O nascimento de um filho é o momento mais aguardado na vida de muitas pessoas. Além de todo êxtase e ansiedade que envolvem a gestação e o nascimento de uma criança, os pais de primeira viagem têm apenas nove meses para assimilar muitas informações e se adaptarem a uma nova rotina.
Já quando o bebê nasce, além de toda atenção que ele necessita, a família deve lidar a cada dia com uma novidade e não há espaço para medo insegurança. Para te ajudar nessa, reunimos dicas de especialistas para pais de primeira viagem. Confira!
Antes do nascimento!
É necessário que a mãe faça pelo menos seis consultas pré-natal com o obstetra. Já depois da 37ª semana de gestação, as consultas devem ser quinzenais. Durante a gestação, a mãe faz uma bateria de exames para garantir a saúde dela e do bebê.
Amamentação
O bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida. Ele é rico em nutrientes e anticorpos que ajudarão no desenvolvimento da criança. O ideal é que a criança nunca passe mais de três horas sem ser alimentada.
“Até o sexto mês de vida, o ideal é que a criança seja alimentada exclusivamente com o leite materno, lembrando que a amamentação cruzada não é permitida, ou seja, cada mãe deve alimentar só o seu bebê” destaca Priscila de Mattos Sillero, pediatra e coordenadora do CTI Pediátrico do Prontobaby, em entrevista sobre o tema ao portal Extra.
Choro do neném
Não vale se desesperar. O choro é a primeira forma do bebê se comunicar. É a forma dele avisar que está com fome, sono, frio, dor, cansado, com calor, etc. Ao checar que ele está alimentado, busque entender que o choro é natural e com o tempo ficará cada vez mais fácil de identificar a mensagem da criança.
Além disso, a partir da segunda semana é bem comum o bebê sentir cólica e começar a chorar e mexer com as perninhas. Colocar ele de bruços sobre a barriga do pai ou da mãe é uma boa tática para aliviar a dor. Já os medicamentos só devem ser utilizados com orientação de um pediatra.
Visita ao médico
No primeiro ano de vida, o neném deve visitar o médico pediatra uma vez ao mês. Ele é o único que pode avaliar a garantir que a criança está tendo um desenvolvimento saudável.
A partir dos dois anos a visita é trimestral. Vale salientar que é muito importante não perder o prazo de nenhuma vacinação e de visitar outros especialistas. Em casa, ter um termômetro para medir a temperatura, ou possuir um nebulizador caso a criança apresente algum problema respiratório também é importante.
Cada relação é única
Principalmente quando a criança é recém-nascida, é normal o número de visitas aumentarem. É preciso impor limites.
Valorize o tempo com o seu filho pois a conexão entre vocês ficará cada vez mais intensa e evite comparações com outros pais e crianças. Cada pessoa é única e a relação de amor entre vocês também será!
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.