Quer receber as últimas notícias de BH e Minas Gerais? Então acesse nosso grupo no WhatsApp.


Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH

25 de setembro de 2019 | 08:00 - 29 de setembro de 2019 | 17:00

Gratuito
FLI BH

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza entre os dias 25 e 29 de setembro, o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH. As atividades concentram-se no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro). As oficinas ocorrem no Parque e no Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n, Centro) e a Mostra de Cinema, no MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza).

Para o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, um festival literário tem tudo para aproximar as pessoas e alargar a compreensão sobre a literatura. “Arrisco-me mesmo a dizer que temos este compromisso ao realizá-lo. Não podemos perder de vista que quando estamos tratando de literatura, estamos tratando em última instância dos diversos usos e formatos que podemos dar a palavra, seja ela escrita, falada, cantada ou declamada”, afirma.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, celebra a realização de mais uma edição do festival. “O FLI-BH é de grande importância para a implementação e a promoção de políticas públicas para a leitura e a escrita, desenvolvida ao longo de todo o ano a partir das inúmeras atividades gratuitas realizadas nas 22 bibliotecas municipais ofertadas em equipamentos públicos nas nove regionais”, salienta.

Abordando a temática “Do Livro à Voz: Narrativas Vivas” e com curadoria da poeta Nívea Sabino e da ilustradora Marilda Castanha a terceira edição do FLI-BH apresenta ao público mineiro cinco dias de programação gratuita e diversificada. Serão ofertados ao longo da temporada mais de 50 atrações, divididas entre palestras, rodas de conversa, oficinas, saraus, narrações de histórias, exposições, espaço literário, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com escritores e escritoras independentes, mostra de cinema e literatura, biblioteca e intervenções urbanas.

Um destaque é a participação de grandes escritores, ilustradores, críticos e especialistas nacionais e internacionais. Do Brasil, estão participando, por exemplo, o poeta e artista visual Ricardo Aleixo (BH); a contadora de histórias Édina Calegaro (SC); o ilustrador Edson Ikê (SP); o poeta e agitador cultural Sérgio Vaz (SP); o escritor, roteirista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva (SP) e o autor de mais de cem livros infanto-juvenis Ivan Zigg (RJ). Já do exterior a programação conta com a argentina Anabella López, ilustradora e escritora; Cláudia Magnani (Itália), antropóloga e professora de Literatura Italiana na Fundação Torino e a artista Cláudia Manzo (Chile).

Homenagem

O FLI-BH homenageia o poeta Adão Ventura (1939-2004), mineiro nascido em Santo Antônio do Itambé, e autor do clássico “A cor da pele” –  importante conjunto de poemas sobre o tema da negritude e do racismo. De acordo com a curadora e poeta Nívea Sabino, reverenciar o legado de Adão Ventura em um evento como o FLI-BH passa por um desejo realizado de propor um olhar sobre nós e, também, de sair do campo das repetições. “A pluralidade e diversidade das produções literárias no Brasil são enormes. Porém, reverenciam-se sempre nomes corriqueiros da nossa literatura. Considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX, pouco se lê ou ouve falar sobre Adão Ventura. Portanto, o FLI-BH é um convite a ampliar o olhar, um convite à leitura, ao desconhecido”, explica.

Sobre a temática e todos os seus recortes, a também curadora e ilustradora Marilda Castanha destaca que o FLI-BH abarca necessidades tanto atuais como históricas. Por isso, a obra de Adão Ventura dialoga tão bem com o tema desta edição, “Do Livro à Voz: Narrativas Vivas”. “Se voltarmos para a questão das ‘narrativas vivas’ encontramos produções do poeta, se pensarmos em memórias, tradições e dar voz a invisibilidades históricas também. Por outro lado, se considerarmos produções contemporâneas a obra de Adão Ventura também é lembrada”, relata.

“Dificilmente não se encontrará na obra de um artista negro algo que denuncie ou aponte as condições sociais das quais estamos sujeitos no mundo. Creio que Adão Ventura está vivo. A identificação que se cria ao ler a sua obra é direta: trata-se do mesmo grito de poetas negros (e negras) que assim como ele, através da arte, ofertam um revide lindo para este país. Um revide poético. Quando algo que foi escrito e dito lá atrás permanece latente e vivo no nosso tempo, é sinal de que estas narrativas estão vivas. E é preciso ter voz para gritá-las ao mundo e registrar nos livros e suportes possíveis”, salienta ainda a curadora Nívea Sabino.

Além da homenagem ao grande poeta Adão Ventura, o FLI-BH traz como destaque em sua programação, menção honrosa a dois renomados escritores: a carioca radicada em Minas Gerais, Leda Maria Martins, e o mineiro do Vale do Rio Doce, Ailton Krenak.

Sobre as escolhas dos escritores para a menção honrosa, a curadora Nívea Sabino revela que ao escrever e dizer sobre a literatura indígena, Ailton Krenak se torna porta-voz de toda uma população que, assim como a negra, no campo literário e social brasileiro, permanecem silenciadas. “Escrever é produzir conhecimento e registro de memória. Já a Leda Maria Martins dialoga com os movimentos culturais e sociais e a sua obra é um registro de pesquisa e afeto que irá evidenciar essas manifestações todas dos povos originários deste país, desde as suas tradições culturais às vestimentas, corpos e vozes. Essa menção é para homenagear as pessoas e os seus legados em vida”, define.

Programação FLI-BH

Diversificada e totalmente gratuita, a programação do FLI-BH oferece mais de 50 atrações ao longo de cinco dias de evento. A programação completa está disponível no site do FLI-BH.

Serviço

De 25 a 29 de setembro

Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro)

De 26 a 29 de setembro

  • Oficinas

Local: Parque Municipal e Centro de Referência da Juventude – CRJ (Praça da Estação, s/nº, Centro)

  • Mostra de Cinema

Local: MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)
Toda programação é gratuita

Comentários

Detalhes

Início:
25 de setembro de 2019 | 08:00
Final:
29 de setembro de 2019 | 17:00
Preço:
Gratuito
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,
Website:
http://fli.pbh.gov.br

Organizadores

Fundação Municipal de Cultura
Secretaria Municipal de Cultura

Local

Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Avenida Afonso Pena, 1377, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30130-002 Brasil
+ Google Map
Telefone
(31) 3277-4161
Ver site do Local

O Por Dentro de Minas oferece esse espaço aos produtores culturais para que divulguem seus eventos. O portal não se responsabiliza por eventuais cancelamentos ou alterações (de local, data e valor de ingresso) na agenda, assim como não necessariamente endossa as qualificações atribuídas pelos divulgadores às suas atrações nos textos publicados nesta seção. Faça o cadastro de seu evento.

Por Dentro de Minas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.