Motoristas e motociclistas que pegaram a estrada para viajar ou que estão chegando para curtir o Carnaval em Belo Horizonte tiveram uma surpresa na manhã desta sexta-feira, 01.03. Eles participaram de uma blitz educativa na MG-010, que visou alertar condutores e passageiros sobre os perigos da mistura álcool e direção.
Realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), Secretaria de Estado de Saúde, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, BHTrans e empresas parceiras, o evento também procurou alertar os motoristas sobre a importância de acompanhar sempre a manutenção do veículo, praticar a direção segura, usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade, usar corretamente os faróis, entre outros temas.
Coordenadora de Ações de Trânsito da Sesp, Christianne Aguiar destaca que a intenção é educar os condutores não apenas para o período do Carnaval, mas também alertar para que as pessoas efetivamente sejam mais prudentes e conscientes em sua rotina diária no trânsito. “Desde 2017, os acidentes de trânsito com causa presumida dirigir embriagado estão caindo no Estado, e isso se deve às campanhas preventivas e educativas. A prevenção é sempre o melhor caminho”, afirma.
Em 2018, Minas Gerais registrou queda de 11,25% nos registros de acidentes de trânsito com causa presumida embriaguez, em comparação com 2017. Foram 5.011 acidentes, contra 5.646 no ano anterior. A redução continuou no início deste ano: Minas teve 325 registros em janeiro de 2019, contra 363 no mesmo período do ano passado – uma queda de 10,47%. Em Belo Horizonte, a redução foi ainda maior: 42,86%. Foram 35 acidentes em janeiro de 2018, contra 20 em janeiro deste ano.
Marchinhas pela segurança
A ação desta sexta-feira contou ainda com uma apresentação da banda de educação para o trânsito da BHTrans, que tocou marchinhas com temas relacionados a trânsito e segurança para quem passava pelo local. Diversos materiais informativos foram distribuídos, e pedestres e passageiros de ônibus também foram abordados.
Weligton Souza, de 9 anos, estava passando pelo local, acompanhado dos irmãos, e fez questão de parar. “Aprendi a musiquinha e vou cantar para o meu pai. Ele não gosta de usar cinto de segurança. Estou levando esses materiais para entregar para ele também”, contou.
Um dos motoristas abordados, Edgar Luiz contou que já presenciou vários acidentes acontecerem por imprudência dos motoristas. “Tem muita gente que não respeita os limites de velocidade, não faz a manutenção do veículo e aí acontecem os acidentes. Por isso, concordo que é mesmo importante alertar as pessoas a ter mais consciência no trânsito”, disse.
Fernanda Souza foi uma das passageiras de ônibus abordadas. Ela estava em um dos veículos de viagem que foram parados na ação – em seu ônibus, a maioria dos passageiros não estava usando o cinto de segurança. “Essa ação tem que acontecer sempre. As pessoas precisam ter consciência sobre o uso do cinto também no ônibus. Acho que agora todos aqui vão passar a usar”, comentou.
Prevenção às drogas
Também presente na blitz educativa, a Subsecretaria de Política sobre Drogas da Sesp, em parceria com a Polícia Militar, deu início a uma série de ações para conscientizar as pessoas sobre o uso do álcool e outras drogas durante o Carnaval. Em diferentes pontos da capital, as equipes da Subsecretaria estão orientando motoristas e pedestres sobre os perigos que o uso dessas substâncias pode trazer. Durante as abordagens, materiais informativos são distribuídos inclusive para as crianças. Para elas, revistinhas e carinhas personalizadas abordam o tema de forma lúdica. Em alguns pontos, a ONG Bloco Show também está ajudando a chamar a atenção da população.
Superintendente de Acolhimento Integral aos Usuários de Drogas, Fabiane Oliveira explica que durante o Carnaval há um aumento na experimentação e abuso de álcool e outras drogas, sobretudo entre os jovens. “Assim, é imprescindível essa ação preventiva, visando orientar o folião quanto aos riscos desse comportamento. A mensagem é educativa, e o lema é curtir a festa de modo saudável e seguro”, destaca.
Na manhã desta sexta-feira, uma ação foi realizada no Instituto de Educação, no centro de Belo Horizonte. Já na parte da tarde, as equipes vão à Avenida dos Andradas, em frente ao Boulevard Shopping, e à Cidade Administrativa. No domingo, 3 de março, a ação acontece na Feira Hippie, em frente ao Mercado das Flores.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.