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Design, direito e tecnologia unidos para melhorar o atendimento em escritórios

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Design, Direito e tecnologia podem juntos aprimorar o atendimento em escritórios de advocacia. Atualmente, a boa comunicação é crucial para um atendimento de qualidade.

Advogados que antes usavam o “juridiquês” para demonstrar conhecimento estão mudando tanto a forma de se comunicar como os meios que são utilizados. Para, assim, conquistar a confiança do cliente.

Com o uso do Legal Design, que é uma aplicação do design thinking ao universo jurídico, profissionais estão investindo em novas soluções para transformar a comunicação na advocacia e promover um atendimento de excelência.

Atendimento: por que ele se tornou tão importante?

Durante um bom tempo, a maioria dos advogados investiu em conhecimento jurídico como principal forma de atrair e conquistar clientes. Não é difícil de entender.

Um advogado forte tecnicamente consegue mais resultados através do seu trabalho e, consequentemente, mais clientes satisfeitos.

No entanto, na advocacia, até que os resultados surjam existe um tempo. E, quando o relacionamento com o cliente é negligenciado durante esse período, as chances de que ele desista do contrato ou termine insatisfeito são grandes.

Com o aumento da concorrência no mercado, mais e mais escritórios se deram conta de que o caminho é investir na satisfação do cliente. Por isso, o atendimento de excelência se transformou em uma prioridade para a grande maioria.

No entanto, aí que os desafios começaram. Afinal, conciliar um atendimento personalizado e de alta qualidade com a rotina atribulada de um escritório não é uma tarefa simples. A necessidade de automatizar o atendimento com ferramentas inteligentes como um software jurídico online, por exemplo, tornou-se uma necessidade.

Mais do que a ferramenta, no entanto, é preciso desenhar todo o fluxo de atendimento e criar padrões junto aos advogados. Nesse sentido, o Legal Design é uma abordagem que traz soluções para o mercado jurídico.

O que é o Legal Design?

Legal Design nada mais é do que a aplicação do design thinking ao universo jurídico.

O design thinking é uma abordagem bem conhecida de empreendedores e das startups e visa criar soluções estratégicas e inovadoras utilizando uma abordagem baseada na empatia.

O objetivo do Legal Design é melhorar produtos e serviços jurídicos gerando melhor engajamento e percepção na hora da entrega. No âmbito do atendimento, vem sendo aplicado no sentido de compreender melhor os problemas dos clientes e assim propor novas soluções.

Todo advogado sabe que enviar apenas relatórios e e-mails não é garantia de satisfação ao cliente. É preciso que as informações sejam compreendidas por ele e o meio designado para a entrega seja eficiente.

O Legal Design é uma abordagem própria que ajuda justamente na compreensão dessas falhas e consequentemente no aprimoramento do atendimento.

Como funciona o Legal Design na melhoria do atendimento?

É uma abordagem que tem como foco a empatia. Por isso, mais do que entender as formas de comunicação entre advogado e cliente, busca entender como é a compreensão do cliente ao tratar com o advogado ou escritório.

A abordagem é feita em etapas até que se chegue as conclusões que propõem melhorias ao atendimento.

Na primeira fase, a ideia é identificar um problema e buscar formas de resolvê-lo através da geração de ideias. Em seguida, o objetivo é interpretar essas ideias, sintetizando-as até se chegar à raiz do problema. A terceira fase é chamada de “ideação” e nela buscam-se ideias para resolver o problema de forma prática. Em seguida, essas ideias são prototipadas, ou seja, colocadas em prática para que seja possível testar sua efetividade.

Uma vez que uma ideia é colocada em prática, além de ser testada, é monitorada para ver se de fato funciona ou não. Toda a abordagem do design thinking, assim como do Legal Design é baseada em prática, tentativa e erro, até encontrar o modelo de solução mais efetivo.  

Ouvir o cliente e gerar soluções para o atendimento

A maioria dos escritórios quando quer melhorar o atendimento busca ouvir o cliente. De fato, essa estratégia não é errada. Porém, a falta do elemento prático muitas vezes compromete o resultado quando o objetivo são melhorias.

A vantagem de usar o Legal Design nesse processo é que os fatores subjetivos são transformados em elementos práticos que contribuem para a transformação através de um processo.

Assim como um software para escritório de advocacia, o Legal Design é tendência e, provavelmente, ganhará mais e mais espaço no mercado jurídico. Para escritórios que não sabem como melhorar o atendimento ao cliente, pode ser um bom ponto de partida.

Por Agência Experta media.

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