O mineiro Sebastião Salgado, considerado um dos fotógrafos mais importantes do mundo, morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não governamental fundada por ele.
Após a confirmação da morte, diversos políticos usaram as redes sociais para prestar homenagens e lamentar o falecimento do fotógrafo.
O atual ministro da Fazenda e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, publicou a seguinte mensagem no X (antigo Twitter):
“Eu perdi um amigo. O Brasil perdeu um dos maiores expoentes da fotografia mundial. A morte de Sebastião Salgado deixa uma lacuna irreparável no jornalismo brasileiro. Descanse em paz, companheiro.”
Eu perdi um amigo. O Brasil perdeu um dos maiores expoentes da fotografia mundial. A morte de Sebastião Salgado deixa uma lacuna irreparável no jornalismo brasileiro.
Descanse em paz, companheiro.
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/wfXgawR4vY— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) May 23, 2025
O deputado federal por Minas Gerais, Rogério Correia, também homenageou o fotógrafo:
“Hoje nos despedimos do grande mestre da fotografia, Sebastião Salgado. Ele nos mostrou que a arte pode ser um ato de amor e resistência. Suas lentes captaram as dores e as belezas do mundo. Dedicou sua vida a fotografar a nossa rica diversidade cultural e ambiental, nossos trabalhadores e os olhares sinceros da nossa gente. Seu legado seguirá inspirando gerações.”
Hoje nos despedimos do grande mestre da fotografia, Sebastião Salgado. Ele nos mostrou que a arte pode ser um ato de amor e resistência e suas lentes captaram as dores e as belezas do mundo. Dedicou sua vida a fotografar a nossa rica diversidade cultural e ambiental, nossos… pic.twitter.com/tySsGX0J2O
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) May 23, 2025
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, deixou suas condolências aos familiares:
“Com suas lentes, Sebastião Salgado nos revelou as belezas e as injustiças do mundo, congeladas em seus registros fotográficos. Uma celebração da vida e da natureza, e um chamado à ação consciente, em prol de um mundo mais inclusivo e sustentável. Neste momento de dor, transmito meus sentimentos e orações aos familiares e amigos desse grande brasileiro, cujo trabalho seguirá nos inspirando.”
Com suas lentes, Sebastião Salgado nos revelou as belezas e injustiças do mundo, congeladas em seus registros fotográficos. Uma celebração da vida e da natureza e um chamado à ação consciente, em prol de um mundo inclusivo e sustentável. Neste momento de dor, transmito meus… pic.twitter.com/lnGzqwBumi
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) May 23, 2025
Em nota, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Sebastião, confira:
Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira.
Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade.
Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração.
Por isso mesmo, sua obra continuará sendo um clamor pela solidariedade. E o lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade. Aos seus amigos e familiares, deixo meu forte abraço.
Quem foi Sebastião Salgado
Sebastião Salgado nasceu em Aimorés, no interior de Minas Gerais, em 1944. Formado em economia, descobriu sua verdadeira vocação na fotografia documental, onde se destacou internacionalmente. Ficou conhecido por projetos impactantes como Trabalhadores, Êxodos e os registros icônicos da Serra Pelada, nos anos 1980. Ao longo da carreira, percorreu mais de 120 países.
Em 2024, anunciou sua aposentadoria do trabalho de campo. Em entrevista ao jornal The Guardian, revelou que seu corpo já sentia “os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores”. Na mesma entrevista, declarou:
“Sei que não viverei muito mais. Mas não quero viver muito mais. Já vivi tanto e vi tantas coisas.”
Matéria em atualização.
VEJA MAIS: Morre Sebastião Salgado aos 81 anos
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.