Se você tem um site ou outra plataforma digital e deseja aumentar o tráfego da sua plataforma, então já deve ter ouvido falar do SEO e do Tráfego pago. Neste artigo vamos entender o que cada estratégia é e como aplicar.
Antes de saber a diferença entre SEO e Tráfego pago, é preciso entender o que é cada um e como ele funciona.
O Que é SEO
SEO, do inglês Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de buscas, consiste em diversas técnicas e estratégias para posicionar uma ou mais páginas entre os melhores resultados dos buscadores, como o Google.
Com o uso do SEO você faz melhorias na sua página, a fim de que ela seja encontrada com maior facilidade por quem está pesquisando sobre assuntos relacionados ao seu negócio.
O SEO funciona com a inclusão de palavras chaves dentro de textos e blogs para que ele possa ser encontrado com mais facilidade, e gerando um melhor posicionamento do texto, em relação aos concorrentes
Colocar as palavras-chaves nos títulos e subtítulos, criar conteúdo original, atualizado, simples, e criativos, são técnicas usadas no SEO, para otimizar o seu texto de maneira que os buscadores os apresentem como primeiras opções quando houver pesquisas relacionadas ao assunto.
Para utilizá-lo de forma correta é importante que:
- Conheça o público alvo: entenda qual o seu público e qual conteúdo deve ser direcionado para eles, com que tipo de linguagem e através de qual mídia deve ser veiculado.
- Boas palavras chaves: Palavras chaves são os indicadores do conteúdo para o buscador
- Tempo de carregamento do site: a otimização do site pode ser levada em consideração com a experiência do leitor, e o tempo de carregamento interfere muito niss
- Conteúdos que prendam a atenção do público; Artigos interessantes, criativos e com linkagem para outros textos podem gerar uma maior atenção do seu público.
O que é Tráfego Pago?
O tráfego pago pode servir para gerar resultados instantâneos e sem necessidade de um grande conhecimento técnico, consiste no momento em que um cliente qualquer visita seu site depois de você ter pago por promoções publicitárias. Existem 6 tipos de tráfegos e só podemos chamá-los assim se houver um pagamento relacionado a ele.
- Exibição de publicidade: imagens, textos, banners flutuantes
- Publicidade em mídia social: Banners e posts para redes sociais
- Marketing de mecanismo de busca: Anuncio patrocinado no buscador
- Publicidade Nativa: anúncio facilmente confundido com artigos
- Publicidade em vídeo: Vídeos, youtube
- E-mail marketing: E-mails muito usados para nutrir leads
O tráfego pago auxilia no aumento das taxas de conversão, melhorando a movimentação do site e a reputação da plataforma.
Existem duas maneiras de realizar esse pagamento:
- CPC (Custo Por Clique) sendo a opção mais indicada, já que só irá pagar pela quantidade de vezes que clicarem nos seus anúncios.
- CPM (Custo Por Mil Impressões). Melhor opção para quem possui uma maior visibilidade, já que a intenção é que o anúncio apareça com mais frequência.
Existem plataformas para que você realize o seu processo de tráfego pago, tais como:
- Google Ads: Plataforma de anúncio do Google. Essa ferramenta é muito útil para direcionar anúncios com base no interesse dos consumidores;
- Facebook Ads; Plataforma de anúncios do Facebook. Essa ferramenta contém diversas funcionalidades de divulgação é é muito intuitiva;
- Instagram Ads: Permite a criação de anúncios dentro desta rede social. Trata-se de uma variação da ferramenta do Facebook;
- Youtube Ads: Essa plataforma de anúncios está relacionada ao Google ads, já que as duas ferramentas são da mesma empresa;
- LinkedIn Ads: Essa é uma plataforma de anúncios dentro do Linkedin, excelente para divulgar empresas e marcas;
- Taboola: Ajuda a atrair e selecionar o público, com anúncios que não permitem que o cliente saiba que é publicidade;
- Bing Ads: O segundo site de buscas mais usado no mundo, possui plataforma de links patrocinados
SEO X Tráfego pago
Os dois métodos são complementares, gerando ótimos resultados se conseguir que o seu site apresente um SEO relevante para o Google, e em conjunto se utilizar das plataformas de tráfego pago como Google Ads.
Porém, para ser viável é necessário dar total preferência para o SEO inicialmente gerando uma relevância orgânica, assim que sentir que seu site está estabilizado em relação ao posicionamento, começar a investir em estratégias de tráfego pago.
É interessante compreender o nicho a qual sua empresa pertence para gerar técnicas que realmente vão priorizar seu segmento e público alvo.
Como você pode ver também no blog marketing para clínica odontológica.
Não devemos escolher entre usar do SEO ou do Tráfego pago, mas sim usá-los unidos e se aproveitando de suas características para complementar o outro método, sendo que é importante investir primeiro no SEO, para depois unir o tráfego gerado pelas duas estratégias.
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