O temporal que atingiu Santa Maria de Itabira, na Região Central de Minas, na madrugada deste domingo (21) deixou duas pessoas mortas. A cidade está embaixo da água, com vários bairros ilhados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais são um homem de 39 anos, morreu soterrado no bairro Poção e um mulher (anda não identificada) na Fazenda Oriente. Quatro pessoas ainda estão desaparecidas em um soterramento.
A MG-129, que dá acesso à cidade, tem dois pontos de de interdição. A corporação está usando uma aeronave dos bombeiros de Governador Valadares no transporte de militares de Itabira até o município de Santa Maria de Itabira.
Visita do Governador
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) visitou a cidade informou que um gabinete de crise foi montado para a assistência às vítimas e à população afetada. Equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foram direcionadas aos municípios mais afetados pelas chuvas para prestar auxílio, sendo iniciada a distribuição de donativos, como colchões, kits de higiene e de limpeza.
“Estou em contato diário com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, acompanhando a situação nos municípios afetados pelas fortes chuvas no estado”, afirma o governador Romeu Zema. “Em Santa Maria de Itabira, onde houve um desabamento na manhã deste domingo (21/2), helicópteros do Estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate. Um caminhão com ajuda humanitária, levando colchões e kits de higiene, também já partiu rumo ao município.Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda”, reforça o governador.
Estou em contato diário com @Bombeiros_MG e @defesacivil_mg, acompanhando a situação nos municípios afetados pelas fortes chuvas. Em Santa Maria de Itabira, onde houve um desabamento na manhã de hoje, helicópteros do Estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate.
— Romeu Zema (@RomeuZema) February 21, 2021
A cidade
A cidade de Santa Maria de Itabira está localizada na Região Central de Minas, com cerca de possui 10.857 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Da cidade até a capital mineira, Belo Horizonte, são cerca de 137 quilômetros.