Redes Sociais

Gastronomia

Belo Horizonte é candidata a Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco

Lançamento foi feito durante o encontro “Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia”, evento promovido pela PBH por meio da Belotur. Chef Leo Paixão é embaixador da candidatura

A candidatura de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco foi lançada nesta terça-feira, 16/10, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. A escolha será realizada em junho de 2019 e a capital mineira terá como embaixador o premiado chef belo-horizontino Léo Paixão. O anúncio da candidatura foi feito no encontro “Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia”, evento promovido na sede da Prefeitura.

De acordo com o presidente da Belotur, Aluizer Malab, o próximo passo é a construção de um dossiê que vai reunir os projetos do Poder Público e do setor privado que fazem com que Belo Horizonte se destaque no setor. Malab explicou que ações do Programa Municipal de Turismo Gastronômico serão elaboradas estrategicamente pela Belotur com o apoio técnico da Comissão de Gastronomia do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Frente da Gastronomia Mineira.

O processo será feito em parceria com órgãos, entidades, empresas e universidades para que os frutos desse intercâmbio de conhecimento possam se refletir na prática das atividades turísticas em Belo Horizonte e consequentemente no sucesso da candidatura. A iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais.

“Essa candidatura significa um processo de reconhecimento da riqueza da gastronomia que temos. E ela reforça um projeto de cidade que estamos construindo, mais sustentável e que valoriza o que é produzido aqui. Precisamos mostrar como Belo Horizonte é surpreendente também na gastronomia. Por isso, vamos montar esse dossiê de candidatura e apresentar tudo o que temos, desde a infinidade de festivais, até a força do nosso café, da cachaça, da cerveja, dos restaurantes”, afirmou Aluizer Malab. “A partir do momento que você tem a experiência como um dos objetivos principais do turista, nada melhor do que apresentar essa gastronomia forte, para que as pessoas possam, por meio do paladar, descobrir e apreciar nossas raízes”, completou.

O embaixador Léo Paixão também destacou a relevância que um título como esse pode trazer para o Município. “Belo Horizonte é o centro gastronômico de Minas, que é o estado mais importante gastronomicamente do Brasil. Essa candidatura vai ser ótima para gerar turismo, fomentar a gastronomia e desenvolver ainda mais o setor”, considerou.

O chef explicou, ainda, que o trabalho necessário para que o título venha para Belo Horizonte é a união. “Precisamos unir toda a cadeia produtiva, dos produtores aos chefs, para mostrar a força da nossa gastronomia. Mostrar nossa técnica, tradição e criatividade. Com isso, vamos conseguir provar que a cozinha mineira é muito relevante e que o centro dessa cozinha é Belo Horizonte”, disse.

Cidades Criativas

A programação do encontro “Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia” foi dedicada ao turismo gastronômico, tendo como foco justamente os destinos brasileiros que já possuem o reconhecimento de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco. O objetivo foi acompanhar esses cases de sucesso como exemplos a serem seguidos para a construção da candidatura de Belo Horizonte.

Estiveram presentes Marcus José Rocha, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, Cristina Maseda, secretária de Cultura de Paraty, Mônica Lobato, assessora da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém e Rosa Milagros Ochoa Koepke, diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil.

Unesco

Desde 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco ressalta a criatividade de seus membros dentro de sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Atualmente, conta com um total de 180 cidades em 72 países, oito delas no Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no do design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

O programa tem o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Para integrar a rede, a cidade deve preparar um plano de desenvolvimento no campo criativo em que a cidade se candidatou. O processo de seleção é feito por dois comitês: um técnico, com representação em cada categoria, designado pela Unesco; e um comitê de representantes das cidades já integrantes da Rede, em cada categoria.

A candidatura deve demonstrar, de forma clara e prática, a disposição, o compromisso e a capacidade da localidade em contribuir com os compromissos da Rede. É preciso ainda apresentar um plano de ação realístico, incluindo detalhamento de projetos, iniciativas e políticas a serem executadas nos quatro anos seguintes à admissão ao programa.

Comida di Buteco

Tanganica Art bar é o campeão da 20ª edição do Comida di Buteco Belo Horizonte

Boteco venceu o concurso com o petisco “vegano di buteco”

Vegano de buteco - Foto: Divulgação/Comida di Buteco

O Tanganica Art Bar foi eleito, na noite deste sábado, 18 de maio, o melhor boteco de Belo Horizonte, ao vencer a 20ª edição do concurso Comida di Buteco.

O boteco, que fica na Rua Padre Demerval Gomes, 380, no Coração Eucarístico, venceu pela primeira vez o concurso com o petisco vegano di buteco (rolêzinhos empanados de berinjela recheados com funghi e shitake. Acompanha pururuca e molho madeira veganos).

Agora, o Tanganica Art Bar vai disputar, no dia 15 de julho, em São Paulo, o título de melhor boteco do Brasil.

A tradicional Saideira do Comida di Buteco aconteceu pela primeira vez no BH Shopping. Velha Guarda da Mangueira, Gustavo Maguá, Ausier Vinícius, Charanga Pop e DJ Cateb se apresentaram no evento, que reuniu 2500 pessoas no 4º piso do centro comercial.

PREMIADOS COMIDA DI BUTECO 2019

1º lugar:
Tanganica Art Bar.
Endereço: Rua Padre Demerval Gomes, 380 – Coração Eucarístico.
Contato: (31) 3376-7047.
Petisco concorrente: VEGANO DI BUTECO (rolêzinhos empanados de berinjela recheados com funghi e shitake. Acompanha pururuca e molho madeira veganos).

2º lugar:
Já Tô Inno.
Endereço: Rua Benjamin Dias, 379 – Barreiro.
Contato: (31) 3384-1198.
Petisco concorrente: 20 V (assado de batata recheado com costela de acém, envolto com bacon fatiado e acompanhado por creme de queijo com alho poró à moda da casa).

3º lugar:
Bar Du Du.
Endereço: Rua Violeta, 369 – Esplanada.
Contato: (31) 3646-1551.
Petisco concorrente: VIM PRA FICAR (língua de boi ao molho de vinho com purê de batata).

4º lugar
Santuário Retrô Botequim.
Endereço: Praça Capela Nova, 122 / Lj 01 – Minas Brasil.
Contato: (31) 9 9208-4950.
Petisco concorrente: SANTUÁRIO PELAS GERAIS (carne de lata servida com abacaxi caramelizado, pimenta dedo-de-moça, pesto de ora-pro-nóbis e farofa de biju).

5º lugar:
Pé de Goiaba.
Endereço: Rua José de Alencar, 780 – Nova Suíça.
Contato: (31) 2555-3906.
Petisco concorrente: RAIZ DE MINAS (lombo assado na brasa ao molho de goiabada com queijo, pimenta agridoce e farofa de jiló).

Continua lendo

Comida di Buteco

Conheça os participantes da edição 2019 do Comida di Buteco em Vale do Aço

Comida di Buteco no Vale do Aço começa nesta sexta-feira

Porco com pimenta biquinho - Foto: Divulgação/Comida di Buteco/Damille Barros

Começou nesta sexta-feira (12) o mais tradicional  concurso de comida de buteco. Em 2019, Vale do Aço recebe o Comida di Buteco em vários estabelecimentos espalhados pela cidade.

PERFIL BUTECOS PARTICIPANTES – EDIÇÃO 2018

 

  1. Buteco: Albatroz Butequices

 

Cidade: Vale do Aço

 

Endereço: Rua John Kenedy, 284 – Cidade Nobre

Telefone: (31) 9 8686-2103

Funcionamento: Terça a Domingo: 18h à 00h

Nome do petisco: Uma Costelinha e uma Caipirinha Por Favor

 

Descrição: Costelinha  no molho de vinho, acompanhada de espetinho de quiabo à milanesa, paçoca de carne seca, polentinha crocante e uma deliciosa geleia especial de caipirinha.

 

 

  1. Buteco: Arrojado’s

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Rua Palmeiras, 1010 – Horto (Clube Ipê) – Ipatinga

Telefone: (31) 98662-3758

Funcionamento: Terça a Sábado: 19h à 00h

Nome do Petisco: Porco Embriagado

Descrição: Rocambole de torresmo. Acompanha bolinho de mandioca feito com manteiga de garrafa, empanado no flocão de milho, e vinagrete de jiló.

 

 

  1. Buteco: Bar da Aninha

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Rua Matos Guerra, 26. Ideal – Ipatinga

Telefone: (31) 98601-0109

 

Funcionamento: Segunda a sábado das 17h às 22h

Nome do Petisco: Maça do Amor

Descrição: Maçã de peito cozida ao molho de ervas; com raspas de queijo e limão siciliano. Acompanha torradas com orégano.

 

  1. Buteco: Bar do Luciano

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Av Jose de Magalhães Pinto, 1287 – Cel Fabriciano

Telefone: 98762-9951 / 98732-6533

Funcionamento: Quartas, Sextas e Segundas-feiras: 16h30 à 00h00
Sábado e Domingos: 09h a 00h

Nome do Petisco: Isca de porco com pimenta biquinho

Descrição: Isca de porco com pimenta biquinho

 

  1. Buteco: Bar do Moreira

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Rua Pedras Preciosas, 551 – Bairro Iguaçu – Ipatinga

Telefone: (31) 9  9 8865-7723

Funcionamento: Terça a sábado das 17h às 00h e domingo das 16h às 21h

Nome do Petisco: Joelho Sensação

Descrição: Joelho de porco acompanhado de um deliciosa farofa de banana com baco

 

  1. Buteco: Bar do Paulinho

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Rua Cento e Trinta e Dois, 492 – Santa Maria – Timotéo

 

Telefone: (31) 3849-6009

Funcionamento: Terça a Domingo: 18h à 00h

Nome do Petisco: Da Lavoura ao Curral, uma trajetória de Sabores

Descrição: Tirinhas de filé ao molho gorgonzola, maçã de peito e caldo de feijãozinho

 

  1. Buteco: Bar galpão

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Av. José Fabricio Gomes (esquina com rua Argel) – Bethânia – Ipatinga

Telefone: (31) 3827-3711 (31) 3824-2947

Funcionamento: sexta à quarta de 18h30 às 00h

Nome do Petisco: Isperimenta sô, ta baopadaná

Descrição: Bolinho de mexidão com carne de lata, pastel de angu com recheio de carne com jiló, pele de bacon torrada e creme de milho verde.

 

 

  1. Boteco: Bombar

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Rua José do Patrocínio, 141 – Cidade Nobre – Ipatinga

Telefone: (31) 98609-9593

Funcionamento: Terça a sexta: 18h as 00h | Sábado: 11h as 00h | Domingo: 11h as 18h

Nome do petisco: Enrolados com Sabor de Casa

Descrição: Medalhões de frango com bacon e anéis de cebola servidos com molho barbecue.

 

 

  1. Buteco: Caldo e Cia

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Av Ary Barroso, 1203 – Serenata – Timotéo

Telefone: (31) 38482794

Funcionamento: Segunda e terça, quinta e domingo das 17h às 23h30

Nome do Petisco: Escondidinho do Fla mais bem acompanhado

Descrição: Escondidinho de batata doce com bolinho de frango

 

 

  1. Buteco: Mácario

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Rua Teresópolis 225 (esquina com rua Campinas) – Veneza I

Telefone: (31) 9 9261-4593

Funcionamento: Terça a sexta das 17h às 23h45 e sábado e domingo das 15h às 23h45

Nome do Petisco: 20 vezes você. ♥

Descrição: Maçã de Peito cozida, Costela de Porco cozida ao molho da casa, acompanhado de escondidinho de mandioca ao molho branco.

 

 

  1. Buteco: Petisco Bar e Beer

Cidade: Vale do Aço

Endereço: R. Rodrigues Arzão, 98 – Imbaúbas – Ipatinga

Telefone: (31) 3824-2004

Funcionamento: Segunda e terça: 17h às 23h00 / Quarta: 17h à 0h / Quinta: 17h à 0h30 / Sexta: 17h à 1h30 / Sábado: 18h à 1h30

 

Nome do Petisco: Porco Ralado no Crocante de Alho

Descrição: Carne de porco desfiada, temperada com sal, alho, cebola, limão e azeitona, servidos com bastante caldo e acompanha torradas frescas ao creme de alho especial da tia Fatinha.

 

  1. Buteco: Recanto da Picanha

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Praça Coaracy Nunes, nº 4 – 4a, Batista Campos

Telefone: (31) 3825-4759

Funcionamento: Terça a sexta das 18h às 00h e sábado das 18h às 01h

Nome do Petisco: Porc Pinga Frita

Descrição: Cubos de Pernil à moda pinga e frita acompanhado de molho agridoce de laranja e bolinhos de tropeiro com couve crispy.

 

  1. Buteco: Sal e Brasa

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Av. Pêro Vaz de Caminha, 226 – Bom Retiro – Ipatinga

Telefone: (31) 98678-9007

Funcionamento: Terça a sexta: 18h30 às 0h Sábado: 18h30 às 2h
Domingo: 16h às 0h

Nome do Petisco: Trem de Minas

Descrição: Preparado de frango com legumes e bacon acompanhado de angu de milho verde.

 

 

  1. Buteco: Skina 17

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Av. Monsenhor Rafael, 17 – John Kennedy – Timotéo

Telefone: (31) 9 8552-0444

Funcionamento: Segunda a sexta das  18h até último cliente

Nome do Petisco: Bolinho  Mineiro

Descrição: Bolinho de carne mineiro acompanhado do molho Skina com flores comestíveis

 

 

  1. Buteco: Tenda Arabe

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Centro Comercial Cariru, Lj 9B – Cariru – Ipatinga

Telefone: (31) 3824-5011

Funcionamento: Segunda a quinta-feira: 18h00 à 00h00
Sexta-feira a domingo: 19h00 à 0h00

Nome do Petisco: No mais Gerais

Descrição: Filé de Tilápia ao molho tarator com amêndoas acompanhado de farofinha de banana da terra e bacon.

 

  1. Buteco: Timonel

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Rua Amsterdâ, 10 – Betânia – Ipatinga

Telefone: (31) 9  8902-8914

Funcionamento: Todos os dias das19h às 23h30

 

Nome do Petisco: lagarto Enrolado

Descrição: Medalhão de rocambole de carne mixta, bacon defumado, calabresa e ervas finas, acompanhado de batata inglesa assada e molho tártaro.

 

  1. Buteco: Tulipa’s Bar

Cidade: Vale do Aço

Endereço: Rua Felipe dos Santos, 30 B – Cidade Nobre – Ipatinga

Telefone: (31) 98842-9079

Funcionamento: Terça e Quarta: 16 as 00h | Quinta à sábado: 17h30 as 01h30

Nome do Petisco: Tulipa Pig

Descrição: Costelinha de porco marinada no molho de alho, deitada na farofa de feijão de corda, acompanha geleia de Pimenta e molho barbecue.

 

 

Continua lendo

Comida di Buteco

Conheça os participantes da edição 2019 do Comida di Buteco em Uberlândia

Comida di Buteco em Uberlândia começa nesta sexta-feira

Omelete - Foto: Divulgação/Comida di Buteco

Começou nesta sexta-feira (12) o mais tradicional  concurso de comida de buteco. Em 2019, Uberlândia recebe o Comida di Buteco em vários estabelecimentos espalhados pela cidade.

PERFIL BUTECOS PARTICIPANTES – EDIÇÃO 2018

 

  1. Buteco: Albar

 

Cidade: Uberlândia

 

Endereço: Avenida Floriano Peixoto, 5339 – Alto Umuarama

 

Telefone: (34) 9 91755098

Funcionamento: Terça a Sábado: 18h às 00h

Nome do petisco: Omelete Albar

 

Descrição: Omelete de frango com presunto, muçarela, catupiry, milho, bacon, cebola e tomate.

 

 

  1. Buteco: Alfaiataria

Cidade: Uberlândia

Endereço: Rua Barão de Camargos, 614 – Centro

Telefone: (34) 3219-4242

Funcionamento: Quarta a Domingo: 18h às 01h

Nome do Petisco: Bolinho Carreteiro

Descrição: Bolinho de arroz carreteiro com carne seca desfiada

 

  1. Buteco: Bar Butekão

Cidade: Uberlândia

Endereço: Rua Benjamin Constant, 519 – Aparecida

Telefone: (34) 99991-3228  (34) 99243-2776

Funcionamento: Terça a Sábado: 18h às 00h

Nome do Petisco: Torresmo Butekão

Descrição: Torresmo de barriga acompanhado com mandioca e tiras de limão

 

 

  1. Buteco: Bar do Betão

Cidade: Uberlândia

Endereço: Av. João Pinheiro, 263 – Centro

Telefone: (34) 3236-9130

Funcionamento: Segunda a Sábado: 16h30 às 00h30
Domingo: 16h30 às 23h30

Nome do Petisco: Porcolino

Descrição: Carré suino grellhado na manteiga servido com puré de batata salsa e bacon empanado na farinha panko. Acompanha molhos de tamarindo e barbecue.

 

  1. Buteco: Bar do Carlinho

Cidade: Uberlândia

Endereço: Rua Costa Pereira, 159 – Bom Jesus

Telefone: (34) 3217-5868

Funcionamento: Segunda a Sábado: 18h às 00h

Nome do Petisco: Bem Bolado

Descrição: Iscas de frango crocantes, recheadas com queijo minas, acompanhadas de  molho especial.

 

 

  1. Buteco: Bar do Dudu

Cidade: Uberlândia

Endereço: Rua Rafael Rinaldi, 1595 – Martins

 

Telefone: (34) 3234-7044

Funcionamento: Segunda a Sábado: 18h às 00h

Nome do Petisco: Brasileirinha

Descrição: Porção de guariroba cozida  com temperos picantes da casa

 

  1. Buteco: Bar do Joãozinho

Cidade: Uberlândia

Endereço: Rua dos Eucalíptos, 469 – Cidade Jardim

Telefone: (34) 9 9780-5576

Funcionamento: Segunda a Sábado 17h às 23h30

Nome do Petisco: Bolinho da Kaite

Descrição: Bolinho de arroz com carne seca

 

  1. Boteco: Bar do Sô Creysson

Cidade: Uberlândia

Endereço: Av. Dr. Arnaldo Godoy de Souza, 1945 – Cidade Jardim

Telefone: (34) 3237-5016

Funcionamento: Segunda a Sábado: 17h às 00h

Nome do petisco: Fantástica Tilápia Grelhada Seu Creysson

Descrição: Tilápia grelhada servida com mussarela, tomate, cebola e azeitona, tipo vinagrete, regada no azeite.

 

 

  1. Buteco: Baroa

Cidade: Uberlândia

Endereço: Alameda Uberaba, 200 – Jardim Finotti (próx. UFU Campus Santa Mônica)

Telefone: (34) 3235-1071

Funcionamento: Segunda a Sábado: 18h às 23h30

Nome do Petisco: Safadinho

Descrição: Escondidinho de batata baroa com ragu de lingüiça de pernil suíno

 

 

  1. Buteco: Celeiro

Cidade: Uberlândia

Endereço: Rua Francisco Jorge, 45 – Roosevelt

Telefone: (34) 3215-5353

Funcionamento: Diariamente: 18h às 02h

Nome do Petisco: Espetinho de Tilápia

Descrição: Espetinho de tilápia acompanhado com molho agridoce picante de manga.

 

 

  1. Buteco: Chalé Pé de Cocô

Cidade: Uberlândia

Endereço: Av Dom Pedro II, 1641. Alto Umuarama

Telefone: (34) 3219-8574

Funcionamento: Segunda a Quinta 17h às 23h | Sexta e Sábado 17h à 00h

Nome do Petisco: Piaba Surfista

Descrição: Piabas crocantes acompanhadas de chips de batata baroa servidas com molhos tartaro e branco.

 

  1. Buteco: Chefe Espeto

Cidade: Uberlândia

Endereço: Av Nicodemos Alves dos Santos, 321 – Saraiva

Telefone: (34) 2589-2737

Funcionamento: Terça a Domingo 18h30 às 00h

Nome do Petisco: Costela do Chefe

Descrição: Costela suina servida com purê de mandioca e molho barbecue

 

  1. Buteco: Mussa Petisqueira

Cidade: Uberlândia

Endereço: Av. Maestro Villa Lobos, 357 – Tubalina

Telefone: (34) 99102-5947

Funcionamento: Segunda a Sexta 17h às 0h

Nome do Petisco: Trem Bão Uai

Descrição: Lombo de porco empanado recheado com queijo minas acompanhado com mandioca frita e molho de açúcar mascavo.

 

  1. Buteco: Netão Beer

Cidade: Uberlândia

Endereço: Av. José Fonseca e Sílva, 4061 – Jardim Europa

Telefone: (34) 3232-0596

Funcionamento: Terça a Quinta 18h à 0h |Sexta e Sábado 18h às 02h |
Domingos 18h à 0h

 

Nome do Petisco: Portet Uai

Descrição: Almondega de costela recheada com provolone. Acompanha molho rose

 

  1. Buteco: Nosso!

Cidade: Uberlândia

Endereço: Av Afonso Pena, 3361  – Brasil

Telefone: (34) 2589-2130

Funcionamento: Terça a Sábado: 17h às 00h

Nome do Petisco: Maribel

Descrição: Caminha de massa de arroz crocante recheada com carne seca, temperos e molho especial.

 

 

  1. Buteco: Point do Mercado

Cidade: Uberlândia

Endereço: R. Olegário Maciel, 255 Loja2 – Centro

Telefone: (34) 3236-9227 (34) 99696-6592

Funcionamento: Terça a Sábado: 11h às 23h Domingo: 11h às 18h

Nome do Petisco: De tudo um Porco

Descrição: Tutu à mineira servido na folha de couve com torresmo, bisteca suina e codeguim. Acompanha paçoca de carne seca e zoiudo (ovo frito).

 

  1. Buteco: Recanto da Cevada

Cidade: Uberlândia

Endereço: Av. Laerte Caetano da Silva, 1337 – Alto Umuarama

Telefone: (34) 3212-5831

Funcionamento: Terça a Quinta 18h à 0h | Sexta 17h à 0h
Sábado 11h às 0h | Domingo 11h às 22h

 

Nome do Petisco: Coxinha de Feijoada

Descrição: Coxinha de feijoada frita, recheada com pernil desfiado, catupiry e queijo meia cura.

 

  1. Buteco: Recanto do Raimundo

Cidade: Uberlândia

Endereço: Rua Marquês Póvoa, 180 – Osvaldo Rezende

Telefone: (34) 3236-1552

Funcionamento: Terça a Quinta 16h às 23h
Sexta e Sábado 11h Às 23h

Nome do Petisco: Espetinho Parmegiana

Descrição: Espetinho de filé à parmegiana servido com molho vermelho caseiro especial da casa.

 

 

  1. Buteco: Semaforo

Cidade: Uberlândia

Endereço: Av. Rondon Pacheco, 3220 – Saraiva

Telefone: (34) 3234-3337

Funcionamento: Terça a Domingo 18h às 02h

Nome do petisco: Portpetas da Vovó

Descrição: Almondegas bovinas ao molho barbecue

 

Continua lendo