O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.
Seguir

Grande Final do duelo de MCs Nacional reúne 32 MCs em BH

Maior encontro da cultura Hip Hop do Brasil será transmitido ao vivo no dia 21 de novembro
Grande Final do duelo de MCs Nacional reúne 32 MCs em BH – Foto: Divulgação

No dia 21 de novembro de 2021, quase um ano após o esperado, o público finalmente saberá quem vai levar o título de campeã ou de campeão do Duelo de MCs Nacional 2020. 32 MCs, classificades nas seletivas estaduais e na repescagem ao longo do ano passado, sobem ao palco em Belo Horizonte para disputar a final da maior batalha de rimas improvisadas do Brasil. A competição será realizada sem a presença de público e transmitida ao vivo, a partir das 15h, pela TwitchTV da Família de Rua.

Um time de peso vai marcar presença na transmissão: as apresentações musicais ficam por conta de Iza Sabino (MG) e Dudu MC (ES). Quem comanda as pickups é o DJ LB (MG). Mantendo a tradição, Douglas Din (MG) será o mestre de cerimônia da edição. Clara Lima (MG) e Tiago Red (SP) serão jurades junto com o público, que também poderá votar pelo chat da Twitch, ao final das batalhas. E não termina aí: Mamuti (SP) e Winnit (SP) serão responsáveis pelos comentários e a transmissão conta ainda com a irreverência de Markin (MG), que vai atuar como repórter.

Criado pela Família de Rua, o Duelo de MCs Nacional nasceu em 2012 e, desde então, vem escrevendo uma história conduzida por união e respeito, luta e resistência. A grande final é um momento de catarse, de emoção. É a hora de celebrar uma caminhada que é coletiva, que abriga sonhos e paixões e alcança as quebradas do Brasil profundo, transformando vidas e formando uma comunidade. Na 9ª edição da competição, representantes de 25 estados e do Distrito Federal chegam junto para este momento tão esperado.

“O Duelo Nacional é um dos momentos mais importantes do ano para a cena das batalhas de freestyle do país. É o nosso brasileirão! Realizar a grande final agora, reunindo, em BH, 32 MCs de todos os cantos do Brasil, depois de ter que adiar o evento algumas vezes por causa da pandemia, vai ser ainda mais especial”, afirma PDR Valentim, integrante da Família de Rua e um dos idealizadores do Duelo Nacional.

Grande Final do duelo de MCs Nacional reúne 32 MCs em BH - Foto: Divulgação
Grande Final do duelo de MCs Nacional reúne 32 MCs em BH – Foto: Divulgação

Os beats da Final

Em 2021, a Família de Rua lançou o primeiro Concurso de Beats do Duelo de MCs Nacional. O edital vai selecionar 5 beatmakers para compor a trilha sonora das batalhas da competição e receber o prêmio de R$1.500. As Batalhas do Duelo Nacional 2020 serão registradas, lançadas como obras audiovisuais coletivas e as pessoas autoras dos beats serão creditadas como Produtor Musical. A curadoria do concurso tem assinatura de Iza Sabino e DJ Caique, artistas e produtores musicais de notório conhecimento da cena musical da Cultura Hip Hop brasileira.

Duelo Nacional 2020

Realizada ao longo do segundo semestre de 2020, a 9ª edição do Duelo de MCs Nacional foi atípica e não pode ocupar as ruas de centenas de cidades do norte ao sul do país, como faz todos os anos. Mesmo assim, mobilizou diversas organizações, reuniu mais de 1 mil MCs e um enorme público em suas transmissões. O processo teve início com curadorias locais e a votação popular, que contabilizou mais de 200 mil votos no site da competição.

Em seguida, as seletivas contaram com 208 MCs e foram realizadas em estúdios de 25 estados e do Distrito Federal, com estrutura profissional e transmissão ao vivo. Finalmente, o processo de repescagem reuniu 596 competidores em batalhas online, que também foram acompanhadas pelo público do Nacional.

Durante todo o processo, a Família de Rua apresentou o Flow da Rodada, programa com os melhores momentos, entrevistas e comentários sobre o Duelo Nacional. Todas as edições, assim como as batalhas das seletivas estaduais e da repescagem, podem ser vistas no canal da Família de Rua no Youtube.

Rumo ao título

Ao final, 32 MCs se classificaram: Alice Gorete (AL), Alves (DF), Balota (DF), BMC (RR), Clow (PB), CN (AP), Cruel (MS), Dias ((MG), Gomes (DF), Havel (MT), Japa (BA), J.A (ES), J Black (SC), Kadoshi (PI), Kaemy (GO), Kod (MG), Lemes (TO), Mandacaru (CE), Markinho (PA), MC Ezek (MA), Menezes (AC), Mineiro (AM), MT (RJ), Nicolas Walter (RS), Origem MC (RO), Onyx (PR), PH7 (RS), Ryaj (SE), T H (SP), Vinicius ZN (PE), Vitu (PE), WM (SP).

Devido ao agravamento da pandemia, a data da Final de 2020 precisou ser adiada algumas vezes. Mas, ciente da responsabilidade e do compromisso com essa comunidade, a Família de Rua se manteve firme e agora vai realizar a tão aguardada celebração. No dia 21 de novembro, o time de MCs classificades desembarca em Belo Horizonte em busca de um sonho: o título do Duelo de MCs Nacional.

Serviço

GRANDE FINAL DO DUELO DE MCS NACIONAL 2020
Data: 21 de novembro de 2021
Horário: 15h
Local: twitch.tv/familiaderua
Outras informações: www.duelonacional.com.br

Total
20
Shares

Relacionados