Gerais

4 consequências de não cuidar da saúde da mente

Segundo a Organização Mundial da Saúde, serviços relacionados à saúde mental foram afetados em 93%, em 130 países, desde o início da pandemia. Em contraste, a demanda por suporte psicológico neste período cresceu, muito devido ao período de isolamento e instabilidade que o mundo está vivendo. Porém, há consequências de não cuidar da saúde da mente, e elas logo se mostram a curto prazo.

Na Itália, país que ficou conhecido pelo isolamento reforçado e um dos primeiros países a retratar a tragédia da COVID-19, houve 71 casos de suicídio relacionados ao distanciamento e interrupção de tratamento de saúde, e 46 tentativas. Muitas pessoas tiveram que buscar medidas paliativas para tratar à distância, com teleatendimento de profissionais da saúde psicológica e tratamentos alternativos como a música, dança e a arte.

Se você considera sua saúde mental importante, siga a leitura abaixo para entender um pouco mais sobre ela:

4 consequências de não cuidar da saúde da mente

1. Depressão e ansiedade

Ao contrário do que se acredita, a depressão e a ansiedade são transtornos diferentes, e não necessariamente andam juntos. Enquanto a depressão é um estado de tristeza profunda, letargia e perda da vontade de viver, a ansiedade é o medo do futuro, autocobrança em excesso e sentimento de insuficiência. Ambos podem causar problemas maiores como alteração no apetite, problemas estomacais, palpitações e sensação de falta de ar, desapego à vida e o suicídio. Estes transtornos chegam sem avisar, e se não houver acompanhamento médico para tratá-los, podem ocupar grande parte de sua vida.

2. Dependência química

Por ainda ser um tabu, poucas pessoas buscam tratamento psicológico para tratarem de sua saúde mental. Suas emoções reprimidas podem rapidamente se tornar dependência de álcool e outras drogas como forma de tentar lidar com a sensação de mal estar. Caso perceba descontrole no uso de substâncias químicas, é necessário acompanhamento profissional e reabilitação para lidar com a dependência e com os sentimentos e traumas que originaram o vício. Como informa o site Viver Sem Drogas, a dependência química não é um problema moral, e sim uma doença crônica que surgiu a partir do declínio da saúde da mente, e deve ser tratada como tal. 

Um estudo nacional mostrou que houve aumento no consumo de substâncias químicas viciantes nessa pandemia. Por isso, é importante se cuidar em relação a isso.

3. Alzheimer e demência

A doença de Alzheimer se caracteriza pela degeneração e morte de células cerebrais, causando perda de memória, confusão e privação de funções motoras e sociais. O Alzheimer é o principal causador da demência, que é um conjunto de distúrbios cerebrais que causam desde embaralhamento na mente até, em seu estágio mais grave, perda da habilidade de fala, habilidade intelectual e funções primárias. Infelizmente não há cura para nenhum dos dois distúrbios, porém estudos comprovam que exercitar o raciocínio, expressar suas emoções e cuidar da saúde mental retardam os estágios do Alzheimer.

4. Estresse e Burnout

Em um mundo atarefado como o nosso, estresse muitas vezes é usado como um adjetivo, ou um estado de espírito. Poucos sabem que o estresse é um transtorno mental causado pela sobrecarga emocional do corpo e tem consequências físicas bem sérias. Distúrbio no sono, úlcera, queda de cabelo são os sintomas mais comuns do estresse, mas ele pode causar também alergia na pele, problemas hormonais e Burnout. O Burnout é um transtorno de fadiga crônica, em que o corpo perde a habilidade de se recuperar após o descanso, perde a habilidade de focar e de interagir socialmente a longo prazo. A consequência mais perigosa do estresse é o infarto, portanto lembre-se de tirar um tempo para descansar, se divertir e deixar  as preocupações de lado.

Agora que você conhece algumas das consequências de não cuidar da saúde da mente, pode perceber a importância de viver uma vida com autocuidado e estar sempre em alerta aos sintomas de um emocional instável. Lembre-se de sempre procurar um profissional competente para tratar da sua saúde mental, da mesma forma que se trata de um problema físico.  

Você já conhecia estes transtornos? Ficou faltando algum dado importante? Conte para a gente nos comentários!

 

8078 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Gerais

Polícia apreende vasta quantidade de maconha na região do Barreiro

Drogas foram encontradas em uma residência no bairro Águas Claras
Gerais

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Contagem

Suspeito teria abusado da adolescente em um quarto da casa
Gerais

Polícia cumpre mandados contra empresários e funcionários de mineradora

Polícia apura possíveis irregularidades na contratação de prestadores de serviços e de fornecedores de materiais

Deixe uma resposta