O setor de turismo no Brasil foi um dos mais afetados pela pandemia de COVID-19. De um ano para o outro, 60% do faturamento simplesmente sumiu. Contudo, com a recuperação da economia e a retomada das viagens internacionais, a indústria de turismo no país está vendo um crescimento animador em 2023.
O governo brasileiro tem feito esforços significativos para incentivar o turismo no país nos últimos anos, estudando, inclusive, a liberação de cassinos com Jetx, o jogo do foguete que ganha dinheiro e outras redes de entretenimento a fim de estimular o setor, já que seria também uma forma de contribuir para o aumento de visitantes estrangeiros. Em 2022, o governo emitiu mais de 80.000 vistos turísticos para pessoas de 101 países que precisam de autorização de viagem para visitar o Brasil.
Sustentabilidade e turismo: tudo a ver
O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, vem mudando o foco do turismo no Brasil. Ele afirmou em coletiva de imprensa que o turismo é uma grande solução para preservação da Floresta Amazônica. Ele destacou a importância da sustentabilidade ambiental para fortalecer a presença do país no mercado turístico mundial.
“Ninguém quer visitar um país que destrói suas florestas. As pessoas vão visitar o Brasil que preserva suas florestas, com responsabilidade climática”, disse Freixo. Ele também citou que o turismo representa atualmente 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e tem potencial para ser ainda maior.
Em áreas de conflito socioambiental, como o território indígena Yanomami em Roraima, o turismo pode ser uma alternativa de atividade sustentável e inclusiva, segundo Freixo. “Talvez o turismo seja uma das alternativas importantes para aquela região, já que gera emprego e renda”.
Além disso, Freixo afirmou que está montando uma equipe na Embratur para atuar na área de inteligência em turismo e produzir dados confiáveis sobre a presença estrangeira no país. “A gente quer que a imprensa possa se alimentar de informação sobre turismo na Embratur, mas a gente precisa ter produção qualificada de informação”, completou.
Perspectivas para o futuro
De acordo com dados recentes, o Brasil recebeu 3,1 milhões de turistas internacionais de janeiro a novembro de 2022, o que é mais do que os 2,9 milhões de turistas que nos visitaram em 2020 e 2021. A diversidade oferecida pelo país, desde suas praias emblemáticas e maravilhas naturais, até sua rica herança cultural e cidades vibrantes, além de preços acessíveis para viajantes conscientes de orçamento, é um dos principais motores desse crescimento.
A procura por viagens de ônibus também tem aumentado entre turistas internacionais. Conforme a Busbud, a principal plataforma de vendas de bilhetes de ônibus, 93% das pessoas que reservaram bilhetes de ônibus na plataforma para viajar ao Brasil em 2023 são estrangeiras, sendo o Paraná um dos principais destinos.
As expectativas são de que o crescimento do turismo, especialmente entre visitantes internacionais, tenha um impacto positivo na economia brasileira. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, a indústria de viagens e turismo no Brasil deve gerar mais de 1,8 milhão de empregos nos próximos 10 anos e contribuir com mais de 2% do PIB do país todos os anos nesse período.

GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.