O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

SEO x Tráfego pago: saiba a diferença e como aplicá-los

Por Dentro de Minas - Google News

Se você tem um site ou outra plataforma digital e deseja aumentar o tráfego da sua plataforma, então já deve ter ouvido falar do SEO e do Tráfego pago. Neste artigo vamos entender o que cada estratégia é e como aplicar.

Antes de saber a diferença entre SEO e Tráfego pago, é preciso entender o que é cada um e como ele funciona. 

O Que é SEO

SEO, do inglês Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de buscas, consiste em diversas técnicas e estratégias para posicionar uma ou mais páginas entre os melhores resultados dos buscadores, como o Google.

Com o uso do SEO você faz melhorias na sua página, a fim de que ela seja encontrada com maior facilidade por quem está pesquisando sobre assuntos relacionados ao seu negócio.

O SEO funciona com a inclusão de palavras chaves dentro de textos e blogs para que ele possa ser encontrado com mais facilidade, e gerando um melhor posicionamento do texto, em relação aos concorrentes

Colocar as palavras-chaves nos títulos e subtítulos, criar conteúdo original, atualizado, simples, e criativos, são técnicas usadas no SEO, para otimizar o seu texto de maneira que os buscadores os apresentem como primeiras opções quando houver pesquisas relacionadas ao assunto.

  Para utilizá-lo de forma correta é importante que:

  • Conheça o público alvo: entenda qual o seu público e qual conteúdo deve ser direcionado para eles, com que tipo de linguagem e através de qual mídia deve ser veiculado.
  • Boas palavras chaves: Palavras chaves são os indicadores do conteúdo para o buscador 
  • Tempo de carregamento do site: a otimização do site pode ser levada em consideração com a experiência do leitor, e o tempo de carregamento interfere muito niss
  • Conteúdos que prendam a atenção do público; Artigos interessantes, criativos e com linkagem para outros textos podem gerar uma maior atenção do seu público.

O que é Tráfego Pago?

O tráfego pago pode servir para gerar resultados instantâneos e sem necessidade de um grande conhecimento técnico, consiste no momento em que um cliente qualquer visita seu site depois de você ter pago por promoções publicitárias. Existem 6 tipos de tráfegos e só podemos chamá-los assim se houver um pagamento relacionado a ele.

  • Exibição de publicidade: imagens, textos, banners flutuantes
  • Publicidade em mídia social: Banners e posts para redes sociais
  • Marketing de mecanismo de busca: Anuncio patrocinado no buscador
  • Publicidade Nativa: anúncio facilmente confundido com artigos
  • Publicidade em vídeo: Vídeos, youtube
  • E-mail marketing: E-mails muito usados para nutrir leads

O tráfego pago auxilia no aumento das taxas de conversão, melhorando a movimentação do site e a reputação da plataforma.

Existem duas maneiras de realizar esse pagamento:

  • CPC (Custo Por Clique) sendo a opção mais indicada, já que só irá pagar pela quantidade de vezes que clicarem nos seus anúncios.
  • CPM (Custo Por Mil Impressões). Melhor opção para quem possui uma maior visibilidade, já que a intenção é que o anúncio apareça com mais frequência. 

Existem plataformas para que você realize o seu processo de tráfego pago, tais como:

  • Google Ads: Plataforma de anúncio do Google. Essa ferramenta é muito útil para direcionar anúncios com base no interesse dos consumidores;
  • Facebook Ads; Plataforma de anúncios do Facebook. Essa ferramenta contém diversas funcionalidades de divulgação é é muito intuitiva;
  • Instagram Ads: Permite a criação de anúncios dentro desta rede social. Trata-se de uma variação da ferramenta do Facebook;
  • Youtube Ads: Essa plataforma de anúncios está relacionada ao Google ads, já que as duas ferramentas são da mesma empresa;
  • LinkedIn Ads: Essa é uma plataforma de anúncios dentro do Linkedin, excelente para divulgar empresas e marcas;
  • Taboola: Ajuda a atrair e selecionar o público, com anúncios que não permitem que o cliente saiba que é publicidade;
  • Bing Ads: O segundo site de buscas mais usado no mundo, possui plataforma de links patrocinados

SEO  X Tráfego pago

Os dois métodos são complementares, gerando ótimos resultados se conseguir que o seu site apresente um SEO relevante para o Google, e em conjunto se utilizar das plataformas de tráfego pago como Google Ads.

Porém, para ser viável é necessário dar total preferência para o SEO inicialmente gerando uma relevância orgânica, assim que sentir que seu site está estabilizado em relação ao posicionamento, começar a investir em estratégias de tráfego pago.

É interessante compreender o nicho a qual sua empresa pertence para gerar técnicas que realmente vão priorizar seu segmento e público alvo.

Como você pode ver também no blog marketing para clínica odontológica.

Não devemos escolher entre usar do SEO ou do Tráfego pago, mas sim usá-los unidos e se aproveitando de suas características para complementar o outro método, sendo que é importante investir primeiro no SEO, para depois  unir o tráfego gerado pelas duas estratégias.

 

Total
1
Shares

Relacionados