Um homem, de 43 anos, foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado por atropelar e matar uma pessoa, além de ferir outras 19 durante um desfile de bloco de carnaval em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas, na noite de 9 de fevereiro deste ano. A sentença foi proferida pelo Tribunal do Júri de Santa Bárbara.
O crime ocorreu durante o desfile do bloco de carnaval, na Avenida Central, no bairro Fonte do Mato. Segundo a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o acusado, que participava do bloco e havia consumido bebida alcoólica, deliberadamente direcionou seu veículo contra os foliões, atingindo inclusive crianças e adolescentes.
As investigações apontaram que o condutor assumiu o risco de matar ao atropelar as pessoas, impossibilitando qualquer reação por parte das vítimas. Após o ocorrido, houve grande tumulto no local, com foliões tentando linchar o motorista. A Polícia Militar precisou intervir para controlar a situação, prestar socorro às vítimas e confirmar o estado de embriaguez do acusado.
O promotor de Justiça Lucas Bacelette Otto Quaresma atuou no júri e conseguiu a condenação por homicídio doloso e 19 tentativas de homicídio. A acusação considerou que os crimes foram cometidos mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas, uma vez que o atropelamento ocorreu durante um evento festivo, onde as pessoas estavam desprevenidas.
A sentença foi recebida com pesar pelas famílias das vítimas e como um alerta para a importância da responsabilidade no trânsito. O caso serve como um lembrete dos perigos da combinação de álcool e direção, e reforça a necessidade de punições mais severas para condutores que colocam a vida de outras pessoas em risco.