ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Tecnologia

Como usar as redes sociais para divulgar sua empresa de forma efetiva

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

As redes sociais são um ótimo meio para alcance de novos clientes e manutenção dos antigos para todo e qualquer tipo de negócio,  independente do nicho que se encontrem.

Porém, para que as redes tragam resultados significativos e efetivos para as empresas, é necessário apostar na elaboração de estratégias de marketing eficientes, para isso, basta que algumas dicas básicas sejam seguidas. 

Dicas essas que envolvem marketing digital e suas vertentes como, marketing de conteúdo, inbound marketing e growth hacking. 

Todavia, antes de pensar em nomenclaturas, saber princípios básicos é fundamental, principalmente se você fizer por conta própria, ou mesmo que contrate uma agência de mídias sociais, pois é essencial que acompanhe se as estratégias estão trazendo resultados positivos.   

Definindo avatar

O primeiro passo antes de elaborar qualquer estratégia é elaborar um avatar, também conhecido como persona, que seria a representação do seu público ideal.

Realizar essa criação é necessário, porque, caso o seu negócio já possua clientes antigos, certamente eles nunca foram definidos por você, e para as empresas que estão começando pensar e definir qual o público que consumirá seus produtos também é preciso. 

Se você está pensando: “mas porque não posso focar em mais de um tipo de pessoa?”, a resposta é que, você pode, porém deve reduzir ao mínimo possível para que consiga formular estratégias focadas em casa avatar. Além disso, é sempre bom lembrar que quem tenta agradar a todos, acaba agradando ninguém. Por isso, comece aos poucos e então terá resultados positivos. 

Para fazer essa definição é preciso pensar em detalhes como: idade, sexo, preferências, interesses, entre outras características que sejam relevantes para o nicho no qual sua empresa trabalha.

Qualidade nos conteúdos

Não adianta pensar em avatar e ter eles bem elaborados se os seus conteúdos forem de baixa qualidade.

Atualmente, com a popularização das redes sociais entre os negócios, o número de concorrentes em todos os nichos é grande, por essa razão, produzir conteúdos relevantes, que agreguem valor, ensinem algo, que prenda as pessoas é fundamental, caso contrário os seus concorrentes o farão e você ficará para trás. 

A estratégia de elaboração de conteúdos relevantes é uma das principais diretrizes do conhecido marketing de conteúdo. O foco dessa vertente é alcançar clientes de forma gratuita através de materiais relevantes. Esse método requer baixo investimento, entretanto costuma demorar um pouco mais para trazer resultado, mas quando traz costuma ser um público fiel e fidelizado, que gosta e interage com o seu negócio.

Defina objetivos

Após montado o avatar que representa o seu público ideal, é hora de definir os objetivos que você quer atingir através das redes sociais, para que, a partir deles, elabore estratégias de marketing eficazes.

Entre as suas metas podem estar: alcance de novos clientes, reconhecimento da marca, autoridade no mercado, fidelização, entre outros.

Anúncios pagos

Outro meio para atingir novos leads é através de anúncios pagos. Esses costumam trazer resultados rapidamente, desde que, obviamente, você tenha um perfil nas redes sociais forte e com conteúdos de valor. Porque de nada adianta levar o público até você se sua clínica não conseguirá gerar a fidelização dessas pessoas. 

Os anúncios podem ser feitos de duas formas, através do gerenciador de anúncios, que é a maneira mais indicada pois é possível fazer as otimizações necessárias, ou através do impulsionamento de postagens, que funciona, mas não é tão eficiente como o gerenciador e, normalmente, os valores por ação costumam ser mais caros. 

Observe as métricas

Uma das vertentes do marketing digital conhecida como growth hacking utiliza muito a observação de métricas e dados para obter resultados significativos e fazer otimizações sempre que necessário.

O growth hacking acredita que é através dessa mensuração que os objetivos são alcançados, e que, não adianta lançar conteúdos se você não souber como está sendo o desempenho deles. 

Além disso, quando métricas são observadas é possível que o processo como um todo seja otimizado, desde a obtenção do novo cliente até a ação que você quer obter através dele. 

Mostre-se presente

As redes sociais fazem que as marcas sejam vistas de uma forma diferente, elas fazem a aproximação do cliente com o negócio, dão um ar de pessoalidade. Por isso, é interessante manter a frequência nas postagens, pois assim o público estará constantemente lembrando de você e, muitas vezes, mesmo que nem estivessem precisando dos serviços que sua clínica oferece, acabam se interessando e gerando ações.

Outra dica importante é que seus conteúdos mostrem o lado “pessoa” do seu negócio, isso significa que você deve mostrá-lo por dentro, fazer que as pessoas criem conexão com os profissionais que trabalham nele e desenvolvam um lado íntimo e pessoal com o seu trabalho.

Por fim, as redes sociais podem ser de grande valor para empresas e negócios de todos os tipos, basta que as estratégias de marketing sejam bem elaboradas e aplicadas que os resultados certamente serão bastante positivos. 

 

7889 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Tecnologia

Vantagens e desvantagens de converter vídeos do Youtube em MP3

O Youtube é uma plataforma de vídeos na internet que continua a ser utilizado também por milhares de usuários em todo o…
Tecnologia

Qual o melhor conversor de vídeo do Yotubue para MP3?

O 2conv é, provavelmente, o melhor conversor de vídeos de Youtube para ficheiros mp3 da atualidade em toda a internet. A sua…
Tecnologia

Minas Gerais na vanguarda da tecnologia com projetos inovadores

Parte integrante da vida da população brasileira, a tecnologia proporciona maior praticidade para o dia a dia das pessoas e das empresas,…

Deixe uma resposta