O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), a Operação Flor de Maio, voltada ao enfrentamento de crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão: dois em Belo Horizonte, um em Contagem e outro em Ribeirão das Neves. A operação conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil e da Corregedoria da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, esta última envolvida devido à função pública exercida por um dos investigados.
A ação tem como objetivo apreender dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova relacionados ao armazenamento e compartilhamento de material de pornografia infantojuvenil. Os mandados foram expedidos com base em investigação conduzida pelo Gaeciber, que identificou indícios dos crimes praticados.
Simbolismo da operação
O nome “Flor de Maio“ remete à planta que floresce neste período do ano e simboliza renovação e proteção, em alusão ao Maio Laranja mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha foi instituída pelas Leis Federais nº 9.970/2000 e nº 14.432/2022, em memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, criança que desapareceu e foi assassinada em 18 de maio de 1973.
O Gaeciber reforça seu compromisso com a proteção da infância e o combate rigoroso aos crimes cibernéticos, especialmente os relacionados à exploração sexual infantojuvenil.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.