A Seleção Brasileira conseguiu 100% de aproveitamento nas primeiras rodadas das Eliminatórias após quatro jogos disputados no final do ano. Entretanto, o treinador Tite garantiu que esse bom momento não vai abrir espaço para relaxamento. Após a vitória contra o Uruguai, ele falou sobre as expectativas para 2021 e se mostrou otimista com o desenvolvimento do time para o restante das Eliminatórias e também para a disputa pelo título da Copa América.
Segundo reportagem divulgada logo após a quarta vitória consecutiva nas Eliminatórias, que aconteceu no dia 17 de novembro, Tite se mostrou otimista com a evolução dos jogadores e com os resultados em campo. A Seleção Brasileira conseguiu somar 12 pontos, com 100% de aproveitamento, e agora lidera a disputa entre as seleções sul-americanas. Os resultados animaram o torcedor, principalmente pelo bom futebol que foi mostrado.
Na vitória contra o Uruguai por 2 a 0, por exemplo, a equipe jogou bastante desfalcada e mesmo assim conseguiu uma vitória. Como mostra o site oficial da CBF, os gols de Arthur e Richarlison foram essenciais para garantir o resultado positivo em Montevidéu. Entretanto, isso não significa que a vida será fácil nos próximos meses. Tite sabe que não pode dar espaço para qualquer erro, principalmente pensando em 2021.
Após a conquista da Copa América em 2019, o Brasil passou por momentos conturbados e chegou a encarar um jejum de vitórias em amistosos. A ideia é não repetir o mesmo erro e começar a próxima temporada com a mesma força de agora. Tite afirmou que sente que o elenco está se consolidando e ficando mais maduro, conseguindo reagir aos momentos ruins nas partidas e saindo com a vitória. Isso pode fazer diferença na próxima temporada, que promete muitas emoções.
Clássico e título
Nos próximos meses, o Brasil vai encarar dois desafios gigantes. O primeiro será o clássico contra a Argentina, na Arena Pernambuco, pela 6ª rodada das Eliminatórias. A partida está marcada para o dia 30 de março e promete roubar as atenções dos fãs de futebol. O objetivo de Tite é repetir o resultado do último confronto entre as duas seleções, quando o Brasil venceu por 2 a 0 nas semifinais da Copa América de 2019.
Falando no torneio continental, ele será o segundo desafio de 2021. No dia 11 de junho, a Copa América volta a ser disputada e a Seleção Brasileira vai tentar defender o título conquistado em 2019. Não será uma tarefa fácil, segundo as cotações das casas de apostas. No dia 7 de dezembro, a Argentina aparecia como favorita para a conquista, tendo 36,4% de chance de título. O Brasil vinha como segundo candidato, com 30,8% de probabilidade.
Esse favoritismo da Argentina tem uma explicação bastante simples. A 47ª edição da Copa América vai acontecer em dois países diferentes: na Colômbia e na própria Argentina. Ou seja, o time de Lionel Messi deve atuar com o apoio da torcida em alguns jogos. Entretanto, segundo informações oficiais dos organizadores do torneio, a final da competição vai acontecer no Estádio Metropolitano, em solo colombiano, e isso pode fazer diferença em um possível clássico decisivo.
Apoio da torcida
Esse pensamento no futuro é importante para a Seleção Brasileira, que busca aumentar o apoio dos torcedores para as próximas temporadas. No início da Copa América de 2019, por exemplo, a torcida estava desconfiada com o futuro do time. Entretanto, logo após a vitória contra a Argentina nas semifinais, a festa do torcedor foi enorme e mostrou que ainda existe confiança dos brasileiros na camisa verde e amarela.
Contudo, é preciso manter os bons resultados para conseguir impressionar os torcedores mais exigentes. Sem conseguir um título na Copa do Mundo desde 2002, o Brasil deve entrar bastante pressionado no Mundial do Catar. O início perfeito nas Eliminatórias é um sinal de que a vaga deve vir com facilidade, mas isso não significa que a disputa do torneio mais importante do mundo também será tranquila.
Tite consegue fazer uma boa leitura desse momento e está dando um passo de cada vez. A entrevista do treinador mostra que o pensamento está na evolução da equipe para os jogos mais importantes. O clássico contra a Argentina em março e a disputa da Copa América serão dois grandes desafios. Conseguir resultados positivos em 2021 deve animar bastante os torcedores e os convocados para as disputas que vão acontecer no futuro, principalmente pensando no Mundial de 2022.