Os radares de velocidade média — tecnologia que calcula a velocidade do veículo ao longo de um trecho, e não apenas em um ponto fixo — começaram a ser testados em rodovias que cortam Minas Gerais. Os primeiros equipamentos foram instalados na BR-050, no Triângulo Mineiro, e já estão em período educativo. A expectativa da concessionária Ecovias Minas-Goiás é de que o sistema comece a multar apenas no ano que vem.
A tecnologia também está sendo implementada pela EPR Via Mineira na BR-040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também em fase de testes. Outras rodovias concessionadas, como a BR-135, MG-231 e LMG-754 no Norte de Minas, além da BR-116 entre Minas e o Rio de Janeiro, podem receber o sistema nos próximos anos.
Multas ainda não valem
Por enquanto, os radares funcionam apenas de forma educativa: não há multas, pois o sistema depende de regulamentação do governo federal e de certificação do Inmetro para ser ativado oficialmente.

A EPR Via Mineira reforça que concessionárias não têm autorização legal para aplicar multas — a fiscalização é de responsabilidade dos órgãos de trânsito.
Na BR-050, após a instalação em Uberaba, a Ecovias detectou uma redução de 22,5% no número de infrações. Já na BR-040, durante o período de observação entre 11 e 21 de outubro, 306 veículos foram registrados acima do limite permitido, com velocidade média de 105 km/h no trecho monitorado.
Como funciona a velocidade média
Diferentemente dos radares tradicionais, que medem a velocidade em um único ponto, o sistema calcula quanto tempo o veículo demora para percorrer um trecho entre dois radares.
- O primeiro radar registra a hora da passagem.
- O segundo, metros ou quilômetros à frente, registra novamente.
- Com base na distância e no tempo, o sistema calcula a velocidade média.
“O radar tradicional é como uma fotografia. Esse aqui é um filme. Ele obriga o condutor a manter uma velocidade constante durante todo o trajeto”, explica Bruno Araújo Silva, gerente de Operações da Ecovias Minas-Goiás.
Rodrigo Araújo, gerente de tecnologia da EPR Via Mineira, reforça que a tecnologia é a mesma dos radares fixos — o que muda é o processamento dos dados: “Em vez de medir a velocidade em um ponto, calcula-se o deslocamento entre dois trechos, conforme as leis da física.”
A EPR Via Mineira afirma que o foco é educativo, visando reduzir acidentes e incentivar comportamento seguro nas rodovias.
“O sistema conscientiza o motorista a manter a velocidade permitida em todo o percurso e não apenas perto dos equipamentos”, afirma Eric de Almeida, diretor-executivo da concessionária.
Quando começa a multar?
Para os radares começarem a emitir multas, são necessárias três etapas:
- Regulamentação federal, via resolução do Contran.
- Aprovação do modelo pelo Inmetro, garantindo precisão nas medições.
- Publicação oficial, liberando o uso para fiscalização.










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