Redes Sociais

Últimas Notícias

Estado concede licença para construção do novo distrito de Bento Rodrigues

A entrega da licença, que autoriza a construção do novo distrito, beneficiará 238 famílias da cidade de Mariana

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), entregou, nesta quinta-feira (5/7), à Fundação Renova, o certificado de licença do loteamento urbano para o reassentamento da população de Bento Rodrigues. O distrito, no município de Mariana, foi atingido pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Mineradora Samarco, em 2015. A entrega da licença, que autoriza a construção do novo distrito, beneficiará 238 famílias, o que representa cerca de 730 pessoas.

A licença foi entregue pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e pelo superintendente de Projetos Prioritários, Rodrigo Ribas, ao diretor presidente da Fundação Renova, Roberto Waack. Com a concessão da licença, a Semad cumpriu a promessa feita à população atingida de dar prioridade ao processo, a fim de garantir o rápido andamento do licenciamento ambiental da nova Bento Rodrigues.

“Essa licença significa que o governo de Minas está atestando a viabilidade ambiental do projeto de Novo Bento Rodrigues e, mais do que isso, significa uma virada de página para essas pessoas que sofreram tanto com o desastre de 5 de novembro de 2015. Esperamos que com essa licença ambiental e com a execução das obras que se iniciarão a partir daqui, novos sonhos tenham lugar na vida dessas pessoas, que elas consigam reestabelecer suas relações de vizinhança e que a partir daí consigam manter seu modo de vida como era antes e tenham novamente sua dignidade, virando a página de tanto sofrimento que tiveram nos últimos anos”, ressaltou o secretário.

O processo, formalizado no dia 23 de maio deste ano, foi feito em fase única, por meio do Licenciamento Ambiental Concomitante (LAC1), previsto pela Deliberação Normativa 217/2017. A norma foi totalmente revisada e entrou em vigor em março deste ano, modernizando a legislação ambiental. Dessa forma, as Licenças Prévia (LP), de Instalação (LI) e de Operação (LO) foram analisadas em uma única etapa.

A conclusão da análise do processo de licenciamento do loteamento da nova Bento Rodrigues só pôde se dar em tão curto espaço de tempo graças ao empenho da equipe da Semad. Analistas e gestores ambientais anteciparam às análises de estudos preliminares apresentados ao longo dos anos de 2017 e 2018, à medida que os documentos iam sendo apresentados pela Fundação Renova que, paralelamente, buscava solução para o desmembramento do registro do imóvel. As vistorias também foram feitas em caráter prioritário, tudo a fim de concluir a análise de forma célere, sem perder a qualidade técnica.

Para o presidente da Associação de Moradores de Bento Rodrigues, José do Nascimento de Jesus, conhecido como sr. Zezinho, de 72 anos, a liberação da licença trás alívio à população e renova as esperanças de resgate de uma vida digna. “Estou muito feliz e tiramos um peso do coração, porque já faz dois anos e meio que estamos na luta para que isso acontecesse. Sabemos do empenho de todos os órgãos envolvidos aqui hoje e isso para nós é motivo de muito orgulho, de muita satisfação. Queremos que a Nova Bento seja construída dentro da Lei, sabemos que é difícil, mas não é impossível, o difícil foi sair daquele dia com vida, mas Deus existe e ele estava com a gente e agora vamos batalhar para que as obras saiam o mais rápido possível”, disse.

Ele agradeceu o empenho da Samarco e a rapidez da concessão licença pela Semad e frisou que a expectativa da comunidade é grande. “Estamos doidos para ir para nosso canto, não gostamos de cidade e queremos nossa roça pra criar nossas galinhas, colher nossos ovos, nossas verduras. Sabemos que vai demorar um pouco, mas com fé em Deus vamos chegar lá”, frisou.

A nova Bento Rodrigues

A área licenciada, conhecida como Lavoura, fica no município de Mariana e tem 98,4 hectares que se distribuem em lotes, áreas verdes, equipamentos urbanos (como ruas) e áreas institucionais. Com a concessão da licença, a Fundação Renova pode dar início ao processo de loteamento completo que prevê a instalação de estrutura de água, esgoto, destinação de resíduos sólidos urbanos e, principalmente, a manutenção da relação de vizinhança entre as pessoas que foram atingidas pelo acidente.

De acordo com o diretor presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, as obras do canteiro de obras já estão em curso e isso é muito importante para que o adiantamento do trabalho de infraestrutura seja feito. “Com a licença para as obras liberadas fica faltando somente a parte do planejamento urbanístico e esperamos que até a próxima semana isso também esteja resolvido. A empresa que realizará as obras já está contratada e a estimativa é que cerca de 1.000 pessoas sejam contratada nesse primeiro momento”, afirmou.

De acordo com o presidente, a previsão para finalização de todas as obras é de 20 a 22 meses a partir da concessão da licença. “Essa é a estimativa para entregar todo o Bento: as escolas, a igreja e as casas. As primeiras residências já começam a ser construídas, mas a comunidade quer que a entrega seja feita de uma só vez e essa é nossa expectativa”, ressaltou.

Últimas Notícias

Parque Praça JK recebe evento gratuito com mastologistas e serviços voltado ao combate do câncer de mama

BH recebe o evento gratuito, entre 19 e 21 de outubro, no Parque Praça JK, com programação que inclui atividades lúdicas com experiência em realidade virtual

Na próxima sexta-feira, Belo Horizonte recebe as atividades do Instituto Avon para o Outubro Rosa. Há 15 anos atuando no Brasil, o Instituto acredita que nenhuma mulher deve ser deixada no escuro quando o assunto é o câncer de mama. Por isso, este ano, o esperado evento Giro Pela Vida ganhou as estradas do país em uma carreta temática que estacionou nas capitais: São Paulo, Salvador e, por fim, Belo Horizonte. Entre as novidades estão atividades informativas e educacionais, que contarão com a modernidade da experiência em realidade virtual, pontos de apoio para tirar dúvidas sobre o câncer de mama, além de exame clínico das mamas, com médicos mastologistas e encaminhamento para exames complementares.

6º Giro Pela Vida no Parque Praça JK

Nos dias 19, 20 e 21, a capital mineira, recebe a programação especial de Outubro Rosa, do Instituto Avon. As atividades reúnem experiência, informação e prevenção com a carreta educativa que contará com óculos especiais de realidade virtual conduzindo o participante pela história do movimento do Outubro Rosa.

O evento conta ainda com profissionais na Tenda Mitos e Verdades para rodadas de conversa sobre a doença, onde o público terá a oportunidade de tirar dúvidas sobre hábitos saudáveis, tipos de tratamento, sinais e como agir diante do diagnóstico positivo.

Além disso, em outra tenda, mastologistas estarão disponíveis para realizar o exame clínico das mama, em mulheres acima dos 40 anos. Durante a consulta, além do exame, os médicos também vão esclarecer dúvidas e encaminhar à mamografia nos hospitais parceiros do SUS.

Para serem atendidas as mulheres precisam atender ao seguintes critérios:

Ser mulher e ter 40 anos ou mais;

Apresentar cartão do SUS, documento com foto e comprovante de residência atual (menos de 60 dias);

Importante: outros exames não serão avaliados, os especialistas realizarão exclusivamente o exame clínico das mamas;

Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada e por meio de distribuição de senhas, das 8h da manhã às 19h. Será respeitada a ordem de chegada. As vagas são limitadas;

Pedidos de exames complementares serão direcionados para a rede de saúde.

Serviço

Giro Pela Vida:
Belo Horizonte – Parque Praça JK
Dias 19, 20 e 21 de outubro
Horários:
19/10 – Das 13h às 19h
20 e 21/10 – Das 8h às 19h

Continua lendo

Últimas Notícias

Seis pessoas morrem em grave acidente na BR-381, em São Gonçalo do Rio Abaixo

Uma carreta e uma van bateram de frente; nove pessoas ficaram feridas

Um grave acidente matou seis pessoas e deixou nove ficaram feridas nesta segunda-feira, 15, na BR-381, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas Gerais, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segunda a PRF, uma carreta e uma van bateram de frente no km 388, perto da ponte do Rio Una. A carreta foi parar em um barranco.

aguarde para mais informações

Continua lendo

Últimas Notícias

Prefeitura de Belo Horizonte vai distribuir apitos para mulheres denunciar assédio no transporte público

Dez mil unidades vão ser distribuídos para que mulheres denunciem quando sofrerem assédio

Foto: Divulgação/PBH

A Guarda Municipal de Belo Horizonte anunciou uma campanha educativa para sensibilizar a população sobre o crime de importunação sexual no transporte público. A Prefeitura de Belo Horizonte comprou dez mil apitos que vão ser distribuídos para que mulheres denunciem quando sofrerem assédio.

O aumento dos casos de assédio verificado a partir de relatos feitos por mulheres usuárias do transporte público, nos últimos meses, motivou a iniciativa por parte da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP).

O secretário Genilson Zeferino assinala que as ocorrências se concentram em determinadas linhas de ônibus e horários do metrô. A campanha educativa será iniciada nestes locais e períodos, para depois serem ampliadas ao transporte público em geral

A preocupante constatação de que a maioria das vítimas alegava não ter denunciado os abusadores e, portanto, não levaram o caso ao conhecimento da polícia, levou o grupo a ter a ideia de adotar a distribuição de apitos como um ato simbólico contra o silêncio, neste lançamento dos trabalhos.

Para isso foram adquiridos dez mil apitos, para que as mulheres façam uso dele no momento em que sofrerem o assédio. Será uma espécie de alerta para que as demais pessoas presentes observem o que está ocorrendo e também para que o próprio motorista, no caso dos ônibus, pare o veículo e busque se informar sobre o fato.

Continua lendo