Há mais de 100 tipos de reumatismo que podem atingir diversas áreas do nosso corpo. Muitas dessas doenças têm sintomas muito parecidos, de forma que somente um especialista pode fazer o diagnóstico correto.
Em todo caso, é importante conhecer as principais variações desse tipo de enfermidade para saber quando procurar ajuda médica. Neste texto, apresentamos 7 doenças classificadas como reumatismo, incluindo seus sintomas e formas de tratamento. Acompanhe!
O que é reumatismo?
O reumatismo não é uma palavra para definir uma doença em si, mas sim um conjunto delas. O termo é usado de forma genérica para se referir a enfermidades que têm como principal consequência dores nas articulações, músculos e tendões.
Mas o reumatismo também atinge outros órgãos, como coração, rins e pele. Nem mesmo os sistemas digestivos e respiratórios estão livres dos sintomas.
Quais os tipos de reumatismo mais conhecidos?
Há vários tipos de reumatismo, e o profissional que faz o diagnóstico e tratamento dessas enfermidades é o reumatologista.
Artrite
A artrite é uma doença inflamatória que afeta as articulações. Ela pode causar dor, inchaço e limitações de movimento. Existem vários tipos de artrite, incluindo osteoartrite, artrite reumatoide e artrite psoriática.
Os tratamentos incluem fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e medicação específica para cada tipo da doença. Em casos mais graves pode ser necessária uma cirurgia.
Os médicos também recomendam mudanças no estilo de vida, como perda de peso, prática regular de exercícios físicos e alimentação saudável.
Artrose
A artrose é um tipo de artrite degenerativa que afeta as articulações. Ela é causada pela deterioração das cartilagens que revestem essas estruturas. Seus sintomas são similares a outros tipos de reumatismo:
- Dor;
- Inchaço;
- Movimentação limitada.
O tratamento para artrose inclui diversas abordagens, como:
- Fisioterapia;
- Medicação para aliviar a dor e inflamação;
- Injeções de esteroides ou líquido sinovial nas articulações;
- Uso de dispositivos ortopédicos;
- Cirurgias para os casos mais graves;
- Alterações no estilo de vida.
A fibromialgia: também na lista dos tipos de reumatismo mais comuns
Dentre os tipos mais incômodos de reumatismo temos a fibromialgia. Essa síndrome tem como principal característica dores intensas que se espalham por todo o corpo, principalmente nos músculos.
As causas do problema ainda são desconhecidas, mas estudos indicam que o cérebro dos pacientes com a doença interpreta a dor de forma mais intensa.
Os sintomas mais comuns são:
- Dores persistentes em várias partes do corpo;
- Rigidez muscular, o que acaba atrapalhando até mesmo atividades comuns;
- Desenvolvimento de problemas emocionais, como ansiedade e depressão;
- Problemas para dormir.
Infelizmente não há um tratamento definitivo para a fibromialgia e os médicos costumam receitar medicamentos para controlar a dor, além da adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Outro aspecto que atrapalha a vida do paciente é o preconceito em torno da doença. Pois, as dores generalizadas e sem causa aparente costumam não receber créditos das pessoas ao redor.
Gota
A gota é um dos tipos de reumatismo raríssimos em mulheres, com a quase totalidade dos casos ocorrendo em homens. Ela é caracterizada por ataques dolorosos e inflamatórios nas articulações, especialmente nos dedos dos pés e das mãos.
A causa da gota é o acúmulo de ácido úrico no sangue, que pode formar cristais nas articulações.
Já o tratamento inclui medicamentos para reduzir a quantidade desse ácido, aliviar a dor e inflamação e prevenir complicações.
Uma das medidas mais importantes para tratar a doença é a mudança de estilo de vida, como o controle do peso, evitar o consumo excessivo de álcool e alimentos ricos em purinas, tais como carne vermelha e frutos do mar.
A fisioterapia também pode ser utilizada para fortalecer as articulações afetadas e melhorar a flexibilidade.
Lúpus
Lúpus é uma doença autoimune. Isso quer dizer que o sistema de defesa do corpo, que tem a missão de se voltar contra invasores, como vírus e bactérias, começa a produzir anticorpos que atacam estruturas do próprio organismo.
A ocorrência da enfermidade é maior entre mulheres dos 20 aos 40 anos e os sintomas variam de acordo com o caso. Às vezes eles surgem de forma leve e em outras aparecem repentinamente de forma agressiva.
A doença pode provocar manchas na pele e até problemas nos rins. De forma geral, os sinais principais são:
- Ferimentos e manchas na pele;
- Dor de cabeça;
- Febre;
- Dor nas articulações;
- Fadiga;
- Ressecamento dos olhos.
Os tratamentos dependem do caso, mas incluem medicamentos para os sintomas mais leves. Em situações mais graves pode ser necessário internar o paciente para receber medicação intravenosa.
Osteoporose: um dos tipos de reumatismo mais recorrentes
A osteoporose está entre os tipos de reumatismo mais comuns e é caracterizada pela perda de massa óssea. Essas estruturas tão importantes para a sustentação do corpo se tornam porosas e frágeis, podendo ocorrer fraturas até em pequenos impactos.
As causas da doença estão associadas a uma menor fixação de cálcio e outros minerais nos ossos. Quando há suspeitas da doença, o reumatologista pode pedir o exame de densitometria óssea para confirmar o diagnóstico.
Infelizmente, o dano causado pela osteoporose é praticamente irreversível, mas os pacientes devem suplementar vitamina D e cálcio para diminuir a perda óssea, além de fazer adaptações no seu dia a dia a fim de evitar quedas.
Tendinite
A tendinite é uma inflamação em um tendão causada geralmente por esforços repetitivos. Então, alguém que realiza uma mesma atividade por horas, sem fazer pausas ou alongamentos e em uma posição inadequada, pode sofrer com esse tipo de inflamação.
A tendinite ocorre em qualquer tendão do corpo e seus sintomas principais são dor, inchaço e dificuldades para fazer força e até movimentar a região.
A fase inicial do tratamento inclui o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para combater a dor. Já a aplicação de gelo é importante para diminuir o inchaço.
Mesmo após a melhora dos sintomas, é importante a realização de fisioterapia para fortalecer a região.
O paciente também deve melhorar a sua postura e fazer pausas e alongamentos durante trabalhos repetitivos.
Como confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento?
Ao sentir qualquer um dos sintomas, o reumatologista deve ser procurado imediatamente. Como existe mais de uma centena de tipos de reumatismo, somente o especialista pode fazer a análise e pedir os exames necessários para o diagnóstico correto.
A partir daí, o tratamento será receitado de acordo com o tipo da doença, a área atingida, os sintomas apresentados e outras condições particulares de cada paciente.
O Dr. Marcelo Corrêa é Médico Reumatologista, formado pela Universidade Federal do Pará, com residência em Clínica Médica pela UNITAU (Universidade de Taubaté) e especialização em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina). É mestre em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo, além de ex-professor do curso de medicina do Centro Universitário UNIFAMAZ. E atende por telemedicina.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.