Uma oferta de emprego virou caso de polícia em Belo Horizonte. A A cuidadora de idosos Eliangela Carlos Lopes, de 41 anos, que mora em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana, procurou os militares após a mensagem oferecendo emprego vetar negras e gordas no processo de seleção.
Na mensagem para uma oferta de emprego na Home Angels BH Centro-Sul, que trabalha com serviço de cuidadoras, tenha como exigências era que não podem ser negras, gordas e precisam de pelo menos 3 meses de experiência.
Por meio de nota, a Home Angels Centro-Sul informou que “inexiste qualquer requisito para contratação de seus funcionários e/ou prestadores de serviços, salvo a avaliação quanto a aptidão técnica”. Já a Franqueadora Home Angels, de São Paulo, disse que repudia veementemente o que ocorreu e destacou a igualdade de tratamento entre as pessoas (leia as íntegras das notas das empresas no final desta reportagem).
Eliangela é cuidadora de idosos há sete anos, afirmou que a gestora se desculpou e se colocou à disposição para ajudá-la.
Segundo Eliangela, foi registrado um boletim de ocorrência. Para dar andamento no processo judicial, vai ter que ir a um cartório para fazer uma escritura que custa em torno de R$ 250.
Nota da Home Angels
“Nota de repúdio
Tomamos conhecimento de que um colaborador de uma unidade franqueada HOME ANGELS teria realizado atos discriminatórios em face de negros e obesos em processo seletivo para a contratação de cuidadores plantonistas. O referido ato teria sido realizado através de envio de solicitação de interessados por meio da ferramenta whatsapp, e que teria sido endereçado a uma única pessoa.
Repudiamos veementemente o fato ocorrido. Somos uma empresa com valores sociais e humanos e que tem entre os seus valores o respeito ao próximo e a igualdade de tratamento, independente de sexo, cor, credo, etc.
A HOME ANGELS é uma empresa franqueadora que atua através do sistema de franquias, sendo que a administração das unidades franqueadas ocorre de forma independente e as pessoas jurídicas não se confundem, havendo um instrumento contratual que regula os direitos e obrigações entre as partes.
Tomamos providências imediatas para a apuração dos fatos mencionados com a unidade franqueada, a qual o colaborador está vinculado, com o intuito de que após apurado e ouvidos os envolvidos, sejam aplicadas as medidas cabíveis em relação às obrigações do contrato de franquia.
Franqueadora Home Angels”.
Nota da Home Angels – Centro Sul
“A empresa “HOME ANGELS – CENTRO SUL”, por meio de sua Diretoria, vem a público esclarecer e manifestar-se acerca das denúncias publicadas na imprensa, nos seguintes termos:
Primeiramente, a empresa acima citada, atuante no segmento de cuidadores de pessoas em domicílio há mais de 8 anos na capital mineira, esclarece que repudia com veemência todo e qualquer ato de injúria racial ou racismo, em todas as suas formas de manifestação. Da mesma forma, a empresa repudia, com a mesma veemência, todo e qualquer ato discriminatório no tocante ao peso, estatura ou a qualquer outra característica física de seus prestadores de serviços.
Ressaltamos que inexiste qualquer requisito para contratação de seus funcionários e/ou prestadores de serviços, salvo a avaliação quanto a aptidão técnica, qualificação e experiência profissional dos candidatos à vagas porventura existentes.
Informa-se ainda que a empresa não possui qualquer vínculo jurídico com a Psicóloga Sra. Fernanda Spadinger (citada na reportagem), ressaltando que a mesma jamais compôs o quadro de funcionários da empresa, não sendo autorizada a emitir qualquer juízo de valor em nome desta.
Noutro tanto, a empresa informa que está apurando todo e qualquer desvio de conduta profissional de seus funcionários, noticiados na reportagem, adotando-se a cautela exigida, visando repelir com o devido RIGOR, o objeto das denúncias em apuração.
De certo, a empresa “HOME ANGELS – CENTRO SUL” enfatiza que não coaduna com o teor da mensagem citada na reportagem e tomará as medidas cabíveis.
Home Angels”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.