma chamada de vídeo para a mulher, mas acabou desaparecendo na enxurrada após o carro em que estava ser levado pela água na Avenida Sanitária, no bairro Palmares.
O carro da vítima foi encontrado pelos Bombeiros durante a madrugada na mesma avenida em que desapareceu. Buscas são feitas com ajuda de drone e bote.
Gerais
Acidente entre carreta e ônibus deixa dezenas feridos na BR-116 em Muriaé
Segundo PRF, acidente deixou 49 pessoas pessoas feridas

Um grave acidente durante a noite desta quinta-feira (12), na BR-116, em Muriaé, na Zona da Mata Mineira, envolvendo um ônibus interestadual da empresa Águia Branca e uma carreta de sucata deixou 49 pessoas pessoas feridas.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta, perdeu o controle da direção, tombou e a carga de sucata espalhou pela pista. O veículo acabou atingindo também o ônibus interestadual, que fazia o transporte de passageiros de São Paulo com destino à Vitória da Conquista (BA), e acabou caindo em um barranco de aproximadamente 20 metros.
Segundo o Corpo de Bombeiros, das 49 pessoas feridas, apenas uma teve ferimentos mais graves. As vítimas foram socorridas pelas ambulâncias dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento nos hospitais São Paulo e Santa Lúcia, em Muriaé.
Por causa do acidente, a pista precisou ser interditada e foi liberada na manhã desta sexta-feira (13).

Bombeiros fazendo resgate das vítimas – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Íntegra da Viação Águia Branca
A Viação Águia Branca informa que um ônibus da linha São Paulo a Vitória da Conquista, com saída da rodoviária do Tietê às 8h30 de ontem (12) foi envolvido em um acidente no KM 719 próximo ao município de Muriaé/MG.
O acidente foi provocado por uma carreta que seguia no sentido contrário e segundo o apurado pelas autoridades, perdeu o controle da direção, atingindo o ônibus lateralmente, provocando o seu tombamento na lateral da pista.
Os passageiros que sofreram algum tipo de ferimento foram socorridos e levados aos hospitais mais próximos e receberam o devido atendimento. Os demais passageiros foram conduzidos ao Ponto de Apoio localizado em Fervedouro para demais atendimentos tais como higiene pessoal, alimentação e outras necessidades.
A Empresa deu toda a assistência desde o momento do acidente e segue mantendo uma equipe de apoio acompanhando e prestando toda a assistência necessária, bem como contribuindo com as autoridades locais nas investigações do ocorrido.