fbpx
Redes Sociais

Últimas de Variedade

Exposição na UFMG traz releitura de Portinari e Drummond sobre Dom Quixote

A mostra traz 21 desenhos, entre originais e reproduções, do artista modernista brasileiro Cândido Portinari.

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Leo Rodrigues – Correspondente da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou na noite de ontem (8) a exposição Dom Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes, obras dos três gênios reunidas em um só local. A mostra traz 21 desenhos, entre originais e reproduções, do artista modernista brasileiro Cândido Portinari. Ele retrata a trajetória do fidalgo Dom Quixote de La Mancha, personagem mais famoso da obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Para cada desenho, Carlos Drummond de Andrade dedicou uma glosa poética, que também é apresentada na exposição.

A mostra ficará no saguão do prédio da reitoria da UFMG até o dia 30 de novembro e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Ela marca também os 400 anos da morte de Miguel de Cervantes. O escritor espanhol é apontado como um dos mais importantes nomes da história da literatura mundial. Sua principal obra, Dom Quixote de La Mancha, é considerada precursora do romance moderno.

A iniciativa se viabilizou a partir de uma doação. O professor aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), José Carlos Sebe Bom Meihy, entregou à UFMG um exemplar raro da publicação Dom Quixote: Cervantes, Portinari, Drummond. A obra, impressa em 1978 no Rio de Janeiro pela editora Fontana, contou com apenas mil exemplares. Cinquenta deles foram assinados por Drummond, entre os quais o que foi doado pelo professor da USP.

“Foi um presente de casamento da minha mulher, então também tem uma carga afetiva muito grande. Mas eu sempre achei que não era justo represar na minha casa um material tão importante. São desenhos maravilhosos, com predomínio do amarelo, o que é uma raridade para quem trabalha com lápis de cor”, diz José Carlos.

A obra traz os 21 desenhos de Portinari em tamanho original e as respectivas glosas poéticas de Drummond. “É o olhar do artista sobre o olhar do artista. E é uma exposição importante neste momento, porque são artistas que acreditam na utopia e no poder transformador da boa vontade. A proposta de Dom Quixote era justamente de fazer o bem. Num cenário de caos como este pelo qual passa o Brasil, é inspirador”, diz Fabrício Fernandino, curador da exposição e professor da Escola de Belas Artes da UFMG.

Fabrício conta que, no fim de sua vida, Portinari estava intoxicado com metais pesados presentes nas tintas, como chumbo, cádmio e prata. “A morte dele vai ocorrer inclusive em consequência disso. Proibido pelos médicos de pintar e angustiado para criar novas obras, ele começa a desenhar. Daí surgem as ilustrações em lápis de cor sobre a história de Dom Quixote. O trabalho fica em seu poder até ele falecer, quando seu filho vende a uma editora para publicação”, explica. Portinari morreu em 1962, deixando obras que estão expostas em diversos museus de destaque no Brasil e no mundo. A sede da ONU, em Nova York (Estados Unidos), abriga os famosos painéis Guerra e Paz.

A mostra da UFMG apresenta ainda a história de Dom Quixote por meio de dois trabalhos: uma projeção de gravuras do francês Gustave Doré, ilustrador de uma edição do livro de Miguel de Cervantes, e esculturas de José Amâncio de Carvalho, professor aposentado da Escola de Belas Artes da UFMG. Também estão expostas obras que compõem a coleção de raridades da UFMG associadas ao escritor espanhol e são exibidos documentários sobre Portinari e Drummond.

Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em noticias.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.

Notícias

Documentário conta a história do Santuário do Caraça e registra os 200 anos de atuação da Congregação da Missão no Brasil

• atualizado em 28/05/2020 às 18:17

Disponível no YouTube, obra audiovisual apresenta depoimentos e informações que ajudam a contar a história de um dos principais destinos turísticos do país e da entidade que ajuda pessoas em todo o mundo

Com a vocação e o intuito de ajudar quem mais precisa, a Congregação da Missão celebra 200 anos de existência no país. Para comemorar, seria realizado um simpósio no Santuário do Caraça, instituição que é administrada pela entidade, mas devido ao fato de as comemorações presenciais não serem possíveis por causa das restrições em virtude da pandemia do novo Coronavírus, foi lançado um documentário que registra a história e o propósito da instituição.

A Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo, está presente no mundo inteiro. A iniciativa foi criada para a evangelização dos pobres, formação do clero e dos leigos. A obra audiovisual mostra como é organizada internamente da Província Brasileira da Congregação da Missão e a sua atuação no território brasileiro.

Para assistir o documentário, acesse o vídeo no canal Lazaristas Brasil, no YouTube:

Ficha técnica:

Documentário comemorativo sobre bicentenário da presença dos padres e irmãos Lazaristas (Vicentinos) no Brasil.

Uma realização da Província Brasileira da Congregação da Missão.

Departamento de Comunicação da PBCM – Ir. Adriano Ferreira e Sacha Leite

Entrevistados: Padre Eli Chaves | Padre Lauro Palú | Padre Getúlio Grossi | Padre Geraldo Mól Santos | Padre Agnaldo Aparecido de Paula | Padre Denílson Matias | Padre Emanoel Bedê | Marcos Ferreira | Antônia Barbosa | Danielle Alves | Luis Gaui | Dona Elza | Patrícia Oliveira Silva

Equipe Técnica: Direção: Guilherme Pedreiro | Produção: Bruno Souza | Roteiro: Guilherme Pedreiro e Lucas Lanza | Câmera: Bruno Conde | Drone: Diogo Baía | Som Direto: Rafael Oliveira | Desenho e Tratamento de Som: Fabiano Fonseca | Finalização de Som: Pedro Jácome | Montagem: Guilherme Pedreiro e Guilherme Rocco.

Materiais para a imprensa:

Caso precise fazer o download para extrair imagens de divulgação, o arquivo pode ser encontrado neste link: https://1drv.ms/u/s!AgIV_WB-zBrcgYIrr4Wb-Q5zVrqubA?e=0kzusa.

Link para download de fotos do Santuário do Caraça: https://1drv.ms/u/s!AgIV_WB-zBrcxnrFtcnr33YUcWTO?e=YqaTrg

Continuar lendo

Últimas de Variedade

Mãe sugar baby fatura 20 mil libras em um ano

• atualizado em 20/05/2020 às 20:06

Uma mãe faturou 20.000 libras em um ano cobrando homens para namorar com ela – além de ser mimada compras e uma Range Rover, foi o que apurou o site de relacionamentos Meu Rubi.

Samantha, 45 anos, que vive em Londres, ganha entre mil e mil e quinhentos mil dólares por mês com os quatro homens com quem está namorando – que conheceu no Buscando Arranjo, um site sobre bebês com açúcar. A mãe de dois também recebeu uma nova Range Rover

A professora de Pilates, que trabalha em meio período, originária de Perth, na Austrália, está solteira há três anos – desde que se separou do pai de seus filhos, que têm 24 e 18 anos.

Ela se tornou ativa na busca de sugar daddies há dois anos – depois de se mudar para Londres do interior – e já depositou milhares em bancos.

Ela disse: “A maioria dos 15 homens que namorei trabalha em finanças e têm entre 36 e 60 anos. Eles são ricos, alguns deles são milionários”.

Além de seu subsídio mensal, Samantha recebeu um fim de semana em Paris, hotéis chiques de Mayfair, jantares chiques de Londres e lojas de grife.

Ela disse: “Meu encontro mais memorável foi uma viagem a Paris e um passeio de barco ao longo do rio Sena – foi o nosso quarto encontro.

“Fomos para o fim de semana, foi tão bonito. Foi para coincidir com uma de suas viagens de negócios, então voamos em classe executiva.”

“Tive alguns jantares incríveis e fabulosos nos restaurantes Gordon Ramsay, guloseimas em hotéis em Mayfair e viagens de compras. Ganhei uma Range Rover. Eu não perguntei quanto custa, isso seria indelicado.

“Fui levada a lugares como a Dior, para uma bolsa e óculos de sol, mas também para lojas de rua.

Um novo Range Rover custa entre £ 31.600 e £ 83.600 – dependendo do modelo.

“Não preciso de muitos presentes, não sou tão materialista, prefiro receber um subsídio para ajudar nas minhas despesas de subsistência.

“Isso é muito mais importante, é menos superficial. Recebo de 1.000 a 2.000 libras por mês. Depende de quanto eu preciso, não é um valor definido.

“Eu ganhei cerca de 20.000 libras no total, que uso principalmente para alugar no meu apartamento e comida com uma cama. Custa uma fortuna morar em Londres”.

Continuar lendo

Últimas de Variedade

Garotas de programa revelam algumas das estranhas solicitações que recebem por parte dos homens

• atualizado em 11/04/2020 às 11:04

As garotas de programa são mulheres dedicadas a acompanhar clientes em diferentes eventos em troca de uma remuneração. Normalmente, a pessoa que contrata esses serviços deseja chegar acompanhado a uma festa ou reunião de trabalho por uma mulher atraente que possua um nível superior de estudos. 

Essas acompanhantes podem trabalhar em agências de acompanhantes ou gerenciar sua própria cartela de clientes. As empresas dedicadas a este negócio costumam funcionar por comissão, algo que não acontece no caso das trabalhadoras independentes, que ficam com 100% do pagamento.

Por vezes, a única coisa que os clientes buscam é encontrar a melhor companhia possível para mostrar um bom gosto. Outras vezes, contudo, solicitam serviços um tanto quanto especiais, que muitas acompanhantes revelaram ao longo de sua carreira profissional. Você quer conhecer as solicitações mais insólitas?  

Serviços sexuais de todos os tipos

Em portais como Mileroticos, empresários ou homens de negócio costumam ser acompanhados de  garotas, o que não significa que seu serviço se resuma ao sexo. Nem sempre acontece, mas é possível prestar-se a isso, sempre e quando existir consentimento e faça parte do contrato.

Nesses casos, as garotas de programa agem como uma trabalhadora sexual, mas não se encontram tão visíveis como as mulheres que trabalham nas ruas ou num bordel. Para falar a verdade, o seu trabalho habitual não é esse, e por isso não precisam de um lugar permanente para desempenhar o seu trabalho como trabalhadora sexual.

As acompanhantes acompanham seus clientes em casamentos, jantares ou eventos sociais, mas em muitos casos podem ser contratadas para ter um encontro sexual posterior. De fato, alguns serviços que os clientes incluem estão relacionados diretamente com a estimulação sexual. O objetivo é chegar ao orgasmo, mesmo que não exista o coito. Deste modo, alguns homens solicitam masturbações, ainda que outros possam optar pelo uso de brinquedos sexuais

Farsas de tipo social

Alguns clientes só querem impressionar seus colegas de trabalho, amigos ou concorrentes profissionais. Para fazer isso, procuram ter encontros com mulheres com um corpo imponente, chegando a afirmar que são suas namoradas ou esposas

Este tipo de situação pode acontecer em atos sociais organizados pelo escritório ou inclusive em reuniões de antigos alunos, onde existam reencontros com colegas do colégio ou universidade. 

Os clientes que contratam esses serviços costumam contatar agências para explicar o que querem de forma bem transparente. A sua ideia é que essas empresas cuidem de tudo e encontrem a mulher perfeita que buscam. 

O mais curioso é que alguns deles têm encontros com a garota em questão para garantir que efetivamente cumpra os requisitos. Desse modo, podem avaliar sua forma de agir e falar, se tem uma educação refinada, seu nível de inteligência e, como não, sua presença e forma de se vestir. 

 

Continuar lendo