ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Tecnologia

TV 4K: o que é e como se diferencia das demais

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Apresentado o mais alto padrão de qualidade entre todos os modelos de televisão disponíveis no mercado, as alternativas de aparelhos 4K já são uma nova realidade acessível ao comércio.

Com uma vasta gama de opções — incluem-se modelos e preços, que variam, em média, de R$ 1.500 a R$ 40.000 —, as 4K apresentam melhorias que vão além das imagens em alta definição, compreendendo em suas múltiplas funções, as novas demandas, sobretudo tecnológicas, do denominado consumidor 4.0, representante comercial direto decorrente das constantes revoluções técnicas.

As TVs Ultra HD, como também são chamadas, podem ser definidas, na prática, como dispositivos que projetam imagens mais nítidas, com maiores e melhores variações de cores, brilhos, contrastes e sombras, tornando-se, assim, objetos de desejo para muita gente — gamers e maratonistas de séries que o digam.

Entretanto, as vantagens não param aí. Você lembra da época em que os televisores HD e Full HD foram lançados com a promessa de revolucionar o setor? Pois bem, as televisões 4K seguem o mesmo intuito revolucionário, e suas características inovadoras certamente valem a pena.  

Um novo passo rumo ao futuro

Decerto, as revoluções tecnológicas ampliaram a produção e o consumo dos mais variados itens pertencentes à área. Cada vez mais acessíveis, os aparelhos técnicos, hoje, são itens fundamentais do nosso cotidiano, sendo responsáveis por alterar, com espantosa velocidade, concepções acerca do mundo e das relações que o estruturam.

Um dos itens que se encaixam nesse referido padrão, considerado como um dos mais populares do mundo, é a famigerada televisão. De 69 milhões de residências espalhadas por todo o Brasil, apenas 2,8% delas não possuem um aparelho televisor, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletados em 2018.

Somando os fatores apontados, a nova geração de televisões não poderia ficar de fora do esquema produtivo de larga escala. Uma breve pesquisa por modelos 4K retorna uma infinidade de opções, que variam principalmente em especificações técnicas.

Atualmente, grande parte dos modelos vendidos possuem definição 2K — em outras palavras, a imagem é formada na tela por meio de um conjunto de dois pixels. Já a tecnologia 4K, que segue o mesmo parâmetro de definição, é capaz de oferecer melhores imagens, sem distorções, em telas ainda maiores e mais finas.    

A vantagem está na maior imersão do telespectador no conteúdo apresentado, bem como a possibilidade de o painel ser assistido por um número maior de pessoas a diferentes distâncias — função ideal para estabelecimentos comerciais, por exemplo.  

As melhorias da nitidez e da definição de cores são absurdamente notáveis: oferecendo maior número de pixels por polegada, a diferença é percebida até mesmo em ambientes mais amplos, iluminados e abertos.

HD X 4K: comparativo, definição e desenvolvimento

Como mencionado anteriormente, a diferença primordial está na pixelização. Enquanto as televisões Full HD apresentam resoluções máximas de 1920 x 1080 (compreendendo 2.073.600 pixels), as TVs 4K oferecem telas de 2840 x 2160 (totalizando 8.294.400 pixels), uma dissemelhança brutal.

O resultado é visto, literalmente, nas imagens apresentadas, que são bem mais nítidas, brilhantes, profundas e naturais.

Outro aspecto vantajoso das 4K é o conforto visual: mesmo estando a uma distância mínima do televisor os olhos não cansam, sendo possível enxergar plenamente as nítidas imagens.

Entretanto, algumas adversidades ainda dificultam a total popularização das TVs Ultra HD, por enquanto. Possuir um aparelho 4K ainda não é sinônimo de qualidade absoluta de imagem. Afinal, o aparelho é apenas um reprodutor, necessitando, assim, de conteúdos que também sejam 4K, caso contrário, o televisor exibirá resoluções correspondentes ao HD.

Diversas empresas, no entanto, já estão investindo na produção de conteúdos que atinjam a qualidade necessária dos 8.294.400 pixels. Grande parte dos jogos de videogame atuais é compatível com o sistema, bem como alguns títulos disponíveis no catálogo da Netflix — emissoras e estúdios de todo o mundo já iniciaram centenas de projetos visando a distribuição 4K.

A partir de determinado momento, toda produção será destinada à reprodução em 4K, seguindo a lógica do constante progresso técnico humano.

7893 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Tecnologia

Vantagens e desvantagens de converter vídeos do Youtube em MP3

O Youtube é uma plataforma de vídeos na internet que continua a ser utilizado também por milhares de usuários em todo o…
Tecnologia

Qual o melhor conversor de vídeo do Yotubue para MP3?

O 2conv é, provavelmente, o melhor conversor de vídeos de Youtube para ficheiros mp3 da atualidade em toda a internet. A sua…
Tecnologia

Minas Gerais na vanguarda da tecnologia com projetos inovadores

Parte integrante da vida da população brasileira, a tecnologia proporciona maior praticidade para o dia a dia das pessoas e das empresas,…

Deixe uma resposta