Belo Horizonte vai sediar Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria

Evento, que será realizado durante três dias no Minas Shopping, terá debates baseados em filmes que abordam as principais questões que afetam a saúde mental dos brasileiros atualmente
Lançamento do Festival Cinema e Psiquiatria - Foto: Divulgação
Lançamento do Festival Cinema e Psiquiatria – Foto: Divulgação


O Minas Shopping lançou uma iniciativa que vai possibilitar um debate profundo sobre as questões que afetam a saúde mental dos brasileiros. O empreendimento firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para sediar, de forma inédita em Belo Horizonte, a primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria. A iniciativa, que será realizada, de 15 a 17 de setembro, em duas salas do Cineart no Shopping, terá workshops com profissionais da área de saúde e debates com o público a partir da exibição de filmes selecionados.

O projeto foi desenvolvido pelo médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, e tem como objetivo levar conhecimento relativo às doenças mentais para a população, trabalhando contra a “psicofobia” —neologismo que caracteriza o estigma em relação às doenças mentais e o preconceito com aqueles que padecem de deficiências e transtornos mentais. No Brasil, há cerca de 50 milhões de pessoas com quadro psiquiátrico, de acordo com o Ministério da Saúde. O festival tem o apoio da ABP e da ABIPD (Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual). Outras empresas também podem aderir ao projeto.

A ideia é orientar a sociedade e desmistificar os estigmas sobre as doenças mentais e seus tratamentos. Segundo o psiquiatra e idealizador do projeto, a ABP entende que a arte é uma importante ferramenta na construção do homem e da sociedade. “Esse é um trabalho de responsabilidade social, que leva o psiquiatra e o entendimento da psiquiatria cada vez mais para perto da população, com uma linguagem clara e sem intermediários. Além disso, é uma forma de aproximar a população a essas questões e à própria área da psiquiatra, promovendo o debate e a aceitação das diferenças entre as pessoas. A parceria com o Minas Shopping é inédita e exclusiva em Minas Gerais”, declara Silva.

O Festival visa dar a oportunidade para a população, em geral, ter acesso a informações fundamentadas, responsáveis e de qualidade com os mais renomados psiquiatras do Brasil e da América Latina e personalidades vinculadas à sétima arte, garantindo, assim, o aprofundamento dos temas inovadores e fundamentais. Serão abordados temas como dependência química, depressão, ansiedade, transtorno bipolar, fobia social, burnout, jogo patológico, bullying, demência, alcoolismo, esquizofrenia, automutilação e suicídio.

De acordo com o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas, essa é mais uma ação de prestação de serviços aos cidadãos. “De forma pioneira, estamos realizando esse projeto de grande relevância para toda a sociedade, alinhado com a atuação de responsabilidade social do Minas Shopping. Acreditamos que o festival será muito bem recebido pela população”, destaca.

Total
0
Shares

Relacionados
Total
0
Compartilhar