O mercado financeiro tem explorado cada vez mais novas e revolucionárias tecnologias. A inteligência artificial (IA) está proporcionando às empresas ferramentas avançadas capazes de transformar e redefinir a gestão financeira, desde a análise de dados ao atendimento ao cliente. À medida que a tecnologia continua a evoluir, o impacto da IA no setor deve se aprofundar com benefícios significativos em eficiência operacional, segurança e personalização do atendimento.
O investimento em tecnologia de ponta no setor financeiro é promissor. Segundo dados do Ranking Idwall realizado entre janeiro e fevereiro de 2024 e que esclarece sobre investimentos estratégicos, os bancos brasileiros projetaram mais de 45 bilhões para a aquisição de novas tecnologias em 2023, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. Assim, o foco destes aportes envolverá a IA em soluções voltadas para automação, segurança cibernética inteligente, biometria, relacionamento com o cliente e o incentivo ao compartilhamento de dados.
Nesse sentido, as fintechs como a Fidúcia SCM tem o propósito de fornecer integrações abrangentes de serviços financeiros. Com uma plataforma de API RESTful, ela visa permitir que as empresas construam produtos personalizados adaptados às necessidades dos clientes. “Para que a Inteligência Artificial consiga beneficiar empresas e consumidores em todos os processos é preciso um gerenciamento integrado de identidade, um acompanhamento contínuo dos hábitos do consumidor e sua forma de consumo dos serviços financeiros, o que deve ser feito por uma empresa idônea e com expertise na área”, explica Mirela Francabandiera, CFO da Fidúcia SCM instituição financeira devidamente regulada pelo Banco Central do Brasil.
Mirela explica, ainda, que o investimento em inteligência artificial envolve desde algoritmos que aprimoram a análise de crédito até chatbots que transformam o atendimento ao cliente. “Alimentados por IA, os chats respondem a perguntas frequentes e realizam transações básicas, o que melhora a experiência do cliente e alivia a carga das equipes de atendimento”, comenta Francabandiera.
Além disso, a IA está moldando o futuro das finanças na análise de crédito com maior volume de dados, precisão e rapidez, na prevenção de fraudes monitorando transações em tempo real, na automação de processos, gestão de riscos e, claro, também na melhoria da experiência do cliente.
Todos esses benefícios para o sistema financeiro serão cada vez mais necessários, já que a presença digital dos consumidores é irreversível. Como aponta o Ranking Idwall, dos 5604 entrevistados, 88% pretendem manter ou aumentar o uso de serviços financeiros digitais.
Assim, a tendência é que a tecnologia siga a passos largos revolucionando o setor bancário e proporcionando melhorias significativas em eficiência, personalização e segurança nos processos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.