Os influenciadores têm se tornado cada vez mais uma necessidade para os profissionais de marketing, já que é difícil para as marcas conseguirem atenção hoje em dia na Internet.
Isso ocorre principalmente porque todas as empresas, grandes ou pequenas, invadiram o mundo online, criando uma concorrência feroz. Esse fato tornou os consumidores extremamente céticos em relação às marcas que se dedicam à autopromoção. É por isso que a demanda por novas e mais modernas estratégias de marketing digital tem aumentado.
Na era digital, só os influenciadores e celebridades digitais podem ajudar a criar um burburinho online sobre uma marca. Eles têm o poder de direcionar mais pessoas para seus produtos ou serviços, pois os consumidores confiam nas recomendações feitas por seus influenciadores favoritos.
Também fortalece a reputação da marca, melhorando o engajamento do público e aumentando o lucro. A maioria das marcas jovens já usam esse meio para influenciar as decisões de compra e gerar mais conversões.
Ao lado de itens básicos como conteúdo, mídia social e marketing por e-mail, os influenciadores se tornaram parte integrante do mix de marketing das marcas. O crescente investimento em marketing de influência é em grande parte devido à capacidade do canal de ajudar a resolver algumas das grandes questões que as empresas enfrentam em um mundo competitivo.
No entanto, apesar de ser uma parte estabelecida do marketing atual, a visão dos profissionais de marketing mais experientes é que os influenciadores continuam sendo apenas uma espécie de ativação, ao invés de uma estratégia abrangente.
Pesquisas recentes revelaram que 71% das empresas atualmente usam o marketing de influenciador ou já o usaram no passado recente. Além do mais, 42% das empresas citam o marketing de influenciador como um de seus canais principais. Isso demonstra que o marketing de influenciadores se tornou um auxílio na grande maioria das empresas em praticamente todos os setores.
O que esperar do futuro?
E a maioria dos profissionais do setor concorda que o canal se tornará mais importante nos próximos cinco anos. O mundo atual acelerou muito a mudança das marcas em direção ao mercado digital. Mas, embora a adoção de uma abordagem que priorize o digital ofereça enormes recompensas potenciais, também apresenta desafios imediatos.
Questões importantes são levantadas, como ganhar a confiança e o amor de seu público-alvo e como garantir que você não seja ultrapassado pelos concorrentes são uma história tão antiga quanto o próprio marketing. No entanto, o espaço digital em rápida evolução dá a essas questões um paradigma completamente diferente.
Somado a isso, à medida que novas regulamentações de privacidade de dados são implementadas e, embora essa mudança para uma mentalidade que prioriza a privacidade seja em grande parte uma vitória para os consumidores, ela deixará muitos profissionais de marketing digital lutando para encontrar substitutos para estratégias que historicamente se baseiam nos dados comportamentais dos usuários.
E é aqui que o marketing de influenciador entra em cena. Com o público naturalmente segmentado pelo mérito dos influenciadores que escolhem seguir, as marcas com uma estratégia de influenciador em profundidade podem contornar as limitações do rastreamento comportamental. Além disso, o conteúdo do influenciador é visto como mais autêntico, criando relacionamentos de consumo de confiança com influenciadores que compartilham seus interesses, podendo ajudar até no combate às fake news.
Essas celebridades e influencers também costumam participar de eventos beneficentes e de atividades que possam melhorar sua imagem, seja doando objetos para leilões de caridade, encontrando fãs em arrecadações de alimentos ou até jogando poker em eventos. As marcas também podem se beneficiar desses relacionamentos, pois uma parceria com influenciadores de sucesso pode ter um grande impacto na opinião do consumidor sobre as empresas, já que as pessoas se sentem mais otimistas sobre uma marca que é vista pelos olhos dos influenciadores.
Já chegou a hora dos profissionais de marketing e empresários reconhecerem a importância dos influenciadores nesse setor do marketing digital. Embora o marketing de influência seja apenas um elemento a mais nas estratégias de marketing atuais, ele veio para ficar.
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