fbpx
Redes Sociais

Eventos

Festival reúne diversos queijos artesanais em Belo Horizonte

Emater-MG e IMA oferecem plantão técnico para esclarecer dúvidas sobre a produção e a legislação do produto

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Foto: Por Dentro de Minas

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, representou o governador Romeu Zema, neste sábado (27/7), na solenidade de abertura do Festival do Queijo Minas Artesanal, realizada na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. “Este evento é um espaço para valorizar um dos nossos mais genuínos produtos mineiros, o queijo fabricado artesanalmente com leite cru. E, cada vez mais, estamos ganhando papel de destaque no mundo. Nossa ascensão no Concurso Mondial du Fromage, em Tours, na França, é exemplo disso. Em 2015, ganhamos uma, em 2017, onze, e agora, em 2019, 51 das 56 medalhas conquistadas pelo Brasil vieram para Minas”, destacou.

A secretária também falou sobre os ganhos trazidos com a assinatura do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia e a abertura do mercado chinês para a compra de lácteos produzidos no Brasil. “Este acordo (Mercosul e União Europeia) irá beneficiar muito o estado e permitir que os nossos produtos, a exemplo da cachaça, do café, do azeite, das frutas, e, principalmente, dos queijos, possam vencer a barreira internacional e serem comercializados em outros país. Além disso, tivemos a recente abertura do mercado chinês para a importação de produtos brasileiros. Estamos muito orgulhosos em ter no estado dois dos laticínios que integram essa lista.”

Para Ana Valentini, o recém anunciado Selo Arte é outra importante conquista do setor, uma vez que permitirá o comércio entre os estados de forma mais facilitada e desburocratizada. Segundo ela, o governo terá um papel fundamental já que caberá a ele regulamentar cada uma das variedades de queijos artesanais existentes em Minas Gerais. “É importante destacar que a nossa legislação estadual permite que sejam feitas todas as mudanças necessárias para legalizar todos os tipos de queijos produzidos no estado”, esclareceu.

O anfitrião do evento, Roberto Simões, presidente do Sistema Faemg e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, contextualizou que a história de Minas com o queijo teve início no século XVIII, quando a iguaria era produzida apenas para o consumo de algumas famílias. Com o passar do tempo, vieram os avanços no processo de fabricação e tratamento do produto. “Hoje, temos queijos sofisticados que já fazem parte da nossa gastronomia. Além disso, conseguimos melhorar as legislações estaduais e federais que confirmam a qualidade da produção artesanal”, pontuou.

No festival que segue até amanhã, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Queijo Minas Artesanal (QMA), produzido em sete regiões do estado (Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro, Canastra e Triângulo Mineiro).

No estande do Governo de Minas, estão expostos outros tipos de queijos artesanais produzidos em Minas, também com o leite cru, e que foram contemplados pela nova legislação estadual, que regulamenta a produção e a comercialização do produto (Lei 23.157/2018). São eles: cabacinha, requeijão moreno, Alagoa, os produzidos na região da Serra da Mantiqueira, Vale do Suaçuí, Serra Geral e do Ibitipoca, além dos queijos fabricados a partir do leite cru de outros animais, como cabra, ovelha e búfala.

No espaço também está disponível um plantão técnico, organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Normas para o registro das queijarias, técnicas de maturação dos queijos, boas práticas de produção e a caracterização das sete regiões produtoras do QMA são alguns dos temas que podem ser esclarecidos pelos técnicos da Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Também participaram da abertura o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, o secretário de Estado de Cultura, Marcelo Matte, o subsecretário de Estado de Comunicação, Roberto Bastianetto, o diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, o diretor Administrativo e Financeiro da Emater, Cláudio Bortolini, e o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Seapa, Gilson Sales.

Atrações

Nos dois dias do evento, haverá oficina de harmonização do Queijo Minas Artesanal com cervejas artesanais mineiras, e os apreciadores também terão a oportunidade de aprender a harmonizar a iguaria com outra riqueza do agronegócio mineiro: os cafés artesanais. O festival vai contar, ainda, com uma oficina sobre os processos de maturação e conservação dos queijos artesanais.

Além das oficinas, sete chefs mineiros vão apresentar pratos elaborados com queijos das sete regiões produtoras. A programação inclui rodadas de negócios e apresentações musicais.

Outras informações pelo www.festivalqma.com.br.

Serviço

3º Festival do Queijo Minas Artesanal
Local: Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, 889
Horário: Sábado (27/7) das 10h às 22h | Domingo (28/7) das 10h às 20h

Eventos

Marketing para eventos: como ter sucesso na divulgação online

Você sabe como fazer um bom marketing para eventos? Se não sabe, é hora de aprender. Afinal, esse tipo de ferramenta é essencial para conseguir fazer com que o seu evento tenha o público que você precisa e os resultados adequados.

Nesse caso, a Internet é uma das principais ferramentas disponíveis para a publicidade para eventos e fornecedores que trabalham em situações do tipo. Para se ter uma ideia, só o Facebook tem 127 milhões de usuários no Brasil. O Instagram tem 66 milhões. Ou seja: há uma enorme quantidade de usuários nas redes sociais que podem ser clientes ou participantes dos seus eventos.

Isso sem falar no volume de buscas que o Google tem (mais de 80 mil pesquisas por segundo) e todas as outras ferramentas que o marketing para eventos pode usar na Internet.

E aí, se empolgou para aprender como fazer um bom marketing para eventos? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Use os eventos como fonte de marketing para os próximos

Uma das melhores maneiras de fazer marketing para eventos é usar a força do trabalho que você já faz para poder impulsionar os próximos. Ou seja: usar aquilo que você já tem para apresentar para poder buscar  novos clientes.

Pense em uma orquestra para casamento, por exemplo. Ela pode filmar a suas apresentações em um casamento para conseguir encontrar novos clientes no Facebook ou Instagram, comprovando o efeito que a sua música tem nos convidados.

O mesmo pode ser feito com praticamente todos os outros eventos, tanto os corporativos, quanto os pessoais. Por isso, investigue qual é o momento nos seus eventos que é o “money shot”, ou seja, aquele momento que mais vende para novos clientes e filme, tire fotos e use esses elementos a seu favor na sua estratégia de marketing online.

Entenda quem é a persona que você quer atrair

O marketing para eventos é muito amplo porque o tipo de público que pode ser alcançado com ele é também muito amplo. Por exemplo, dependendo do tipo de evento a ser organizado, a sua persona será uma ou outra.

Apenas para deixar claro, uma persona é um perfil que representa o seu público ideal. Por exemplo, uma convenção jurídica focada em programas de computador que ajudam advogados tem como público alvo os advogados que estão mais abertos para o uso de elementos tecnológicos no trabalho, normalmente profissionais mais jovens.

Já um organizador de casamentos, por exemplo, tem como público alvo jovens que vão se casar em breve ou pretendem começar a montar todo o evento de união de suas vidas.

Ao mesmo tempo, um único evento pode ter duas personas diferentes. Pense, por exemplo, em um festival dedicado a uma cultura, como um Festival da Itália. Ao mesmo tempo que o seu objetivo pode ser atrair pessoas que gostam da cultura italiana, ainda pode atrair descendentes de italianos e também empresas ligadas a esse segmento.

Com base nisso, a estratégia de marketing para eventos visa se comunicar com o público com base nos seus canais de comunicação favoritos. Pessoas que gostam da cultura italiana, por exemplo, provavelmente se reúnem ao redor de páginas no Facebook sobre a Itália, a cozinha italiana, o futebol local, o cinema e páginas de aulas sobre o idioma.

Trace um plano de marketing para eventos com múltiplos passos

Um evento que precisa atrair o público a algum lugar precisa ser cuidadosamente planejado pois depende da venda de ingressos e patrocínios para ter lucro. Uma das formas de fazer isso é ao gerar hype na medida certa.

Hype, em outros termos, pode ser traduzido como o interesse das pessoas em participar de um evento específico. Uma forma interessante de gerar hype é ao ativar os gatilhos mentais corretos.

O principal gatilho mental relacionado ao hype é o da antecipação. Basicamente, é fazer a pessoa ter a sensação agora de toda a diversão que ela terá no dia do evento. É por isso que muitas produtoras de filmes, por exemplo, lançam trailers sobre seus projetos. Não se trata apenas de informar o público sobre os filmes, mas também dar um gostinho do que elas vão aproveitar.

Por isso, vá aos poucos divulgando quem são os convidados do evento, que tipo de conteúdo estará disponível por lá e porque as pessoas precisam ir ao evento.

Comece com coisas leves, mas que chamem a atenção do público. Eventualmente, vá se tornando um pouco mais específico, abordando aquelas várias personas que comentamos antes. Depois, jogue as principais novidades na imprensa de modo sucedido, quando estiver perto da data do evento.

Com essas dicas, você conseguirá montar um bom plano de marketing para eventos usando as ferramentas que a Internet tem para oferecer. Hoje em dia, o Facebook, o Instagram, o Google e outros instrumentos são úteis para qualquer tipo de eventos.

Gostou das dicas? Então deixe sua opinião em um comentário abaixo!

 

Continuar lendo

Eventos

Mystic Fair chega em março a Belo Horizonte

Edição regional da maior feira mística e esotérica do mundo acontece nos dias 28 e 29 de março

Cinco anos separam o desejo e a realização de um evento que reúne múltiplas expressões de espiritualidade em Minas Gerais. O escritor, empresário e apresentador Claudiney Prieto aguardou pacientemente, assim como pregam as mais antigas sabedorias do planeta, para organizar a primeira edição da Mystic Fair na capital mineira.
O evento acontece nos dias 28 e 29 de março de 2020 na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. São esperadas nesta primeira edição 18 mil pessoas para conhecer o trabalho de 115 expositores em uma área de 4 mil m². Terapeutas holísticos e integrativos, astrólogos, místicos, videntes e cartomantes de todo o Brasil atenderão os visitantes durante o último final de semana de março, entre 10h e 20h. Editoras de livros e baralhos, marcas de roupas, acessórios, fabricantes de cristais, aromas, pêndulos, incensos, produtos e imagens religiosas também estarão presentes.
Para Prieto “trata-se de uma oportunidade única de reunir diferentes crenças presentes no Brasil em um evento que fala de amor, respeito e diversidade. Queremos combater o preconceito com conhecimento e acolhimento. Minas Gerais é o terceiro estado que mais levou visitantes para a  10ª edição da Mystic Fair em São Paulo. Trata-se de um Estado em que se observa um número crescente de terapeutas complementares, formados em grandes escolas do Brasil e do exterior. Será uma grande festa. Uma plataforma que reunirá danças, aulas, rituais e palestras. ”
Grandes nomes do esoterismo no Brasil como André Mantovani, Hedvaldo Cantelli e Luciano Nassyn já confirmaram presença. Mais de 80 palestras e rituais são previstos nos dois dias de evento. Caravanas de todo o estado, assim como de Goiás, já se organizam para vir. Um dos mais importantes festivais de  São Tomé das Letras, destino turístico esotérico no Sul de Minas Gerais, é também parceiro da feira.
Mais informações podem ser encontradas no site https://www.mysticfair.com.br/.

Serviço

1ª  Mystic Fair BH
Local: Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, 889 – Centro
Data: 28 e 29 de março de 2020
Horário: das 10h às 20h
Valores: R$ 25,00 (para um único dia) – Pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito.
R$ 30,00 (para 2 dias) – Pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito.
Observações: Estudantes com carteirinha, menores de 12 anos e maiores de 60 anos pagam meia entrada. Venda de ingressos somente na bilheteria da Feira durante os dias do evento. Pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito. A Serraria oferece estacionamento gratuito a seus visitantes.
Acesso: Menores de 12 anos não terão acesso a feira, a não ser que estejam acompanhados de seus responsáveis legais.

Continuar lendo

Eventos

Salão do Estudante 2020 evidencia o aumento da procura pelo ensino superior fora do Brasil

Edição de 2020 em Belo Horizonte ocorrerá em março

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas no evento que acontecerá no mês de março em 6 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba e contará com mais de 300 instituições representadas. Neste ano o destaque é a ExpoPós, uma área destinada especialmente para quem tem a intenção de fazer graduação e pós-graduação no exterior, um perfil que cresceu muito entre os visitantes nos últimos anos. Para atender essa turma, o Salão contará com a presença de representantes de diversas instituições internacionais de ponta, como a University of London, no Reino Unido, uma das universidades de ponta para pesquisa intensiva do mundo, as mais conhecidas universidades Portuguesas, como Universidade de Coimbra, Lisboa e Porto, e algumas das melhores universidades americanas do mundo, como a University of California, University of Miami e a Columbia University de Nova Iorque, membro da Ivy League, entre muitas outras.

Outro detalhe importante nesta edição é a presença de organizações governamentais, como o Study in Japan, o Campus France, o Study in Argentina, o EducationUSA, o DAAD, a Education in Ireland e os Consulados dos Estados Unidos, África do Sul e de Portugal. Mas o evento não é destinado apenas a quem vai fazer ensino superior fora do Brasil. A turma que pretende fazer outra opções de intercâmbio, como high school ou curso de verão ou se matricular em escolas de cinema, teatro e musical também vai encontrar todas as informações necessárias no evento. Também estarão disponíveis diversos cursos de idiomas, uma dos mais procurados em termos de ensino no exterior.

O mesmo vale para quem está interessado em fazer o ETS Educational Testing Service, conhecido como TOEFL, teste de inglês que é necessário para ingresso nas universidades. E quem acha que as condições financeiras não estão muito favoráveis para estudar fora poderá ter uma boa surpresa, já que são oferecidas facilidades no pagamento, como parcelamento, e o dólar está congelado. Alguns cursos, aliás, são mais baratos do que se imagina. Outros detalhes interessantes é que a nota do Enem é aceita em todas as instituições superiores Portuguesas e existem opções de cursos on-line que exigem presença física apenas uma ou duas vezes por ano.

Destaque para Portugal e Alemanha

Os dois países têm participação especial este ano. Portugal contará com cerca de 40 instituições, entre universidades, faculdades e institutos politécnicos. Já a Alemanha, que é o país de honra desta edição, contará com dezenas de instituições que vão desde o ensino médio até a graduação e pós-graduação. O DAAD, que funciona como um órgão de aconselhamento estudantil para aqueles que desejam estudar no país, estará dando mais informações sobre as oportunidades de estudo e pesquisa no país.

SERVIÇO

Salão do Estudante 2020

Belo Horizonte: 17 de março
Local: Mercure Lourdes
Endereço: Av. do Contorno, 7315 – Lourdes
Horário: 15h às 19h

Mais informações: www.salaodoestudante.com.br

SALÃO DO ESTUDANTE
O Salão do Estudante é a maior feira de intercâmbio da América Latina. Entre mais de 300 expositores, o evento reúne variedades de cursos no exterior e as melhores empresas de intercâmbio do Brasil, para quem procura a melhor faculdade internacional ou simplesmente quer fazer um curso de inglês no exterior. Há oportunidades fora do País para todos os gostos e idades.
Site: www.salaodoestudante.com.br

EXPOPÓS
A ExpoPós é a maior e mais importante feira de educação superior da América Latina. Com mais de 100 instituições representadas por mais de 10 países, o evento reúne as melhores opções para quem quer cursar uma graduação, pós-graduação, MBA, doutorado ou mestrado no exterior.
Site: www.expopos.com.br

Continuar lendo