O que é Gamificação em Marketing: entenda o conceito

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Os jogos são populares no mundo por diferentes motivos: pelos desafios, pelas recompensas, pela diversão, etc. É possível alcançar isso no marketing digital? Para ter essa resposta, é necessário saber o que é Gamificação em Marketing.

Acontece que é possível tirar a mecânica dos jogos dessa plataforma e aplicá-las numa estratégia de divulgação de marcas. Trata-se de usar do ambiente lúdico dos jogos para instruir e influenciar o comportamento dos potenciais clientes.

Mas como funciona a Gamificação no Marketing? Quais são as ideias de gamificação? Quais são os exemplos de gamification? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre essa estratégia de marketing online!

O que é Gamificação em Marketing?

O objetivo da gamificação ou gamification é proporcionar um ambiente lúdico ao usuário, simulando a experiência de um jogo.”

A gamificação ou gamification se trata da repetição dos conceitos usados em jogos e na educação para fins corporativos – nesse caso, para marketing digital. Para isso, utiliza dos princípios e lógica dos jogos em outros contextos.

Com isso, seu objetivo é despertar interesse, aumentar o engajamento, desenvolver a fidelização do cliente e captar dados importantes. Não necessariamente envolve a criação de jogos de marketing, mas é possível realizar isso também.

Quais são os princípios da estratégia de gamificação?

Quais são os princípios dos jogos que podem ser aplicados no marketing? Alguns deles são:

  • Regras fixas;
  • Resultado variável e mensurável;
  • Existir esforço pelo jogador;
  • Consequências variáveis conforme o esforço do jogador.

Esses são elementos essenciais na estratégia de gamificação, de forma a garantir que o potencial cliente tenha uma experiência positiva. Por isso, deve-se evitar algumas ideias de gamificação como:

  • O usuário não interferir no resultado;
  • Uso de sorte;
  • Falta de conclusão clara (ranking, vencedor, perdedor, etc).

Quais são as técnicas na estratégia de gamificação?

Para alcançar resultados no marketing, são aplicadas ideias de gamificação. Elas já ocorrem naturalmente no dia a dia da população, mas aqui adquirem um foco maior na promoção da marca. Elas são:

  • Criar uma história envolvente onde o cliente é o protagonista;
  • Dividir os usuários por níveis, estimulando a busca por um nível maior;
  • Uso de contagem regressiva;
  • Uso de ranking;
  • Uso de emblemas, o que gera reconhecimento no usuário.

Para que serve a gamificação no marketing?

Agora que entendeu o que é gamificação e como ele funciona fora do contexto dos jogos, é hora de compreender sua aplicação no marketing online. Para que serve a gamificação no marketing?

Basicamente, para interação. Através da estratégia de gamificação, a empresa é capaz de interagir com o público e propagar a marca. Isso pode ser realizado por jogos, gincanas e outras atividades envolvendo as mecânicas dos jogos.

Através da gamificação, a empresa consegue estimular a realização de tarefas em troca de recompensa ou reconhecimento, o que gera satisfação pessoal. A marca se torna mais popular e, o melhor, isso ocorre de maneira natural e pouco invasiva.

Quais são os benefícios da gamificação?

  • Aproxima a empresa e o público, conquistando e fidelizando os clientes;
  • Cria uma interação mais natural entre empresa e público;
  • Mais fácil de sua marca e de seus produtos serem compartilhados
  • A marca se torna mais conhecida;
  • Facilita a coleta de dados significantes dos usuários.

Quais são os mais famosos exemplos de gamification?

A gamificação pode ser aplicada em diversos segmentos do mercado, como pode ser visto nos seguintes exemplos de gamification:

  • “Habitica” é um aplicativo para otimização de rotinas que mistura gerenciador de tarefas com jogo de RPG;
  • “A Love Story” foi um jogo de memória lançado pela Chipotle onde o consumidor tinha que combinar ingredientes sem aditivos químicos. Ao ganhar, recebia o direito a um ingrediente grátis na loja;
  • “Target Toy Factory” combinou gamificação e tecnologia para ser uma lista de desejos interativa em 3D para crianças. Foi feito pela loja de brinquedos Target;
  • “Morning Score” do Google Adwords serve para medir o valor do SEO das empresas. Ele utiliza do princípio de missões, onde o usuário recebe desafios relacionados à otimização do SEO.

Como aplicar a Gamificação em Marketing?

Para aplicar a gamificação no marketing online, você deve garantir duas coisas ao usuário: controle e otimismo. O controle permite que a divulgação da sua marca seja natural, enquanto o otimismo faz com que o usuário permaneça com sua empresa.

Algumas formas de fazer isso são:

  • Criando um aplicativo com foco em gamificação;
  • Elaborando gincanas envolvendo a sua marca;
  • Desenvolvendo competições online com recompensas interessantes, como um Gift Card Xbox.

Agora que entendeu o que é Gamificação em Marketing – e como aplicar – comece a entender seu público e a desenvolver novas estratégias de divulgação!

 

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