ÚLTIMASBelo Horizonte registra primeira morte por dengue em 2020 saiba mais
Gastronomia

Comida nacional: os benefícios de optar pelo cardápio brasileiro

Você conhece o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde? Se trata de um documento que recomenda uma rotina alimentar saudável especialmente para nossa população. O guia sugere uma alimentação à brasileira, ou seja, baseada nos alimentos tipicamente produzidos na nossa terra.

É comum que na correria do dia a dia, as pessoas optem por fast-food ou mesmo congelados que precisam de apenas alguns minutos no microondas para estarem prontos para consumo. Por mais que haja a impressão de ganho de tempo com essas comidas rápidas, o ônus é enorme.

Um dos problemas dessa forma de se alimentar é a pandemia global de obesidade que estamos enfrentando. Os números são alarmantes e parte da causa é a escolha de uma alimentação ultraprocessada em detrimento de alimentos in natura

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de crianças e adolescentes obesos saltou de 11 milhões para 124 milhões nos últimos 40 anos, e o número segue crescendo. Adultos também são diretamente afetados por essa doença, e isso é impulsionado pelo atual modo de vida ocidental.

A culinária brasileira e sua “comida de verdade” 

Por mais que estejamos sempre em uma correria que parece nunca acabar, é preciso se atentar à saúde. 

Ao chegar em casa, é mais fácil preparar uma lasanha congelada no microondas e a consumir rapidamente, mas o custo disso é alto para a saúde. O mesmo vale para o fast-food.

Ao optar por uma alimentação mais saudável, é possível não apenas prevenir a obesidade como também outras doenças crônicas não transmissíveis. Começar essa mudança exige dedicação, mas é muito mais prazeroso do que o sabor da comida congelada. 

Uma forma de iniciar é aprendendo a cozinhar e conhecendo mais a fundo a riquíssima culinária brasileira. Por aqui, há uma enorme variedade de frutas, legumes, verduras e cereais que podem compor as refeições. Ou seja, para aderir a uma alimentação saudável não é preciso apostar em comidas complexas ou raras.

Cada região produz determinados alimentos e tem sua própria cultura alimentar. Ou seja, diferentes comidas atendem às necessidades de diferentes perfis de pessoas e culturas. Por aqui, o nosso “arroz e feijão” atende perfeitamente às necessidades da nossa população. 

Além das questões culturais envolvidas na adesão à comida típica brasileira, essa opção é importante também para o mercado interno da agricultura. Ao comermos os alimentos produzidos por aqui, aumentamos nossa demanda interna e fazemos a economia girar. Logo, aqueles produtos são popularizados e os preços tendem a cair. 

Outro modo de consumir alimentos in natura, brasileiros e com preço mais baixo é dando preferência aos alimentos sazonais, ou seja, que estão na safra. Existem épocas que são melhores para a produção de determinados alimentos, e nessas épocas eles tendem a ter um menor preço e uma qualidade superior.

Benefícios da atenção aos alimentos

Os alimentos da estação vigente, produzidos aqui, são plantados e colhidos nas condições climáticas ideais, então, não à toa que ficam mais saborosos. Além disso, com a produção facilitada pelo clima, eles chegam mais baratos até a mesa do consumidor, que, de quebra, compra alimentos com menos agrotóxicos, já que estes estão mais resistentes. 

Ao abrir mão do fast-food ou da comida congelada e colocar a mão na massa, o contato direto com o preparo da comida pode ter efeito relaxante. Além disso, essa pode ser uma boa oportunidade para reunir a família e fazer uma atividade que resultará em uma saborosa e divertida refeição.

A saúde agradece demais quando alimentos ultraprocessados são ignorados. Vale muito a pena trocar o nugget por um legume preparado em casa, assado, por exemplo.

Optando por esta última opção, será possível descobrir tantos sabores e combinações que provavelmente o hambúrguer cheio de gordura e molhos não fará falta, e as comidas inspiradas em países distantes, também não. Os pratos típicos do Brasil são opções ideais. 

As propriedades nutricionais de cada alimento podem surpreender. Uma alimentação baseada nas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira é rica nutricionalmente, ou seja, garante todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.

Quem dá uma chance para a comida brasileira não se arrepende.

7712 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Gastronomia

Projeto Fartura encerra 48 horas de festival com mais de 160 atrações de gastronomia e cultura

Foram 48 horas de programação gratuita com mais de 160 atrações gastroômica e cultural envolvendo chefs e artistas mineiros e nacionais
Gastronomia

Cerveja x Chopp, quais as principais diferenças?

Apesar de ambas as bebidas serem consagradas pelo gosto popular, procedimentos e métodos durante a produção as tornam diferentes
Gastronomia

Ingredientes que não podem faltar em sua pizzaria

A associação de Pizzarias Unidas de São Paulo informou que o Brasil produz em média 1 milhão de pizzas por dia. A…
Power your team with InHype

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.

Deixe uma resposta