O arroz está sempre no prato dos brasileiros, seja fazendo companhia para o feijão, seja em receitas como o risoto e o arroz de forno. E, segundo a Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO) esse comportamento se repete no mundo, já que dois terços da população mundial consomem diariamente o cereal.
Mas você sabia que há diversas variedades de arroz? Embora o grão branquinho seja o mais tradicional no Brasil, o mercado nacional já começa a oferecer outros tipos como os integrais, o arroz vermelho e o negro, por exemplo. Eles têm diferentes origens e nutrientes específicos.
Quer conhecer um pouco mais sobre as opções deste cereal e como essa diversidade pode ajudar a aprimorar a sua dieta? Nós levantamos algumas informações para você.
Arroz mais consumido pelos brasileiros
Que o arroz é um alimento muito consumido no Brasil, todos já sabem. Mas você consegue dizer o nome do arroz que está diariamente na mesa dos brasileiros? Branquinho e miúdo, o cereal mais popular entre nós é o agulhinha. Ele recebe esse nome porque seu formato assemelha-se a uma agulha.
Segundo alguns relatos, essa variedade já era encontrada no Brasil e os índios das regiões litorâneas o conheciam e consumiam. Há ainda versões que afirmam que foram os portugueses que trouxeram este cereal para o país.
Como é obtido
O arroz agulhinha passa por um processo de enriquecimento para perder a casca. Ou seja, ele é obtido quando o grão integral perde a casca. Por isso, se comparado ao integral, ele leva menos tempo para ficar pronto.
Arroz parboilizado
O arroz parboilizado é o arroz agulhinha comum, só que ele recebe um tratamento hidrotérmico para receber os nutrientes da casca integral. Ou seja, do ponto de vista nutricional, ele tem mais vitaminas e minerais.
Outros tipos de arroz encontrados no país
Mas o arroz branco não é o único que temos no Brasil não. Aliás, é cada vez mais comum encontrarmos cereais com cores e nutrientes bem diversificados.
Arroz vermelho
Segundo alguns historiadores, o arroz vermelho tem origem asiática, mais precisamente da China, e chegou ao Brasil trazido pelos portugueses colonizadores. No entanto, no século XVIII o consumo desse cereal chegou a ser proibido pelos próprios portugueses, já que afetava os interesses comerciais dos europeus.
Por mais de um século, o cereal ficou sem produção expressiva no país e quase foi extinto. Isso só não aconteceu porque alguns produtores mantiveram o arroz vermelho clandestinamente em fazendas da Bahia, Minas Gerais e Paraíba.
Ele é vermelho porque tem um alto teor de antioxidantes antocianinas que inibem os efeitos do envelhecimento e do estresse oxidativo. Rico em ferro e fibras, esse arroz ajuda a reduzir o colesterol, além de ajudar a controlar o apetite.
Arroz negro
Este é outro cereal que foi cultivado na China por milênios e que, curiosamente, também foi proibido. No caso, a população chinesa não podia consumi-lo já que o alimento era exclusivo do imperador. Acreditava-se que era um cereal afrodisíaco e que garantia a longevidade do líder político.
Cientificamente, sabe-se que esse é um alimento que possui de 20 a 30% mais fibras do que o arroz branco. Além disso, possui também diversas vitaminas, cálcio, magnésio, ferro e zinco.
Recentemente, o arroz negro caiu no gosto de alguns chefes de cozinha brasileiros e pode ser o prato principal de receitas como o risoto. Também vai muito bem com peixes e frutos do mar.
Arroz cateto
Já o arroz cateto não tem um grão muito longo, aliás, pelo contrário, ele é mais curtinho e curvado. Muita gente chama o cateto de arroz japonês e ele ocorre tanto na cor branca quanto na vermelha.
Os grãos brancos são mais translúcidos e só ganham uma coloração mais branquinha quando cozidos. Já o arroz cateto de coloração vermelha, quando ainda cru, puxa para tons amarronzados. Há quem misture os dois criando um mix de grãos. Eles podem ser também integrais.
Esse arroz pode ser um bom aliado para quem quer emagrecer já que esses grãos possuem diversos nutrientes como vitaminas do complexo B e E, cálcio, ferro e magnésio. Os grãos desse cereal também são ricos em proteínas. Com isso, eles ajudam a saciar o organismo por mais tempo.
Agora que você conhece um pouco melhor esses outros tipos de arroz, bora preparar algumas receitinhas novas?
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.