ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Tecnologia

Aceleração e mão de obra pouco qualificada: os desafios do mercado de tecnologia no futuro

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Big data, inteligência artificial, internet das coisas, blockchain: essas são palavras que já fazem parte do dia a dia de muitas empresas, o que prova que a revolução tecnológica mudou definitivamente o mercado de trabalho em praticamente todos os setores. 

Esse fenômeno tem obrigado os profissionais a também se adaptarem para conviver com a tecnologia — e tudo o que vem com ela — em suas rotinas diárias. Mas, e quem trabalha no próprio setor de tecnologia, como os desenvolvedores e analistas de dados

Esses profissionais têm um desafio ainda maior, pois, com um avanço novo a cada dia, as demandas da área também acabam mudando o tempo todo, o que exige que eles estejam em constante formação.

Carreiras estão em ascensão

Em um mundo cada vez mais digital, o mercado de tecnologia é um dos mais aquecidos do momento e a previsão dos especialistas é que as carreiras nessa área continuem em ascensão, ao menos, pelos próximos anos.

Um dos principais desafios da área, na atualidade, é a mão de obra ainda pouco capacitada no Brasil, onde a falta de profissionais preparados para suprir a demanda existente já é uma realidade. 

De acordo com um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, o mercado de tecnologia da informação (TI) pode apresentar um déficit de 290 mil profissionais. 

O estudo leva em conta que se formam por ano no país cerca de 46 mil pessoas em cursos com esse perfil, enquanto a demanda para o setor nos próximos anos gira em torno de 70 mil profissionais por ano.

As áreas de computação e nuvem, arquitetura de solução, data analytics, segurança cibernética e desenvolvimento mobile são algumas que já sofrem com a falta de profissionais. 

Por conta disso, os profissionais capacitados acabam sendo disputados pelas empresas, que encontram dificuldades para reter os seus talentos. Isso acaba valorizando esses cargos, o que faz com que os salários oferecidos sejam cada vez mais altos.

Especialistas acreditam que essa é uma tendência que deve continuar para o futuro, o que quer dizer que pode ser uma boa ideia investir em um curso nessa área. 

Muitas empresas e entidades do setor, inclusive, já estão pressionando o governo para criar e incentivar o ingresso em cursos na área de tecnologia para evitar o que elas chamam de “apagão técnico”.

Empresas estão inovando cada vez mais

Percebendo o potencial que a tecnologia tem para otimizar processos e aumentar a produção e, ao mesmo tempo, a qualidade dos serviços e produtos entregues, as empresas têm investido cada vez mais em programas de aceleração corporativa, para garantir seu espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

O termo aceleração ficou famoso com as startups, mas as grandes empresas também estão buscando cada vez mais inovação, para não ficarem para trás. Nesse contexto, os profissionais capacitados são peça-chave.

Esses profissionais precisam não só pensar em novas soluções e saber lidar com elas, como criar mecanismos para que essas ferramentas comandadas por uma inteligência artificial atendam às necessidades daquelas pessoas para as quais elas foram desenvolvidas.

Eles também precisam monitorar e acompanhar o comportamento dessas soluções tecnológicas no dia a dia dos processos, que devem estar cada vez mais focados no comportamento e na satisfação do cliente. As análises de dados, nesse contexto, também se tornam cada vez mais essenciais.

Assim, os profissionais de tecnologia da informação tendem a ser cada vez mais estratégicos dentro das empresas, atuando em cargos de gestão, junto às diretorias das corporações, ajudando a pensar — e a repensar constantemente — os modelos de negócios. O futuro já começou.

 

7892 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Tecnologia

Vantagens e desvantagens de converter vídeos do Youtube em MP3

O Youtube é uma plataforma de vídeos na internet que continua a ser utilizado também por milhares de usuários em todo o…
Tecnologia

Qual o melhor conversor de vídeo do Yotubue para MP3?

O 2conv é, provavelmente, o melhor conversor de vídeos de Youtube para ficheiros mp3 da atualidade em toda a internet. A sua…
Tecnologia

Minas Gerais na vanguarda da tecnologia com projetos inovadores

Parte integrante da vida da população brasileira, a tecnologia proporciona maior praticidade para o dia a dia das pessoas e das empresas,…

Deixe uma resposta