ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Tecnologia

A importância do Whatsapp para os negócios

Figura 1: https://pixabay.com/photos/whatsapp-communication-2503235/
Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Figura 1: https://pixabay.com/photos/whatsapp-communication-2503235/

O Whatsapp é o meio de comunicação mais utilizado no mundo atualmente, e tem números que crescem cada vez mais. Nos últimos tempos, algumas empresas vêm aproveitando o sucesso do aplicativo para implementar o seu uso como método de troca de informações com seus clientes, principalmente através do whatsapp business. Com ele é possível criar listas para disparar mensagens a diversos clientes ao mesmo tempo. Além disso, é um canal que estreita os laços da empresa com seu público, o que acaba tornando o contato mais próximo e íntimo. Mas, como tudo na vida, esse amável aplicativo não possui apenas pontos positivos. O objetivo desse texto é trazer alguns tópicos, bons e ruins, acerca do uso do Whatsapp pelas marcas e empresas.

Todo mundo usa

Se tratando de redes sociais ou funcionalidades do meio digital, o Whatsapp é o mais democrático em termos de idade de seus usuários. O Instagram, por exemplo, é claramente mais utilizado pelos mais jovens. Isso até ocorre com o Whatsapp, mas de maneira menos contundente. O termo “tiozão do Whatsapp” não surgiu do nada, né? Talvez por ter seu uso mais intuitivo, o aplicativo teve grande aderência também entre as pessoas mais velhas. Ou seja, se seu público alvo é maior, ou se sua marca é dedicada a pessoas que possuem mais de 45 anos, o Whatsapp tende a ser a maneira mais efetiva de se conectar com as pessoas que irão comprar de você.

Link nas outras redes sociais

Atualmente, o Facebook também é detentor do Instagram e do Whatsapp. Essa ligação entre as redes possibilita diversas funcionalidades bastante úteis no momento de divulgar seu negócio. Uma delas é a utilização de um link que leva direto para sua janela de conversa assim que seu cliente nele clicar. Por exemplo: você pode criar uma campanha no Facebook e colocar como objetivo receber mensagem de seu público alvo. O local de destino pode ser o próprio Whatsapp e isso será possível através do link que pode ser colocado nessa campanha. Em apenas um clique, mesmo estando em outra rede social, a pessoa estará “frente a frente” e poderá conversar com você.

Pagamento pelo aplicativo

O Whatsapp segue em constante evolução e vai apresentando novas funcionalidades de maneira recorrente. A novidade mais recente é a possibilidade de efetuar pagamento direto pelo aplicativo. É isso mesmo, além de poder conversar com seu cliente, vai ser possível receber pagamentos por ali. O mais legal de tudo é que o Brasil será o primeiro país a receber essa funcionalidade. Visto como um grande auxílio a pequenos negócios, irá facilitar a vida tanto de empresas como de consumidores.

Não seja invasivo

Como mencionado no início do texto, sempre há o lado negativo das coisas e é preciso considera-lo. Apesar de ser excelente e cumprir muito bem sua função comunicativa, o whatsapp estreita os laços da marca com seu cliente. Acontece que, se isso não for bem dosado, pode ter o efeito reverso. Como? Explico: Não é a melhor escolha ficar enviando mensagens diárias e insistente para seus clientes através dessa ferramenta. Claro, o aplicativo é uma grande arma para vender e trabalhar o branding da sua marca, mas também pode ter a mesma eficácia em destruir o relacionamento que você construiu com seu cliente. O ideal é que ele seja uma rede receptiva, ou seja, espere que seu cliente entre em contato por ali. Depois que isso ocorrer, fique à vontade para tirar as dúvidas que ele possui, para falar sobre seus novos produtos e para entender o que de fato ele precisa. Mas assim que o diálogo acabar, não seja insistente. Whatsapp não é um local de barganha.

Fica nítido o tamanho da importância de saber utilizar o whatsapp de maneira adequada. Por isso, é bom ficar atento às suas funcionalidades e ligado às suas novidades, quem souber “domar” esse monstro, terá uma ótima ferramenta de relacionamento com os clientes em suas mãos. 

7892 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Tecnologia

Vantagens e desvantagens de converter vídeos do Youtube em MP3

O Youtube é uma plataforma de vídeos na internet que continua a ser utilizado também por milhares de usuários em todo o…
Tecnologia

Qual o melhor conversor de vídeo do Yotubue para MP3?

O 2conv é, provavelmente, o melhor conversor de vídeos de Youtube para ficheiros mp3 da atualidade em toda a internet. A sua…
Tecnologia

Minas Gerais na vanguarda da tecnologia com projetos inovadores

Parte integrante da vida da população brasileira, a tecnologia proporciona maior praticidade para o dia a dia das pessoas e das empresas,…

Deixe uma resposta