Um adolescente, de 15 anos, foi resgatado após passar a noite dormindo em carrinho de supermercado na Avenida Babita Camargos, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi encontrado em situação de rua na manhã desta quarta-feira (21).
Segundo a Polícia Militar (PM), o rapaz não possuía documento de identificação. O irmão dele, de 16 anos, foi encontrado na Vila Samag, na Região Industrial. Os dois estavam na rua com apenas um coberto.
Conforme a Defesa Civil, a temperatura mínima foi de 10 °C na Região Metropolitana. A sensação termina registrada foi de -0,4 °C, entre 04 e 05h.
Os dois adolescentes foram encaminhada para o conselho tutelar do município. O órgão disse tentou contato com os pais, por meio do endereço e telefones registrados, em 2019, na unidade, quando a família foi atendida devido à situação de vulnerabilidade social. “Durante o período de acolhimento no abrigo, foi constatado que a mãe não cuidava das crianças”, afirmou o Conselho Tutelar.
O que diz a Prefeitura de Contagem
A Prefeitura de Contagem informa que os dois adolescentes chegaram ao Conselho Tutelar do bairro Industrial, nesta quarta-feira (21/6), levados pela Polícia Militar.
Segundo informações do CT Industrial, os adolescentes aproveitaram o momento em que uma pessoa, que estava em atendimento no conselho, saia do local, usaram de violência contra a mesma, empurrando-a. Dessa forma, eles evadiram do local antes do conselheiro finalizar o atendimento.
A Prefeitura esclarece que o CT Industrial já estava providenciando a remoção dos adolescentes para algum abrigo específico para jovens.
O Conselho Tutelar tentou contato com os pais, por meio do endereço e telefones registrados, em 2019, na unidade, quando a família foi atendida devido à situação de vulnerabilidade social. Na época, a família chegou ao Abrigo Bela Vista trazidos pelo Conselho Tutelar do município de Esmeraldas, após conflito com o tráfico da região. A família – pais e quatro filhos – deu entrada no abrigo no dia 11/04/2019.
Durante o período de acolhimento no abrigo, foi constatado que a mãe não cuidava das crianças. O Conselho Tutelar foi acionado na época para intervir, a fim de que os pais se comprometessem com os cuidados dos filhos. Um dia após o acolhimento, o marido foi embora do abrigo e no dia 12/04, no fim do dia, a mãe também deixou o local, levando as crianças, dizendo que as entregaria para o pai. Não retornando, nem mesmo para buscar seus pertences.
Diante disso, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania vai acionar os serviços de assistência social do município para tentar localizar os adolescentes e seus responsáveis e ofertar o acolhimento e auxílio necessários.
O telefone para solicitar o Serviço de Abordagem da Prefeitura é 31 98105-4259.
Comentários
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.