Segundo a Organização Mundial da Saúde, serviços relacionados à saúde mental foram afetados em 93%, em 130 países, desde o início da pandemia. Em contraste, a demanda por suporte psicológico neste período cresceu, muito devido ao período de isolamento e instabilidade que o mundo está vivendo. Porém, há consequências de não cuidar da saúde da mente, e elas logo se mostram a curto prazo.
Na Itália, país que ficou conhecido pelo isolamento reforçado e um dos primeiros países a retratar a tragédia da COVID-19, houve 71 casos de suicídio relacionados ao distanciamento e interrupção de tratamento de saúde, e 46 tentativas. Muitas pessoas tiveram que buscar medidas paliativas para tratar à distância, com teleatendimento de profissionais da saúde psicológica e tratamentos alternativos como a música, dança e a arte.
Se você considera sua saúde mental importante, siga a leitura abaixo para entender um pouco mais sobre ela:
4 consequências de não cuidar da saúde da mente
1. Depressão e ansiedade
Ao contrário do que se acredita, a depressão e a ansiedade são transtornos diferentes, e não necessariamente andam juntos. Enquanto a depressão é um estado de tristeza profunda, letargia e perda da vontade de viver, a ansiedade é o medo do futuro, autocobrança em excesso e sentimento de insuficiência. Ambos podem causar problemas maiores como alteração no apetite, problemas estomacais, palpitações e sensação de falta de ar, desapego à vida e o suicídio. Estes transtornos chegam sem avisar, e se não houver acompanhamento médico para tratá-los, podem ocupar grande parte de sua vida.
2. Dependência química
Por ainda ser um tabu, poucas pessoas buscam tratamento psicológico para tratarem de sua saúde mental. Suas emoções reprimidas podem rapidamente se tornar dependência de álcool e outras drogas como forma de tentar lidar com a sensação de mal estar. Caso perceba descontrole no uso de substâncias químicas, é necessário acompanhamento profissional e reabilitação para lidar com a dependência e com os sentimentos e traumas que originaram o vício. Como informa o site Viver Sem Drogas, a dependência química não é um problema moral, e sim uma doença crônica que surgiu a partir do declínio da saúde da mente, e deve ser tratada como tal.
Um estudo nacional mostrou que houve aumento no consumo de substâncias químicas viciantes nessa pandemia. Por isso, é importante se cuidar em relação a isso.
3. Alzheimer e demência
A doença de Alzheimer se caracteriza pela degeneração e morte de células cerebrais, causando perda de memória, confusão e privação de funções motoras e sociais. O Alzheimer é o principal causador da demência, que é um conjunto de distúrbios cerebrais que causam desde embaralhamento na mente até, em seu estágio mais grave, perda da habilidade de fala, habilidade intelectual e funções primárias. Infelizmente não há cura para nenhum dos dois distúrbios, porém estudos comprovam que exercitar o raciocínio, expressar suas emoções e cuidar da saúde mental retardam os estágios do Alzheimer.
4. Estresse e Burnout
Em um mundo atarefado como o nosso, estresse muitas vezes é usado como um adjetivo, ou um estado de espírito. Poucos sabem que o estresse é um transtorno mental causado pela sobrecarga emocional do corpo e tem consequências físicas bem sérias. Distúrbio no sono, úlcera, queda de cabelo são os sintomas mais comuns do estresse, mas ele pode causar também alergia na pele, problemas hormonais e Burnout. O Burnout é um transtorno de fadiga crônica, em que o corpo perde a habilidade de se recuperar após o descanso, perde a habilidade de focar e de interagir socialmente a longo prazo. A consequência mais perigosa do estresse é o infarto, portanto lembre-se de tirar um tempo para descansar, se divertir e deixar as preocupações de lado.
Agora que você conhece algumas das consequências de não cuidar da saúde da mente, pode perceber a importância de viver uma vida com autocuidado e estar sempre em alerta aos sintomas de um emocional instável. Lembre-se de sempre procurar um profissional competente para tratar da sua saúde mental, da mesma forma que se trata de um problema físico.
Você já conhecia estes transtornos? Ficou faltando algum dado importante? Conte para a gente nos comentários!
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.