O fotógrafo Sebastião Salgado, reconhecido mundialmente por seus registros, morreu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos em Paris. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização fundada por ele e sua esposa, Lélia Wanick Salgado, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, afirmou o Instituto Terra.
Quem foi Sebastião Salgado
Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944, Sebastião Salgado formou-se em economia, mas foi na fotografia documental que encontrou sua verdadeira vocação, tornando-se um dos mais importantes fotógrafos do mundo. Sua obra é marcada por projetos de grande impacto social e ambiental, como as séries “Êxodos”, “Trabalhadores”, “Gênesis” e “Terra”, que ganharam repercussão internacional.
Ao lado de sua esposa, Lélia, Sebastião Salgado fundou o Instituto Terra, uma das maiores iniciativas de reflorestamento e recuperação ambiental do Brasil. A organização é responsável por restaurar milhares de hectares de Mata Atlântica na região do Vale do Rio Doce, um exemplo global de recuperação ambiental e desenvolvimento sustentável.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.