ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Tecnologia

As casas impressas em 3D podem mudar o futuro da habitação a preços acessíveis

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

As impressoras 3D percorreram um longo caminho desde que foram concebidas em 1974. Desde os primeiros protótipos da década de 1980, não existiam muitas pessoas que pudessem imaginar no que acabariam por se tornar e no que seriam capazes de criar. Atualmente, é possível imprimir uma casa em menos de 24 horas, por um custo médio de cerca de 4000 USD (3700 €). Tendo em consideração que em Portugal o custo médio de construção de uma casa é de 1000€/m2, esta técnica moderna é uma opção económica a ter em conta. Existem várias empresas que se começaram a aventurar no campo da construção através da impressão 3D, muitas vezes estimuladas pelo preço de produção incrivelmente baixo e pelas elevadas velocidades a que é possível construir uma casa.

A ICON, uma empresa tecnológica pioneira numa das impressoras 3D mais avançadas do mundo atualmente, estabeleceu recentemente uma parceria com a instituição de caridade New Story, com o objetivo de combater a falta de moradias para habitação. Atualmente, esta parceria está a realizar um grande projeto com sede em El Salvador, onde criam cidades inteiras com moradias seguras e acessíveis em apenas algumas semanas. Essas casas serão oferecidas a pessoas que nunca tiveram um lar verdadeiramente seguro, com quatro paredes, um teto e uma porta. A impressora, Vulcan II, lidera este projeto. Desenvolvida pela ICON, é capaz de conter 2000 pés quadrados utilizando uma forma especial de betão com incrível resistência a intempéries e isolamento térmico.

Um dos aspectos mais interessantes desta tecnologia é a sua mobilidade e facilidade de utilização. A Vulcan II é incrivelmente móvel e é enviada em apenas uma peça, pelo que não requer montagem e pode simplesmente ser colocada no local para começar a imprimir. É quase exclusivamente operada através de um tablet, no qual recebe atualizações em tempo real sobre o progresso e pode ajustar aspectos da construção sem problemas.

subestimada importância desta tecnologia no combate aos sem-abrigo não deve ser subestimada. A facilidade de produção e o baixo custo é um ativo muito útil para a implantação de encanamentos e residências onde os ocupantes se possam sentir seguros. Uma casa de banho funcional ou um chuveiro podem ser garantidos para os que os usam diariamente, mas para os que têm essa possibilidade, é uma ferramenta incrivelmente útil para ajudar a preservar a casa, a manter-se a si mesmos e a evitar a propagação de doenças. A maioria das famílias que fizeram parte do projeto conduzido pela ICON e pela New Story viveu a vida inteira num único quarto, apertado e sem qualquer privacidade, mas estas casa possuem separação dos vários espaços dentro da casa.

Este é um grande avanço nos métodos de construção e infraestrutura. A idade relativamente jovem dessa tecnologia e o seu grande sucesso até agora é um sinal do potencial destas impressoras 3D para mudar o setor e influenciar a vida das pessoas de uma maneira profundamente positiva.

7885 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Tecnologia

Vantagens e desvantagens de converter vídeos do Youtube em MP3

O Youtube é uma plataforma de vídeos na internet que continua a ser utilizado também por milhares de usuários em todo o…
Tecnologia

Qual o melhor conversor de vídeo do Yotubue para MP3?

O 2conv é, provavelmente, o melhor conversor de vídeos de Youtube para ficheiros mp3 da atualidade em toda a internet. A sua…
Tecnologia

Minas Gerais na vanguarda da tecnologia com projetos inovadores

Parte integrante da vida da população brasileira, a tecnologia proporciona maior praticidade para o dia a dia das pessoas e das empresas,…

Deixe uma resposta