O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

FLITI – Feira Literária de Tiradentes marca sua segunda edição com homenagens a Paula Pimenta e Roger Mello 

Evento gratuito ocupará três importantes espaços da cidade mineira entre os dias 14 e 17 de outubro 
Feira Literária de Tiradentes - Foto: Divulgação
Feira Literária de Tiradentes – Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade histórica de Tiradentes (MG) recebe a Feira Literária de Tiradentes (FLITI), evento de incentivo à leitura através da democratização do acesso aos livros e com a presença de autores e atividades lúdicas e literárias para todas as idades. Na primeira edição, a feira foi palco da comemoração dos 40 anos do Menino Maluquinho. Desta vez, os homenageados serão a escritora Paula Pimenta e o ilustrador Roger Mello, que participarão do evento junto com outros 50 convidados.

A mineira Paula Pimenta, que compõe esse time de peso, estará na Feira para um bate-papo sobre sua trajetória como escritora infantojuvenil e seus livros já publicados. Também entre os homenageados, Roger Mello, grande ilustrador brasileiro, apresentará seu último livro Enreduana (Companhia das Letras). Durante a Feira, a autora do público jovem, Thalita Rebouças, fará uma presença online em um bate-papo sobre o lançamento de “Confissões de Um Garoto Inteligente, Purpurinado e Intimamente Discriminado”, o quarto livro da tetralogia Confissões.

Na programação, entre os dias 14 e 17 de outubro, de 10h às 20h, estão previstos espaços para autógrafo, lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias, apresentações culturais e eventos artísticos.

Serão quatro dias de profunda imersão no universo literário. Destaque para a programação especial, em homenagem ao mês das crianças, com atividades voltadas para o público infanto-juvenil no domingo, dia 17 de outubro. Serão convidados autores jovens e adolescentes para compor essa programação diferenciada.

Outro ponto alto da FLITI é o Ônibus-Biblioteca. A biblioteca sobre rodas visitará a Escola Municipal João Pio – Bairro Água Santa, Escola Municipal Prof. Alice Lima Barbosa – Bairro Santíssima Trindade e Pré-escola Municipal Padre Lourival – Bairro Várzea antes do início da feira, com um acervo de 2.000 livros. Assim, através das “visitas literárias”, o veículo funcionará como um espaço de leitura e empréstimos gratuitos de livros para os alunos da rede pública de ensino e para os moradores da região.

A primeira FLITI foi consolidada como um evento de relevância cultural para a cidade de Tiradentes e de grandes transformações socioculturais. A edição recebeu cerca de três mil e seiscentos visitantes, seguindo todos os protocolos do Programa Minas Consciente. E esse ano não será diferente: máscaras e álcool em gel serão distribuídos durante toda a programação. Realizada novamente no Gramado do Santíssimo Resort, a feira dobrará de tamanho, ocupando também o Largo das Mercês e o Museu da Liturgia no Centro Histórico.

O Gramado do Santíssimo Resort receberá a estrutura central da FLITI. No local serão instalados 15 stands de editoras, uma tenda denominada Arena Literária, onde serão realizadas as programações literárias tais como: lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias e apresentações culturais. No Largo das Mercês, o Ônibus-Biblioteca FLITI ficará estacionado durante os dias 14, 15, 16 e 17 de outubro de 2021, na lateral da calçada próximo ao Instituto Mário Mendonça. Como uma iniciativa inédita, serão realizadas ações de incentivo à leitura.

O Jardim do Museu da Liturgia, por sua vez, receberá a Roda Ilustrada, um movimento que valoriza a ilustração e o projeto gráfico como elementos dialógicos junto à narrativa verbal. A roda-espiral do Jardim inspira este movimento, que abre espaço para que criança e adulto sejam leitores igualmente livres e criativos. Assim denominado, o Roda Ilustrada, além de homenagear a roda como elemento narrativo em nossa tradição desde os povos originário, também homenageia o sambista Noite Ilustrada, já que à noite, as ilustrações e as palavras são ainda mais misteriosas.

A FLITI foi idealizada por Cristina Figueiredo, diretora da empresa Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental, e tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação de Tiradentes. A programação é gratuita e está disponível nas redes sociais da FLITI: Instagram: @flitifeiraliterariatiradentes e Facebook: @feiraliteráriadetiradentes

Sobre os homenageados

Paula Pimenta

Nascida em Belo Horizonte, Paula Pimenta formou-se em Publicidade pela PUC (MG). Em 2001, iniciou sua carreira como escritora, com o livro de poemas “Confissões” e em 2008, escreveu o primeiro livro da série “Fazendo Meu Filme”, que se transformou em best-seller. Paula é um fenômeno da literatura para adolescentes, principalmente do gênero feminino. Indicada pela Revista Época como uma das personalidades mais influentes do Brasil em 2012, a autora vendeu mais de 100 mil exemplares de “A Minha Vida É Um Filme”, uma de suas obras. Durante a sua carreira, também foi colunista na revista Veja e no jornal O Tempo.

Roger Mello

Roger Mello nasceu em Brasília e formou-se pela Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. No início de sua carreira, trabalhou ao lado de Ziraldo, na Zappin, e também se dedicou ao desenho animado. Hoje, já são mais de 100 livros ilustrados. Todo o seu talento e sensibilidade resultaram em algumas premiações. O artista recebeu o prêmio Jabuti nas categorias de literatura infantojuvenil e ilustração, com Meninos do mangue; o prêmio suíço Espace Enfants e foi o primeiro ilustrador brasileiro a ser indicado para a final do Prêmio Hans Christian Andersen - prêmio mais importante da literatura infantojuvenil - em 2010 e 2012, tendo vencido em 2014. A flor do lado de lá, Selvagem e W são algumas das famosas obras de Roger Mello.

Presenças confirmadas

ADALBERTO LUIZ, ADRIANA GAMELAS, ALBERTO LIMA PAULLUCI, ALESSANDRA VISENTIN, ANDRÉ PARREIRA, ANDRÉ NEVES, ANTONIO VOORHEES, BANDA RAMALHO, CAMILA ROCHA, FABRÍCIO CARPINEJAR, COMPANHIA DE INVENTOS (MARIONETES A FIO), DEMÓSTENES DUMONT, ELIANA MARTA, FERNANDO FABBRINI, GLAURA SANTOS, GRUPO JULY – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (BH), GUTO LINS, GUY COSTANETO, HENRIQUE GERMAN, JOÃO PEDRO PORTINARI LEÃO, JUJUBA E ANA, JÚLIA MEDEIROS, LAURA MEDIOLI, LEONARDO COSTANETO, LEONOR GOMES, LUCIANA SAVAGET, LUIZ CRUZ, LUIZE VALENTE, MARCELO GIRARD, MARCIA GOMES, MARCIA PASCHOALLIN, MARCOS SIMÕES, MARIA FERNANDA GONCALVES, MARIA MELO, MARIANA MASSARANI, NINA FALCÃO GANDRA, OLAVO ROMANO, PAULA PIMENTA, ROGER MELLO, RUI DE OLIVEIRA, SÔNIA RODRIGUES (FILHA DE NELSON RODRIGUES), SUSANA FURTADO, TEATRO ENTRE E VISTA, THAÍSE SANTANA, THALITA REBOUÇAS (Presença On-line), ULISSES PASSARELI E VOLNEI CANÔNICA

Protocolos de segurança

Pensando na segurança do público do evento, a FLITI foi organizada de acordo com todos os protocolos e medidas sanitárias conta a Covid-19. A organização do evento garantirá o uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre os assentos do público, disponibilização de álcool em gel e higienização dos livros com aparelhos de raio ultravioleta. A FLITI possui o selo “Evento Seguro” aprovado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Total
0
Shares

Relacionados