ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Veículos

Como a manutenção preventiva influencia na vida útil do seu automóvel?

Imagem: Pixabay
Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Se você tem um carro, pode ser tentador ignorar qualquer tipo de manutenção, a menos que algo dê errado. Provavelmente não precisamos dizer que é uma má ideia. No entanto, nem todos entende de fato o que é a manutenção preventiva, o que você deve fazer e quando deve fazê-lo. Vamos esclarecer isso e dar-lhe algumas dicas que se aplicam a qualquer veículo.

No que diz respeito à manutenção de carros equipamentos mecânicos, existem duas estratégias geralmente implementadas – manutenção reativa e manutenção preventiva. A manutenção reativa é mais comumente referida pelo mantra “se não está quebrado, não conserte”. Embora esse método possa parecer o mais econômico, esses resultados geralmente duram pouco, pois à medida que o equipamento envelhece, a confiabilidade do mesmo diminui significativamente. 

Já a manutenção preventiva consiste em manter um cronograma de manutenção para uma vida longa e saudável do seu equipamento mecânico, numa abordagem preventiva que terá o menor impacto nos custos de manutenção de carros usados em Belo Horizonte ou em qualquer lugar do mundo.

Afinal, a manutenção preventiva automotiva mantém seu carro em boas condições de funcionamento e evita problemas que podem levar a avarias na estrada, uma vez que garante que os principais sistemas mecânicos do seu veículo estejam funcionando de maneira adequada e eficiente. Manter a manutenção do seu carro regularmente reduz a probabilidade de problemas e facilita a identificação de quaisquer problemas, além de prolongar a vida útil do seu veículo. Confira nossas dicas!

Por que devo fazer manutenção preventiva frequente?

Como o termo sugere, esse método utiliza um programa de manutenção estrategicamente projetado que mantém seu automóvel funcionando com segurança e eficiência. Esse tipo de programa estratégico garante que tarefas gerais de manutenção sejam executadas rotineiramente, em um esforço para evitar reparos maiores e caros no futuro. Esse plano é semelhante à manutenção geral que você realiza no seu carro, onde são realizadas trocas frequentes de óleo e rotações dos pneus para garantir uma vida útil longa e confiável, para um dia em caso de revenda, você conseguir manter o valor de mercado de seu carro muito próximo à da Tabela Fipe.

Ganho em eficiência

Um dos impactos mais significativos da manutenção preventiva é o aumento da eficiência dos equipamentos existentes em seu carro, indiferentemente se for um Jaguar, uma Mercedes, um Hb20 ou um Fusca. Agendar manutenção de rotina, como inspeções gerais, alterações de óleo e fluidos ou substituições de peças, manterá seu equipamento funcionando perfeitamente. Quando a eficiência ideal é alcançada, sua empresa se beneficiará de um aumento na economia de combustível e energia. Isso significa mais dinheiro no seu bolso, enquanto o equipamento antigo continua funcionando como no dia em que foi instalado.

Redução de custos

Quem adota a abordagem de manutenção “se não está quebrado, não conserte” está essencialmente aguardando a ocorrência de problemas. Esse sistema não é apenas ineficiente, mas pode criar um efeito borboleta, que pode significar altos custos de técnicos de serviço, além da necessidade de peças específicas (muitas vezes caras). Uma estratégia de manutenção preventiva elimina a maioria dos problemas antes que eles surjam, o que resulta em confiabilidade do equipamento a longo prazo a um preço drasticamente reduzido. Essa redução de custo ocorre porque será feito um esforço para impedir a falha do equipamento, em vez de reagir a emergências cruciais. A economia de custos por não ter de suportar reparos dispendiosos do momento permite cobrir totalmente os reparos regulares do serviço. Além disso, os procedimentos de manutenção preventiva economizam tempo, o que diminui o tempo de inatividade do seu carro que supostamente precisará ficar parado numa oficina mecânica.

Conservação

No mundo moderno, os custos de equipamentos mecânicos são caros. Quanto melhor sua empresa cuidar de seus equipamentos, mais durará. O equipamento tratado com manutenção de rotina terá uma vida útil mais longa e proporcionará maior lucro. Isso é evidente no número de gerentes de manutenção que mudam para uma estratégia de manutenção preventiva e preditiva programada. A manutenção preventiva é sem dúvida a melhor abordagem a ser adotada com o seu equipamento para obter o sucesso ideal a longo prazo. Seu equipamento não apenas fornecerá confiabilidade excepcional, mas o sucesso persistente da sua empresa será a prova desse ritual de manutenção.

Cuidados com seu automóvel diariamente

Embora seja importante seguir uma rotina de manutenção agendada, há algumas coisas que precisam de atenção no dia-a-dia, conforme necessário. Algumas dessas coisas são: 

  • Verificar a luz do motor acesa: a luz “Check Engine” do seu veículo é um indicador de que algo precisa ser verificado o mais rápido possível. Se a essa luz acender e permanecer acesa enquanto você estiver dirigindo, verifique se há algum problema de emissão ou sensor. Se a luz piscar, verifique o problema o mais rápido possível, pois isso é uma indicação de que pode haver um problema sério e deixado desmarcado, pode causar danos ao seu veículo. 
  • Luzes externas: Se uma luz se apagar, verifique os fusíveis e / ou substitua a lâmpada. 
  • Óleo e filtro do motor: verifique o óleo e o filtro do motor sempre que encher o automóvel com combustível.

Outra coisa a considerar quando as estações mudam é a manutenção realizada antes do inverno chegar. Isso pode incluir alinhamento, rotação do pneu, substituição do pneu, verificações do sistema de escapamento e muito mais. Você se sentirá melhor se souber que seu carro foi inspecionado e mantido recentemente dentro dos padrões de fábrica, o que lhe garante segurança e conservação do veículo. 

Estas são apenas algumas das coisas que todo veículo precisa e quase todas são coisas que você pode fazer sozinho. Não podemos enfatizar o suficiente a importância de verificar o manual do proprietário para qualquer coisa que tenhamos esquecido aqui ou algo específico para o seu veículo, especialmente no quesito de manutenção preventiva. Se você não possui seu manual, pode encontrá-lo facilmente online.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam saber as vantagens de se fazer uma manutenção preventiva em seus carros!

7895 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
GeraisVeículos

Terceira parcela do IPVA 2020 começa a vencer nesta sexta-feira

Proprietários de veículos também devem ficar atentos à Taxa de Licenciamento, que vence em 31 de março
Veículos

Placa Mercosul: entenda a mudança e as novas regras de emplacamento

Padrão da placa Mercosul conta com diversos novos detalhes, que a diferem muito do modelo antigo brasileiro
GeraisVeículos

Veja as datas da escala de pagamento do IPVA 2020

Em comparação com 2019, haverá redução média de 2,96% da base de cálculo do imposto

Deixe uma resposta